4.2
(20)
Habemos Taison

Senhoras e senhores, é chegado o momento de fazermos escolhas. Para que essas escolhas sejam as mais acertadas precisamos fazer isso com uma mentalidade realista e prática. Precisamos ter uma visão utilitarista das nossas fortalezas e fraquezas.

Vocês acreditam realmente, a parte da ilusão de torcedor, que temos recursos e jogadores num nível suficiente para participar de três competições simultaneamente? 

Eu não tenho tamanha fé! Copa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro? Os três ao mesmo tempo não nos vejo com elenco para poder jogar todas as fichas simultaneamente nas três competições. Os jogadores são humanos e nosso plantel tem número reduzido de atletas de confiança. Todas ao mesmo tempo? Nessa bacanal quem acaba fodido é sempre o clube.

Mas, aparentemente, para o nosso bem, a Copa Libertadores terá uma pausa para a polemica Copa América. Polêmica só porque os direitos de transmissão estão com o SBT, uma vez que não vejo maior risco do que passamos por ter por a pleno vapor: campeonatos estaduais, Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro e, pasmem, Eliminatórias para a copa do mundo. A mesma emissora que diz ser uma vergonha um torneio, anuncia com sorriso no rosto um que potencialmente apresenta maior risco por serem jogos de ida e volta em 10 países diferentes de nosso continente e, pasmem novamente, exatamente os mesmo times do torneio condenado. 

Eu sou a favor de qualquer coisa que seja logicamente benéfica no maior escopo possível, por outro lado, sou plenamente avesso a qualquer tipo de hipocrisia. Especialmente a que usam para nos manipular… fechado esse parênteses, voltamos a programação normal!

Como eu ia dizendo, não temos café no bule, em condições normais, para aguentar as 3 competições. O que teria de ser feito é um doseamento de forças conforme a demanda e possibilidade de cada torneio. Mas, isso vem sendo feito desde 1909 e nem sempre trás bons frutos, além de uma boa desculpa para jogarem mal jogos chave.

Por outro lado, a premiação da Libertadores é muito interessante. Por isso, se eu fosse dirigente planejaria para ter a melhor equipe possível para a libertadores. Assim, eu aproveitaria a pausa para jogar com força máxima os jogos do Cabra (campeonato Brasileiro) e da CoBra (querida Copa do Brasil). A partir do momento que os jogos começarem a se sobrepor eu buscaria usar mais jogadores da base no CaBra. Até levantar o caneco de uma copa ou embolsar o máximo em premiação possível. Sem muito pudor de confessar isso. Jogar limpo com a torcida. Ninguém é ingênuo de acreditar que surgirá algum super-heróis usando alve-rubro até dezembro que não se lesionará, não será suspenso, não terá jogos ruis e ainda fará um montão de gols. Assim, jogar pra vencer os três, mas com uma programação e logística bem planejadas para as 3 competições só sendo inteligente (e aí que sempre mora o meu medo). 

Money que é Good nóis não Have

Sabe, eu adoraria poder ser campeão brasileiro. Eu ainda carrego a dor daquele gol do Edenilson que nos fez campeões brasileiros por 3 segundos. Não é força de expressão. Saí comemorando e gritando pela casa e dei tapão em uma mesa. Fiz isso com muita força e dei um mal jeito. Foi  de uma maneira tão bruta que me deixou com dor em uma articulação da mão até hoje. É perto do dedo mínimo, vulgo mindinho, da mão direita. Toda vez que dói, eu lembro daquele gol (#TamoJunto Edenilson!). É foda!

Sejamos mais sinceros ainda: com tantas coincidências em sorteios, erros de arbitragem contra nossos interesses e mais outras casualidades que por azar nos prejudicam… temos realmente chance em uma dessas 3 competições?

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!