0
(0)

Não me preocupo com o título gaúcho, serve para estatísticas, e valia na época em que os times se poupavam na Libertadores para jogar o Regional, coisa que o co-irmão fez recentemente. Que não sigamos seus passos neste ponto.

Assim sendo, sempre vi o Gauchão como laboratório, e o resultado do Inter foi muito ruim em alguns pontos.

Primeiro, os pontos positivos. Trellez não serve, e não temos lateral direito entre os que foram testados, sendo que Bruno José deveria ter tido mais chances. Ao que parece, a direção busca corrigir isso com Fabiano.

Segundo, Dourado não tem substituto entre os escolhidos por Odair; não que defenda ter um substituto, pois acho que sua ausência deveria modificar a forma de atuar taticamente, mas Odair é muito medroso para isso.

Terceiro, acredito que estamos bem de zagueiros, mesmo sem manter o nível, Roberto e Emerson Santos podem ser substitutos, ainda que preferencialmente joguem com um dos titulares.

O ponto negativo principal é que temos raros pontos positivos. O medo de Odair, infelizmente, não encorpou Nonato, Sarrafiore, Pedro Lucas, Ramon, Heitor e o próprio Bruno José. Nonato foi rebaixado após a expulsão, Sarrafiore, pelo que noticiam, só vai a campo em situações inexplicáveis, Pedro Lucas foi rebaixado por um improvisado Sobis, em função que não rende, e do resto pouco se viu.

Odair testou Rithely e Lindoso na função de Dourado, e ambos deixaram a desejar, tanto em questões técnicas, como em questões físicas. Odair não precisa abrir mais do tripé de volantes, paixão absoluta da direção e formação intocável no Inter, mas poderia testar Edenilson, Patrick e Nonato neste tripé, com variação de função entre eles. Nas oportunidades que teve, usou Camilo, sendo que sua saída será outro ponto positivo.

Ramon, o motorzinho do time que tinha José Aldo e Sarrafiore, e um sumido Richard, jamais entrou em campo, mesmo com atuações ruins de Lindoso. Foi usado na lateral esquerda, outra pardalice difícil de entender.

Claro que o Gauchão teve confirmações, como Pottker e sua incompreensível titularidade, a ascensão de Parede, mesmo expulso na Libertadores, escolhido para cometer o pênalti no grenal, um pouco diferente do colega Nonato.

Entre as confirmações positivas, estão Lomba, Moledo e Cuesta, Dourado (sigo defendendo um time sem ele, mas inegável que no esquema de Odair ele joga), Edenilson, Nico e Guerrero. Eu coloco Iago na lista, gosto do estilo do guri e sei da importância tática que tem nesse time do Odair; assim como reconheço o avanço de Patrick, mas não o colocaria como confirmação.

Isso significa que o Inter terá de ir às compras, já que não usou o gauchão para suprir a falta de Dourado, a lateral direita e o meio, além, é claro, da vaga perpétua de Pottker, cuja solução acredito está no Beira-Rio. A paixão por Aranguiz impediu de ver Tchê Tchê, Marcos Guilherme foi muito bem em anos anteriores e nossos olheiros não aprendem com o interior de São Paulo.

Contudo, em termos de balanço, a única coisa satisfatória que vi foi no primeiro grenal, quando Odair viu a falência de seu sistema defensivo em 15 minutos, e corrigiu com o posicionamento do meio campo. Infelizmente, o diagnóstico recaiu em jogadores, não no esquema utilizado, e a solução veio com a capacidade defensiva de Dourado. Um erro que custará muito caro ao Inter.

Outro ponto confirmado é que a arbitragem só vê o que quer, com VAR ou sem VAR.

 

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!