0
(0)

 

Mês passado, mais uma vez, aconteceu aqui em Edmonton uma cerimônia muito especial de homenagem a um atleta do Edmonton Oilers que marcou época.

Seu número foi aposentado, celebrado com uma grande festa e um Banner no teto da Arena.

Ao todo, existem 9 Banners de ex-Oilers. 7 deles foram jogadores, um foi um famoso locutor do estádio, e um foi um antigo e muito vitorioso treinador. Este, o homenageado em Dezembro passado.

img-168569-mMas me foco por enquanto nos jogadores.

O video abaixo mostra a história da evolução de aposentadoria de números! Tratada comicamente, e focada muito no baseball, onde começou, mas ainda assim achei legal compartilhar:

Há muito tempo já se discute aqui neste blog e em outros lugares de menor importância sobre o polêmico (mas não na minha opinião) assunto de se aposentar números de times de futebol.

Me foge a memória agora se algum time de expressão faz isso. Lembro que por muito tempo o Vasco deixou de usar o 11 do Romário, mas vez que outra voltava a ser usado, e a idéia meio que perdeu força.

Mas mesmo na Europa, não consigo me lembrar de algum time conhecido que tenha aposentado algum número seu.

Motivos, se quisermos seguir a tradição norte-americana, não faltam. Quanto a questão prática, com numeração obrigatória em competições, exigência de patrocinadores, etc, daí eu não tenho a mínima idéia mesmo.

Na minha opinião, não se trata de imitação, mas de uma idéia interessante de demonstrar respeito – na maioria dos casos eterno – a jogadores que representaram muito a uma equipe.

Daí que a gente pensa em quem do nosso Inter mereceria tal honra.

Me vem a cabeça nomes mais que óbvios, como os 3 F’s: Figueroa, Falcão e Fernandão. Acho que estes são, indiscutivelmente, os jogadores mais importantes da história colorada. Teríamos aí o 3, o 5 e o 9 devidamente resguardados. Confesso que me dá ânsia de vômito lembrar que Dadinho, Nelson, Jô e Wellington Paulista já usaram a 9. MESMO ANTES do Fernandão!

Idem ao 3 e ao 5. Dá prá encher este post de comentários com nomes assombrosos de chutadores-de-bola que já vestiram a 3, a 5 e a 9. Um deles infelizmente habita o vestiário distribuindo as camisas ao time titular….

Indo além da obviedade, e talvez entrando na faixa dos 75% de aprovação, teríamos nomes como Índio, Taffarel e D’Alessandro. Mais um 3, o 1 e o 10. Sim! Depois de muito tempo, acho que temos um 10 clássico, que fez e ganhou muito pelo nosso time! Temos o nosso Pelé, o nosso Zico, guardadas as devidas proporções.

Ainda poderíamos completar a lista de números com alguns outros nomes que fizeram história, como Valdomiro (7) e Clemer (1). Sim, Clemer. Não foi o maior goleiro da história, mas foi um ótimo goleiro para nós no período mais importante da nossa história. Falhou como todos, mas talvez porque carregava no peito uma tonelada de faixas de campeão, e seus braços já estavam cansados de tanto levantar troféu. Por fim, aquela defesa do chute do Deco prá mim foi a defesa mais importante da história do Internacional. Fim de discussão!

Sei que se a moda pega, muita gente ia lembrar também de Gamarra (4), Dunga (8), Ruben Paz (10) e até Gabirú (16). Por que não, né? Mas eu pararia antes desses.

Os old timers também teriam direito, como Tesourinha, Carlitos, Bodinho, etc etc, mas aí confesso que não lembro exatamente quais seus números, nem se os repetiam.

Quanto ao Manga, sim, tavlez tenha sido o melhor goleiro de todos, mas prá mim, ter se vendido no último jogo seu com o Inter, justamente contra o Grêmio, prá no outro ano aparecer de azul, anula qualquer motivo prá uma dedicatória dessas.

Enfim, gente não falta na nossa história, e se isso fosse possível (Alguém pode me explicar? Alguém? Bueller? Bueller?), poderíamos fazer uma cerimônia fantástica! E a cada número novo que fosse aposentado, tipo um a cada década, outra festa magnífica!

Aqui abaixo, talvez o número aposentado mais famoso de todos. O 99 de Wayne Gretzky, o “Pelé” do hockey, e a cerimônia de aposentadoria no Oilers, em 1999.

E por fim, um exemplo do que alguém precisa fazer prá ter tal honra. Ainda não foi reconhecido, mas logo logo o número 94 também vai ter um banner aqui. Vejam (e reparem também no exemplo de fair play do time adversário):

Era isso. Perdoem o off-topic, mas tá faltando futebol (e motivação)……

 

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

203 Comments

  1. É bacana, mas acho que seria melhor faixas com os nomes ou as fotos/caricaturas deles como já faziam as organizadas. Aliás, não tem mais quase faixa nenhuma no estádio, era bonito pra caramba.

    1. cara, logo vao proibir de gritar no estadio…ja nao pode ficar de pe…logo vao ter dress code

  2. Sou contra a aposentadoria de camisas no futebol, ou no Inter, mais especificamente. Que façam uma estátua do Falcão (enquanto ele ainda for vivo!).

    1. Concordo. Eu acho legal a numeração dos titulares, ir de 01 a 11.
      Em homenagem aos citados no post, uma estátua (de preferência mais caprichada que esta feita ao Fernandão) seria bem mais significativo.

      1. A estátua é feia mesmo? Já ouvi críticas, mas pensava que era mais crítica ao Luigi do que a estátua em si. Ainda não vi ela ao vivo prá saber……
        Porra, perderam tanto tempo fazendo, grana, a esposa colaborou, como é que pode ter saído feia?

        1. kkkk mas saiu. Tudo bem, o que vale é a intenção. O importante é que ele teve mais uma homenagem. Uma rua com seu nome próximo ao Beira.

        2. A estátua ficou meio desproporcional, os braços do Fernandão parecem o Dhalsin do Street Fighter. Mas o mais esquisito é o rosto do nosso eterno capitão.

      2. Eu não me importo com a numeração de 1 a 11 mais, só que o lance das estátuas eu também acho que tinha que ter! O Louis uma vez sugeriu a idéia do Campo dos Sonhos. Seria tri!

        1. Verdade… gostei da ideia do campo dos sonhos. Pena que acho que não viverei o suficiente para ver.

          1. Tb acho, mas consigo ver porque nao é uma ideia facil de ser implementada.
            – tu precisaria de um campo. Nao necessariamente um campo inteiro, mas acho que pra ficar legal, pelo menos meio campo de espaço.
            – precisaria das estatuas, e nao seriam poucas. A do F9 foi im parto. Imagina um monte!
            – tem que ter segurança. Muitos vandalos a solta por aí. Se o relogio dos 100 anos sofreu, imagina um campo inteiro. Nem sei como a do F9 ta de pé.
            – e por fim a maior das dificuldades. Fazer o negocio funcionar! Nao que nao funcione na teoria. Mas da teoria pra pratica, as coisas no beira rio sao muito dificeis!!!

      3. Que decepção quando cheguei perto da estátua do Fernandão. Tinha esperança que fosse mais bonita ao vivo do que eu tinha visto em fotos. Enfim, vale pela homenagem, mas podia ter sido mais caprichada.

  3. Também sou contra. Sou conservador e acho esquisito aqueles números 44, 112 e por aí vai. Tiago, acredito que esteja faltando um “S”, no título. Está “repeitando”.

    1. Poutz! Se pelo menos eu tivesse trocado o “t” pelo “d”, o erro teria ficado engraçado!!!

      Obrigado pelo aviso!

  4. Também sou contra. Sou conservador e acho esquisito aqueles números 44, 112 e por aí vai. Tiago, acredito que esteja faltando um “S”, no título. Está “repeitando”.

          1. Ainda não, mas o reflexo é no futsal. Não posso comprometer a minha imagem de craque. rsrs

  5. O City aposentou um numero, 42 ou 45 se nao me engano, por causa daquele jogador que morreu nas Confederaçoes

  6. Se no Inter aposentassem as camisetas com as numerações das nabas que as vestiram, estariam entrando em campo com as camisetas de número 5.000 pra cima.

    1. Vira e mexe aparece comentários listando “os piores”. Inúmeros comentários.

      Hilários!!

      1. Nos últimos anos, o Beira tem sido um terreno fértil pra este tipo de lista. O nabaredo aflora. Deve ser o excesso de chuva

    2. kkkkkkkkkkkkkk…perfeito!!! 1. Cesar silva…2- cesar prates ….3- tonhao…4- orozco….5- nico freitas ….6- marcao..7- paulinho cavalhada….8- andreshow…9- didi facada….10- djair…11- marcos aurelio…
      te desafio a formar um time pior….kkkkkkkkk

      1. kkkk me provocou, ai vai…. tirem as crianças do blog.
        João Gabriel
        Barão
        Orozco
        Tonhão
        Hidalgo
        Alvaro o Búfalo
        Magal
        Pinga
        Taiberson
        Welington Paulista
        Kleber Pereira

  7. Faria outra homenagem também.

    As membranas/módulos que revestem o beira rio teriam a imagem destes jogadores que fizeram a nossa história.

    São 65 membranas, então dá pra colocar muito jogador sem cometer nenhuma injustiça.

  8. Se a gente conseguisse fazer um jogo de despedida, tipo esse do hockey aí que o Tiago colocou e já me dava por satisfeito. Quantos ídolos “foram saídos” de forma estranha no Beira Rio… Até hoje lembro quando o Fernandão anunciou a saída.. o Iarley tb.

          1. Os 2 times são muito ruins. Agora imagina os que conseguiram tomar 6 do inter.

  9. O Milan aposentou a 3 e a 6, do Baresi e a do Paolo Maldini, respectivamente. O detalhe é que esta última somente será usada novamente caso os filhos do jogador venham a jogar pelo time, pois, nesse caso, seria a 3ª geração de jogadores, sendo que tanto o pai quanto o avô (Cesare Maldini) só jogaram no Milan ao longo de toda a carreira. A Inter a 3 e a 4, do Facchetti (lateral-esquerdo dos anos 60) e do Zanetti. O Ajax aposentou a 14 do Cruyff, o Nápoli a 10 do Maradona e a Roma a 3 do Aldair. A curiosidade é que vários times não utilizam a camisa 12, em homenagem à torcida (entre eles, o Bayern e o Flamengo).

    1. Eu acho bacana. Respeito sempre é bacana. Mas, no Brasil por exemplo, nao funciona, pega a LA tem que inscrever de 1 a 30, ai já foi. Vai sobrar para um pereba usar… uma estatua é mais bacana

        1. Lógico. Um busto é mais legal, é mais fácil de fazer e homenageia da mesma forma.

      1. Nesses casos, dá a camisa pro 3º goleiro. Não vai jogar nunca e, caso jogue, vai que se consagre (tipo o que aconteceu com o Alisson), Só vai fomentar a mística da camisa…

        1. Mas é o que eu falei, vai sobrar para um pereba usar a camisa de um ídolo master do clube.

          1. Não pretendo te convencer, mas seria um pereba usando uma camisa de goleiro, que não caracteriza tanto o clube. Impossibilitaria o sacrilégio de uma camisa mística ser usada por um pereba que joga na linha…

      1. tu viu a bola que ele levantou , batida com peso na bola , sabe o que faz , parecia o dale !

  10. O cara do cabelinho de Pica-Pau não joga nada, fez 3 gols por sorte na 1° partida, balaqueiro!

    1. Por isso eu digo, jogador nessa posição, nesse estilo todo ano aparece uns dois por ano, alguns não dão conta mas sempre tem um bom. Por isso acho que a vinda do Marquinhos é tiro na água. Sempre vai jogar quando a decisão for entre ele é um guri pouco badalado da copinha.

      1. Nem vi que acabou haha mas foi perfomance nível o time principal ou jogaram alguma coisa?

  11. Bons volantes hoje na copinha. O Charles merece chances com o Dourado. Empresta Silva, Jair e Fabinho e aposta nele. Parece o novo Dourado.

    1. GOL DO DESPORTIVO BRASIL!

      Na primeira oportunidade do jogo, Matheus cobra escanteio e Thiago aparece no meio de três defensores gremistas para abrir o placar, de cabeça.

  12. Na enquete “ponto fraco colorado” o que fazer: nosso melhor zagueiro era o jovem juan que foi pro framerda o melhor meio campo o aposentado Dale e ataque foi um Deus nos acuda lembrando nosso saldo de gols, sendo assim onde votar só podemdo em uma opção? ??

        1. Tropa de corneteiros. Quero ver alguém ter coragem de aparecer aqui e criticar o time depois que a gente ganhar a Recopa Gaúcha.

          1. O que vier pra mim esse ano é lucro. Quando o presidente sonha com o Gauchão o que resta para o torcedor? Estou aqui mais pela companhia que pelo Inter. Estou na espera da eleição. Se o Piffero cair já considero o ano ganho.

          2. Má tem corneteiro que mesmo ganhando Recopa, Gaucho, CB e …. menos!!! deixa da corneta!!!

        2. Tropa de corneteiros. Quero ver alguém ter coragem de aparecer aqui e criticar o time depois que a gente ganhar a Recopa Gaúcha.

    1. Melhor zagueiro onde?
      Juan nunca deveria ter vindo ao Inter
      Deixa o FRAMERDA pagar os pecados agora

      1. Juan é menos ruim que paulao bike e drible da vaca e anos luz melhor que o ERRANDO só que tá velho e não tem mesmo preparo. No framerda talvez seja ano melhor pra ele sei lá. ..

        1. Entao acabou com tua tese, foi um bom zagueiro , nao e mais !!!
          Ate o eduardo da base tava melhor que o juan !!! HJ em dia o fisico vem antes da tecnica principalmente pra zaga !!!

  13. Os melhores nos treinos fisicos segundo globoesporte: Alex, Dale e Artur. Será que Dale vai cumprir a escrita que alguem já falou aqui uma vez, em um ano é péssimo, no outro joga muito.

    1. Pra você ver como nosso time é fraco… dois aposentados e um (ainda não vou chamar ele de pereba) jovem que aparenta ser aposentado são os melhores. Kkkkk

    2. Pra você ver como nosso time é fraco… dois aposentados e um (ainda não vou chamar ele de pereba) jovem que aparenta ser aposentado são os melhores. Kkkkk

  14. Outro ponto parece que o vestiário esse ano tem a liderança de Alex e Dale os veteranos. Creio que grande parte da má influencia veio do Juan ano passado, representante do bom senso… ou seria me pague caso contrário tomo 5×0 do rival….

    1. Não entendi por que o Juan é má inlfuencia por apoiar o Bom Senso… Que ele não jogou o melhor futebol dele no Inter, eu concordo, mas acho ele um cara de caráter nesse mundo do futebol.

      1. Pra mim ele influenciou o time pra tirar o pé no grenal pq os salarios estavam atradados, por isso Dale não jogou o grenal. Só no esperava tomar os 5.

  15. Gostei do 5 do Inter na copinha ontem, marcou o gol e correu tanto que saiu com caimbras. Esses jogos de garotos é uma correria só.

    1. Todos os 3 do meio de campo são bons e mais o gurizinho da frente o Milla, atacante moderno , técnico e de raciocinio rápido
      Ortiz é o futuro zagueiro do Inter
      Tranquilo, não da um chutão e se coloca bem

          1. Alto e com muito boa saida, socava todas nos cruzamentos, muito melhor que o mão de alface Muriel

      1. Mila só precisa comer mais feijão, mas já pode subir pros profissionais. Pensa ants da bola chegar, toca de primeira e boa técnica.

      1. Os dois são bons
        Uma enorme evolução em termos de volantes aos outros anos
        os dois saem rápidos para o jogo e tem muita técnica

        1. Mas o melhor é o Silas. O Charles tb parece ter boa saída de jogo para volante, acho que vem um boa safra por ai. Tomara que o Dourado sirva de lição para esses bostas de avaliadores de jogadores que tem o Internacional.

    1. Achei o charles fraco, embora tenha melhorado depois do gol , pra mim o grande destaque foi o outro volante tal de Silas jogou muito com a canhotinha dele !!!

        1. Pode me xingar, mas ele quebrou o galho muito bem pela esquerda em 2008. Fazia o pão com linguiça dele, mas fazia certinho.

        2. Pode me xingar, mas ele quebrou o galho muito bem pela esquerda em 2008. Fazia o pão com linguiça dele, mas fazia certinho.

  16. O que acham de uma troca entre Réver e Jean do Flu?

    Jean seria uma boa se não tivéssemos tantos volantes…

    Desnecessária a contratação do Fabinho????

    1. Desnecessária a troca, Jean se bobiar tem um salario maior que do Rever, e o inter tem:
      Bertotto, Fabinho, Fernando Bob, Jair, Nilton, Dourado, Silva e Ze Mario
      Apostando que os volantes titulares vão ser Fernando Bob e Dourado, Ainda temos 4 reservas, desnecessário ter mais 1 e perder um zagueiro, mesmo manco, um zagueiro com nome para ter um volante…
      Trocaria por outra posição, mesmo que fosse “promessa” o alvo da troca.

      1. HAHAHAHAHA

        Gato significa o cara que mente a idade, geralmente para menos, para participar de campeonato.

          1. Esse aí levou a sério quando disseram pra ele que a vida começa aos 18… quando fez 18 voltou ao 1 pra começar ela… kkkkkkkkkkk

    1. Primeiro gol do Bolatti é muito massa, esse pra mim foi cara mais mal aproveitado na fase de “riqueza” do inter.

  17. Anderson embarca para a Florida Cup e deve seguir no Inter

    Colorado esperava oferta de ao menos R$ 40 milhões para vender volante

    O volante Anderson está no grupo de embarque do Inter para a Florida
    Cup, neste domingo. Com isso, a tendência é que o jogador permaneça ao
    menos no primeiro semestre, após ser sondado pelo mercado chinês.

    Depois de receber ofertas iniciais de dois clubes asiáticos, o Colorado
    exigiu valores maiores para efetivar uma transação. A expectativa era de
    receber pelo menos R$ 40 milhões por Anderson.

    Confirmado na lista de viagem para Orlando, contudo, ele deve mesmo
    ficar. O primeiro jogo do Inter na Florida Cup será contra o Bayer
    Leverkusen, na quarta-feira.

    http://www.correiodopovo.com.br/Esportes/Futebol/Inter/2016/1/576579/Anderson-embarca-para-a-Florida-Cup-e-deve-seguir-no-Inter

    1. Mais uma noticia plantada para valorizar e justificar o Anderson no Inter a oferta de 25 milhões

  18. Vou ser direto…esse assunto de numeros aposentados é assunto que brasileiro 1- nao entende 2- nao respeita 3- nao sabe implementar 4- nao sabe manter.

    Entao é um assunto que tem que ser aproximado com muita cautela.

    Assim como hall da fama seja da nba, mlb, nfl… Aposentadoria de camisa tem que ser apenas da elite e quando digo elite isso nao signfica nem tafarel, nem dunga, nem rubem paz, nem nilmar, nem dario, nem quase todos. Se deixar na mao da maioria dos brasileiros isso viraria uma bagunça em 5 anos e nao ia sbrar numeros. Outra coisa….nunca se escolhe quem eh merecedor disso durante sua carreira. Tem que ser anos depois de aposentado pra poder ver o nome do cara em perspectiva com o passar do tempo, se nao tu acaba aposentando camisas como a do fabiano cachaça.

    O new york yankees tem tradicao disso e faz isso perfeitamente ha decadas. Acabam de aposentar a 51 do Bernie Williams e com certeza vao aposentar a 2 do Jeter que se aposentou ano passado (o colunista cristian assitiu jeter comigo em 2014). A 2 é o ultimo de 1 a 10 a ser aposentado. E NUNCA MAIS ESSES NUMEROS SAO USADOS. OLHA o exemplo do romario..aposentaram e acho que hj usam como se nunca tivessem aposentado. Ridiculo…

    Entao acho melhor o brasil / inter nem pensar nisso. Banners gigantescos na cobertura do beira rio talvez fosse melhor. Sem aposentar numero. Ou simbolicamente talvez um numero so deveria ser aposentado a 5 do falcao que foi um dos maiores jogadores de todos os tempos e mundialmente conhecido.

    1. Antes eu achava legal ideia de aposentar números, mas pelo menos pra mim eles tem uma mistica, imagina um time sem a 10 por exemplo…
      Quem sabe fazer valorizar o numero, algo que se perdeu com passar do tempo, dando importância a mistica, não sendo apenas mais uma “camisa”.

    2. Sou da opinião de que clube é permanente, jogadores são transitórios.

      A melhor homenagem a um ídolo, é lembrá-lo, em vida e pós, em festividades e hall da fama.

      Sou contrário a aposentadoria. Até porque, definir ídolo é subjetivo.

  19. Falam tanto em numero de camisa, mas para mim que nasci em 68, só existia a 7. Valdomiro é um ídolo que não é reconhecido pela torcida colorada, garanto para vocês que jogou tanto quanto o F5.

    1. Verdade. Quanta saudade das faltas cobradas e dos cruzamentos certeiros do Valdomiro. Realmente falta reconhecimento a ele.

    2. Maior problema desta geração de futebol deslumbrante 75/76 não foi ter ganho uma Libertadores, senão seriam deuses hoje.

  20. Inter quer atletas de 24-29 anos. A grande busca é por um centroavante. Ricardo Oliveira seria boa contratação por uma temporada?

  21. E vai passar o tempo e Inter não contrata um substituto do Alisson.

    Poderia ter contratado Walter do Corinthias, de forma barata e que é tão bom quanto o Cássio. Todavia, já o perdeu… Corinthias vai vender Cássio e Walter vai substituir ao natural.

    Ter El Ruim de referência para almejar algo, é desanimados.

    Por mim, já escanteava o Alisson e contrataria um goleiro titular.

    1. Vão fazer tudo errado para variar. Vão colocar o Alisson Becker para iniciar o Gaúcho, o substituto dele vai chegar sem ritmo nas únicas 2 competições serias que temos esse ano Copa e Campeonato Brasileiro, esse substituto é o Muriel Becker que houve uma época que tinha uma média de 3x gols levados por partida.

      1. Lucas, não acho o Muriel um grande goleiro, mas em termos de gols sofridos é igual ao Alisson. A média de ambos é 1 gol por jogo. Se formos analisar o desempenho dessa maneira, ambos não servem ao Inter.

        1. Pelo amor de Deus. Eu não sei de dar números exatos mas esse Frangoel é mil vezes pior que o irmão dele. Esse ano mesmo o Alisson teve que sair por alguns motivos em 3 partidas ele levou mais de 10 gols. Ta loco!

          1. Eu te respondo, pois tenho o controle dos jogos do Inter. Não te assusta: Muriel 197 jogos e 190 gols sofridos. Alisson 85 jogos e 88 gols sofridos.

          2. Enfim, não vou discutir com números. Mas a diferença técnica entre Muriel e Alisson analisando sem esses números parece surreal. Parece teco-teco a avião a jato. Mas como falei não vou discutir com números.

          3. Lucas, só coloquei os números para mostrar que tudo depende com quem tu jogas. Acho o Muriel um goleiro normal. Tecnicamente o Alisson é melhor, muito melhor, mas se tu pegares qualquer outro goleiro, de nível mundial, e colocares no Inter, ele vai tomar gols como o Muriel toma. O goleiro que jogar no Inter, seja qualquer um, vai tomar uma média de um gol por jogo. É a concepção de time que possibilita um goleiro ser mais ou menos vazado. O Cássio do Corinthians é um goleiro normal, mas não tomava gol por um simples motivo: a defesa do time era sólida.

          4. Enfim, não vou discutir com números. Mas a diferença técnica entre Muriel e Alisson analisando sem esses números parece surreal. Parece teco-teco a avião a jato. Mas como falei não vou discutir com números.

          5. Acho meio improvavel esses numeros, mas o mais importante e transmitir confianca e o muriel nao da nenhuma !!!

    2. Mas isso está na cartilha Colorada.
      “O substituto já está no elenco”
      Quantas vezes não ouvimos isso?
      Vai de Alisson se poupando até a metade do ano pra buscas nosso principal objetivo do ano (Gauchão) e depois vai de Muriel para cumprir tabela como fizemos todos os anos…

  22. Aproveitando o gancho norte-americano, indago por que até agora não foi discutida seriamente a criação de uma Liga das Américas (Sul, Central e Norte) no modelo Champions, aproveitando o expertise ianque no marketing esportivo.
    Vejo como a única maneira do troféu do Mundial de Clubes não dever ser previamente entregue ao campeão europeu, com a concreta esperança de que este novo formato de disputa gere maiores recursos e menores abismos financeiros entre o vencedor do Velho Mundo e os cada vez mais esquálidos adversários sul-americanos, salvo poucas exceções os rivais de sempre na final, já que o representante da Concacaf acostumou-se a cair antes.
    Penso que essa ideia viria num momento bastante propício, como mostra o renascimento da MLS e reafirma a própria realização da Florida Cup. Do contrário, assistiremos a uma eterna batalha do tostão contra o milhão em que nem “crimes” serão capazes de alterar o rumo das medalhas.
    Só mesmo uma mudança de rota para impedir este naufrágio coletivo que, ano após ano, esvazia o Mundial e enche a paciência.
    Desculpem o off-topic a partir do off-topic mas esta discussão precisa entrar em campo.

    1. Acho que o grande empecilho para criação de uma liga nesse formato é a distancia entre os paises, a Champions league ocorre em um continente pequeno, o unico país lá que gera uma certa viagem é a Rússia. Agora imagina o Toronto FC ir enfrentar o Peñarol? o Inter ir enfrentar o Sounders? Seria uma viagem muito longa e cansativa. Eu adoraria ver um jogo do Inter contra qualquer time da MLS em uma libertadores, mas não creio que isso vá acontecer.

      1. Um torneio assim exige uma logística apurada, por isso a importância do expertise em marketing esportivo para levar a iniciativa adiante.
        Porém, vejo em dificuldades como a distância, por exemplo, ótimas oportunidades. Imagine o Toronto jogando na Bombonera com o Boca ou o Inter jogando no Canadá, tudo às ganhas?
        Além disso, a fase de grupos poderia ser regionalizada, com as maiores distâncias aparecendo somente a partir da segunda fase.
        Penso que um campeonato assim agregaria sponsors de peso, desde transporte e hotelaria até a transmissão de tv com cotas bem maiores que as atuais, risíveis frente às europeias.
        É difícil? É. Mas é um caminho para o futuro que urge ser pensado já.
        Senão o presente de Natal do campeão da Libertadores sempre vai ser levar um sacode do primo rico europeu.

        1. Marcelo, a ideia é ótima, mas creio que geraria frutos se o Torneio fosse realizado em uma ou duas cidades sedes e próximas, tipo Copa do Mundo. Unificar o continente americano para jogos de ida e volta é um custo altíssimo. Creio que, logisticamente, geraria um gasto enorme. E nenhuma empresa investiria se não fosse para ganhar milhões de dólares. Portanto…

          1. Roberto, por isso ressaltei que a fase de grupos pode ser regionalizada com as maiores distâncias ocorrendo a seguir, quando os custos daí decorrentes podem ser contornados através de sponsors fortes nos segmentos hoteleiro e de transportes, através do expertise mercadológico.
            De toda forma, todas as sugestões são válidas para fomentar o debate, só o que julgo não valer é desistir de ver essa ideia se criando.

      2. Thiago, verdade! Essa é a facilidade na Europa. Sem falar que os torcedores podem contar com centenas de vôos baratos para todas as capitais europeias, 24 horas por dia. Um vôo Roma-Praga dura 1h 30min e pode-se ir gastando pouco. Roma-Paris, cerca de 1h 20min. Roma-Londres 2h. Peguei Roma como exemplo pois está ao Sul da Europa e mais centralizada. Podemos tomar como exemplo, também, Lisboa e Madrid, ambas mais a Oeste. As diferenças de tempos de vôo giram em torno de 30 minutos, para mais ou para menos. E quanto mais dentro do continente, mais fácil de voar. Aqui no Brasil, para um torcedor pegar um vôo para acompanhar o time do coração, tem que ser rico, devido ao valor da passagem aérea. Imagina sair daqui e ir para Atlanta-USA, com o dólar a 4 contos? Eheheheheheh…

  23. Realmente , a base do Inter está uma várzea. Na primeira partida do torneio em Santiago levou 2 x 0 do Avaí.
    Ontem, no greNal, ganhou de 2 x 1, porém o goleiro humaitense foi expulso logo no começo do jogo, e o Inter saiu atrás no marcador, empatou logo em seguida e só foi fazer o gol da vitória no final do jogo.
    Não faz muito , metíamos laço neles com onze pra cada lado.

        1. Eriks é um senhor zagueiro. Charles ótimo volante. Yan Petter e Mila dá para investir. Claro, isso se o Piffero não emprestar eles para times meia boca.

Comments are closed.