0
(0)

 

Algumas semanas atrás, um dos nossos colegas comentaristas aqui do BV (se não me engano foi o Janquiel, mas me corrijam se estiver errado), deu a idéia de escrevermos textos sobre jogos do Inter que nos marcaram. Tipo contando detalhes do jogo, mas também nossas histórias pessoais naquele dia.

Eu achei uma baita idéia, e vou pelo menos tentar escrever textos sobre algumas partidas que me marcaram.

Tenho algumas na cabeça, como a de hoje, e outras fáceis prá qualquer colorado como o grenal do século, as grandes decisões, o grenal do Fabiano, e alguns jogos que não valiam muita coisa, mas que tive a felicidade de ver um time quase perfeito em campo. As vezes isso acontece!

Também quero ver se consigo escrever sobre alguns jogos em que “os 3 pontos não vieram”, mas que nos marcaram também como colorados. Lembro de alguns grenais, claro, de um certo Olímpia, do Bahia, do Ceará…

O de hoje atualmente é o que mais me marcou, pois foi meu último.

Inter 3 x 2 Pumas – Libertadores de 2006.

Aqui os gols (narração do Jorge Ramos!):

Tem um vídeo também extraído do filme comemorativo, mas infelizmente tem a narração do Pedro Ernesto Gremistin, que é a coisa mais brochante do rádio. Para ele, o goleiro do Pumas falha até na lesão do Bolaños.

O Inter jogou com Clemer; Ceará (Sea-rá? Ou não Sea-rá!), Bolívar, Fabiano Eler e Rubens Cardoso; Fabinho, Perdigas e Tinga; Mítchel Michel, Iarley e Ele. Depois entrou Mossoró, Rente-fucking-ria e Gabirú.

Foi no dia 22 de março de 2006, e foi um jogaço! Na campanha do título, uma virada emocionante, com direito a gol dEle… mais vários elementos do jogo em si que foram fantásticos.

Mas o que mais me marcou foi que foi meu último jogo do Inter no Beira-Rio (espero mudar esta marca no dia 7 de setembro de 2016, contra o Santos, quarta de noite, quando estiver em Poa visitando por 10 dias).

4 dias depois desse jogo eu embarcava prá minha nova casa no Canadá – que a propósito eu não sabia onde seria. Lembro da minha esposa filosofando no último trecho do vôo, olhando a neve no chão lá de cima pela janela do avião: “ja te deu conta que estamos indo prá casa, e nem sabemos como ela é?”

HPIM3389 - Vôo Toronto-Edmonton
Foto: minha. Em algum lugar entre Toronto e Edmonton.

Mas voltando ao jogo. Eu fui com meu pai, como fiz nos 20 anos anteriores. Sabia que ia ser o último por um bom tempo, e queria que valesse a pena.

No primeiro tempo…. sabe aqueles chatos que infestam o estádio, que parece que secam tanto o próprio time que acabam interferindo no resultado? Sentou um desses do lado do meu pai. Logo do meu pai…. O cara já tava meio gambá, e passou os primeiros minutos enchendo o saco pq não gostava do Clemer. Aí, ele teve o prêmio dele! O Clemer leva não um, mas dois gols que podiam sim ter sido defensáveis.

Bah, o bebum tava em êxtase! Aquela coisa do “viu, não disse que era um frangueiro? Hic!” e “eu sei tudo! Hic!

A gente já tava pensando em trocar de lugar (a saudosa laje da superior, embaixo do boné) quando o Michel desconta. Aí não ouvimos mais o gambá pq o estádio começou a gritar e só parou uma hora depois.

No intervalo, o gambá cambaleou prá outro canto do estádio, e nos livramos da peste. Ou foi embora, pq o Clemer não apareceu mais.

Esse prá mim, é um daqueles jogos que podiam virar filme! Aqueles filmes épicos, sabe? Os gols são aqueles partos! O primeiro quando Ele tenta meter de cabeça, deitado no chão, e a bola passa mas o Michel tá ali prá meter prá dentro.

No segundo, depois do Tinga dar uma tesoura biônica no meio do campo, Ele aproveita a falha do goleiro mexicano (fiquei pensando no bebum!) e também empurra prá dentro. O medo que deu do juiz marcar a falta…! Coisa que aliás, a imprensa… aquela sabe? …ficou debatendo no outro dia – nada surpreendente…

E aí que foi aquela martelação até o fim.

E o profético gol do Gabirú!

Talvez a associação marca mais o jogo ainda, mas o Gabirú também foi a campo no segundo tempo, sem vaias e pegação de pé, mas com muita suspeita.

E faz aquele gol, com assistência de cabeça dEle.

Acho que mesmo com as falhas, mesmo com a dificuldade, ele se qualifica como um daqueles jogos perfeitos! Perfeito de ter ido ao estádio!

Que baita lembrança da última vez! Espero que a próxima seja parecida.

Deixo prá vocês comentarem sobre este jogo. Contem a história de vocês.

Podem contribuir com outro jogo inesquecível. Fica o convite aos outros escritores e comentaristas do BêVê prá seguirem a série.

 

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

140 Comments

  1. 25 MINUTOS DO SEGUNDO TEMPO
    7 faltas do Cristal Palace
    os volantes uma falta cada um
    Parece o Brasil
    Volante é sinônimo de anti jogo

    Engraçado como os campos no Inglaterra parecem pequenos
    Parece que tem muito mais que 22 jogadores
    Aqui no Brasil os campos parecem que tem muito menos que 22 jogadores
    Diferença da forma de jogar, os times encurtam o campo e se amontoam no meio de campo

    1. 80 gb de hd vai ter problemas se gosta de baixar video ,musicas e outras coisas
      Padrão hoje em dia é 1 TB = 1024 GB

        1. 2 GB de Ram, pouco também, hd de 80 limita a velocidade também para programas mais pesados

          1. Internet é dos programas mais pesados
            mas se o valor for baixo quem sabe compensa

          2. Internet é dos programas mais pesados
            mas se o valor for baixo quem sabe compensa

        2. 2 GB de Ram, pouco também, hd de 80 limita a velocidade também para programas mais pesados

    2. Foge disso, não vale a pena não, se ta precisando de um pc urgente pega um notebook simples que sai mais em conta do que um pc completo similar.

      1. Preciso por causa da entrada rs 232…soh pra assistir tv….

        1. Desenvolve a necessidade da entrada serial…
          Programas IPTV não precisam… hoje em dia com adaptadores usb -> serial também não para recover de deco…
          Da uma luz sobre o uso da tv, pode ser “mensagem privada” se quiser.
          Sobre PC, é uma carroça… se comprar boa sorte e paciência para tudo!

  2. Kkkkk arrancaram a camisa do cara…literalmente….penalti escuro!

      1. Segundo o LULA quem anda com as cores do Brasil nas manifestações não tem sangue vermelho
        Deve ter aprendido com os mortadelas

          1. Não deixa de ser uma vitória romântica do futebol esse provável título do Leicester. Um time pequeno, de uma cidade pequena, quase rebaixado no ano anterior, bater os gigantes da Inglaterra!

  3. Esta ideia de contar sobre jogos que nos marcaram é muito legal. Já contei aqui sobre os dois jogos da final de 2006 em que estava no
    Morumbi e no Beira-Rio, com uma cirurgia nada confortável. O grenal do século foi incrível. Até hoje vejo os melhores momentos e me emociono. Meus grandes jogos vão até 1990, quando saí do RS e mudei para São Paulo.

    Estava no gre-nal extra da final de 77. Naquela época a torcida do Inter ficava à direita olhando das cabines e ainda
    não havia o anel superior. Depois do octa gaúcho e do bi brasileiro houve uma debandada do Beira-rio e o grêmio montou um time experiente e trouxe Telê Santana, mestre para alguns. Prá mim, nada demais. Perdeu duas copas, uma com
    um time fantástico. Para os paulistas Telê é deus. Perdíamos por 1 a 0 e houve um lance decisivo no jogo; jogada pela
    meia esquerda, não lembro se o Luizinho ou o Dario, drible e falta na entrada da área bem do nosso lado. Todo mundo grita pênalti e olha pro juiz, reação comum. Agomar Martins, a uns 4 metros da área, apita e aponta para a marca do pênalti. Ação inconfundível porque a falta foi do lado esquerdo da área e ele apontou para o centro, para o pênalti, até com os joelhos um pouco dobrados,
    cheio de pose. Todos os colorados se abraçam e comemoram porque ele marcou o indiscutível pênalti. Mas marcar o pênalti é uma coisa e se encaminhar até a marca é outra. Agomar foi cercado pelos gremistas que não deixaram ele entrar na área. Lembro bem do Oberdan impedindo o baixinho de entrar na área. Ficou um entrevero na meia lua e ele não conseguiu entrar na área. Depois de muito
    peitaço e prováveis ameaças, Agomar pega a bola e põe a 10cm da área, na direção de onde foi a falta, pelo lado esquerdo. Valdomiro bateu e foi na trave. O jogo nem acabou porque houve invasão do campo antes do apito final.
    Grêmio campeão Gaúcho após 8 anos. Hoje acho isso engraçado, mas na época queria brigar até com o vendedor de sorvete…rsrsrsrs

    1. Fosse o contrário e ate hj ia ter entrevista exclusiva com o juiz todo ano. Ou toda vez que o gremio perde um jogo importante. Ou toda vez que o inter ganha um jogo importante.
      Ainda bem que eles tem o presidente do paysandu pra isso agora.

  4. Willian José empilhando gols em Barcelonas e Reais Madrid da vida no Campeonato Espanhol. O fim está próximo

  5. opiniões do treineiro de plantão: no gol o libero,laterais cruzam como poucos,zagueiros os melhores do país,volante que deveria sempre ser primeiro volante(por vezes treineiro têm idéias de guardiola ou moirinho e cia) segundo volante ele tenta numa naba imaginar um craque mas infelismente (são do tipo wilsom espetácular mathias da vida) na criação tinhamos o Dale que velho e desmotivado(apesar de salário em dolar)queria dar uma voltinha em sua terrinha as opções são os jovens,60%,e o ExAl que quase foi trocado por rapaz problemático e apaixonado pelos azuis só que nom afinal dirigente dos bambis não quis(graças a Deus) e no ataque nos livramos do super herói,goleiro,segurança de juiz e expert em visão de jogo rafael heman moura e agora diretoria inteligente está em vias de trazer outra naba pro seu lugar e os meninos??? vamos continuar torcendo afinal torcedor só torce

    1. Mas sejamos honestos, Dale mesmo desmotivado e velho, joga mais que a maioria que sobrou aqui. Pq está velho, senão, nenhum chegaria aos pés dele.

      1. Verdade.

        Antigamente, contratávamos um jogador antevendo a saída do titular, para substitui-lo naturalmente.

        Hoje, é tudo improvisado. Sai um jogador e iremos analisar se precisa repor.

        Sai o capitão e ídolo da torcida e o que fazem? Nada. Estao atentos ao mercado.

  6. Acho sensacional estas histórias Tiago. Pra mim é sempre garantia de sucesso.

    Vou contribuir com um post na sequência…

    1. Já voltou… Estamos há 5 anos comemorando gauchao, ficar na primeira parte da tabela do brasileirao, tentar ficar na frente do coirmão, contratar ex jogadores gremistas e disputar contratações com o rival.

      Quando nos se baseávamos em rivais do eixo rio san pablo, disputávamos títulos importantes.

      Agora, nosso sucesso ou insucesso se compara ao Grêmio.

      Depois de 2010, nossos dirigentes e grande parte da torcida ficaram arrogantes… “Campeão de tudo”… “Grêmio não ganha nada há 15 anos”… Blabla…

      Temos que retomar a humildade. Lamber as feridas e só pensar no inter, deixando de se preocupar no grêmio.

      1. Não tem nada a haver se chamar de campeão de tudo
        Tem a haver que vivemos uma era de péssimos dirigentes e olheiros, onde o máximo que fazem é buscar ex gremistas refugos.

        1. “Campeão de tudo” deveria ser uma expressão para o marketing e torcida.

          Mas os dirigentes se utilizaram dessa expressão para amoldar a realidade e prepotência na direção do clube, acreditando serem semi deuses.

          Tanto é que, todo ano, arrotavam ter um elenco qualificado e extra classe, sendo que tínhamos um elenco superestimado e fraco tecnicamente, com salário de estrelas.

          No mais, concordo contigo.

  7. É….. só nos resta o passado. Trago aqui a lembrança da partida do dia 16 de setembro de 1945, empate em 4×4 com o Cruzeiro de Porto Alegre: jogo do famoso gol “plano inclinado” de Carlitos. Lembrança 1 de 1, e fim…..

  8. Houve uma ocasião em que o Inter assinou o patrocínio com o Banrisul porque senão o banco não assinaria com um só (no caso o GFPA). Como o GFPA estava literalmente QUEBRADO, praticamente IMPLOROU para o Inter assinar também. Rolou uma grande discussão sobre isso no extinto portal DO BV. Eu alertei na época: se a situação fosse inversa o GFPA não teria nenhuma dúvida de que nos F…. Semana passada isso se comprovou IPSIS LITTERIS com o caso das TVs…. Portanto, quando tivermos e SE tivermos uma nova chance de ferrar com o co-coirmão, o façamos sem dó nem piedade.

    1. Inter sempre foi bondoso.

      Exemplo foi os ingressos no Grenal do anos retrasados.

      E naqueles grenais que poderíamos ter passado o rolo e não fizemos.

      Já eles, quando puderam, meteram 5 gols e tentaram fazer mais.

  9. Dono de meros 59% de aproveitamento, o Inter é o sexto melhor ataque – com 13 gols marcados. Grêmio, Ypiranga-RS, São José-RS, São Paulo-RS e Juventude aparecem à frente.
    Na defesa, o Colorado levou sete gols e é o quarto no aspecto menos vazado. Atrás de São José-RS, Juventude e Novo Hamburgo.

    Isso no Gaúchão. Como será no Brasileiro?

    1. Uma vergonha o time do ARGEL, e pensar que a saida do DALE iria resolver todos os problemas

      1. Se não houver uma reviravolta bem grande a chance de frequentar a parte de baixo ou mesmo cair é bem grande. Mais ainda pelos comentários sobre contratações.

        1. O INTER precisa contratar o NENE do VASCO nem que seja por uma ano para dar mais uma transição
          Mil vezes melhor que MICHEL BASTOS E TEOS da vida

          1. E precisa URGENTE mandar o ARGEL para Santa Catarina. Se é que ainda querem ele por lá. Sonho com um treinador por um longo tempo no Inter, mas com certeza não o Argel.

          2. Inter precisa não apenas de treinador mas de jogadores
            Tem de mudar os perfis de contratação
            Precisamos de dois zagueiros de perfil diferente para começar a montar o time

          3. Concordo. Mas não considero o Argel competente para montar o time com QUALQUER jogador. Para mim, trazer reforços com o Argel de treinador é jogar dinheiro fora.

    2. A torcida (que só deve torcer, segundo nosso presidente) sabe
      que o Charmosão só engana bobo. Há cinco anos que ganhamos e a direção comemora
      mais do que a torcida. Pois nestes cinco anos nos resumimos a esta bosta.
      Nove rodadas se passaram e o Inter não consegue entrar no
      G4 de um campeonato quase amador. E para esta direção e comissão técnica de
      merda está tudo bem.
      Repetindo o que disse o Paulo; se não conseguimos entrar
      no G4 do Charmosão, o que será de nós no Brasileiro?
      E não se vê reação nem da direção nem da torcida. O Inter
      está se encaminhando para um ano de sofrimento, fiascos e enorme risco de brigar
      para não cair. E esta direção incompetente e arrogante navega em mares
      calmíssimos. Para esta corja parece que está tudo bem. Este conforto gera
      suspeitas cada vez maiores. Alguém está se beneficiando e certamente não é o
      clube.

  10. O Esporte Interativo já fechou contrato para o Brasileiro, de 2019 a 2024, com sete clubes da Série A, sete da Série B, e um da Série C. Com isso, o canal atingiu o número mínimo de times para realizar seu projeto de transmitir o Nacional. A informação está em processo do Cade (Conselho de Administração do Direito Econômico).

    O organismo investiga a negociação de direitos do Brasileiro-2019 e mandou questionamentos para a Globo, o Esporte Interativo e um grupo em torno de 16 clubes.

    Ao responder seu questionário, a Turner listou os times com os quais já fechou contrato. Da Série A, foram Atlético-PR, Coritiba, Internacional, Santos, Santa Cruz, Figueirense e Ponte Preta. Da Série B, assinaram Bahia, Ceará, Sampaio Corrêa, Criciúma, Joinville, Paysandu e Paraná. E há o Fortaleza da Série C.

    Ontem comentei que achei precipitado o acerto do Inter com o EI. Hoje vendo os clubes que fecharam, vejo com temerário o acerto. O Santos, único grande junto ao Inter, anda dando tiro para todo lado, até mesmo confeccionando as próprias camisas. Piffero, que queria reformar estádio sozinho agora põe o Inter junto aos pequenos. Como clube e como time.

    1. Se a grana for melhor ou igual prefiro o EI, teremos até mais exposição na TV Fechada.
      Ainda acho que o INTER fez este negócios pela grana imediata, diferente da GLOBO o EI liberou parece já.

      1. O brabo eh a globo jah barrou a entrada desse canal nas operadoras principais antes…imagina agora? Mas falta 4 anos ainda…

          1. A turner tem fox, fx, está ultima foi utilizada para passar a libertadores de 2015.

          2. Ta confundindo
            Turner e Fox são empresas diferentes
            Turner tem TNT, SPACE, CARTOON entre outras

      2. Sinceramente, eu não acredito que o dinheiro seja maior. Tanto que, segundo noticias do próprio Inter, o acerto até agora só deu 23 milhões ao Inter. Não sei até que ano, mas faltaria o conselho aprovar para chegar até 2024 e os aos quarenta mil. Eu penso que faltou negociação e sobrou precipitação.

          1. Mas é de luvas que eu estou falando. O SP faturou 60 milhões. O Grêmio parece que mais ainda. Porque só o Inter levaria menos? Com relação ao valor do contrato em si, pelo que li a Globo aceitou o sistema de divisão similar ao inglês.

          2. Porque a Globo só mudou as regras depois que o EI já tinha assinado com alguns clubes?
            Por medo de perder mais clubes
            O Gremio já disse, nunca iria acertar como EI devido a RBS isso é fato, braço da RBS o gremio

          3. Não falo do Grêmio, mas dos outros. Mesmo se a Globo mdou as regras depois acho precipitado ter assinado. Mas cada um tem a sua opinião.

          4. Não é questão de opinião, acho que foi questão de ocasião
            E sendo um dos grandes do Ei o Inter poderá ter até mais ganhos futuros
            Na Globo seriamos eternos do terceiro grupo

          5. Não falo do Grêmio, mas dos outros. Mesmo se a Globo mdou as regras depois acho precipitado ter assinado. Mas cada um tem a sua opinião.

  11. Inter repete hoje
    Eduardo Sasha; Vitinho e Aylon

    Quero só ver o desempenho
    Tenho a impressão que irá ser mais um dos jogos fracos no ataque, principalmente pela individualidade do Vitinho

      1. Teoricamente não seria ruim. Sanha aberto pela direita, Vitinho pela esquerda e Aylon na frente.
        Mas daí o Argel coloca o Vitinho de falso 9 com um 9 em campo, sendo que este é deslocado para a lateral e o Sasga recuado para armar… aí fode com tudo.

  12. O Inter sempre foi massacrado pela imprensa, enquanto que
    para o gfbpa são somente afagos, desculpas e acobertamento dos problemas.
    Pois há uns meses atrás alguém falou que esta falta de
    cobrança era prejudicial ao gfbpa. Que mantinha o clube acomodado. E ao
    contrário disso, as permanentes cobranças eram benéficas ao Inter.
    Como está a cobrança da imprensa com este ridículo 5º
    lugar após 9 rodadas do Gauchão?
    Tenho a impressão que a imprensa está mudando a
    estratégia…

    1. Engraçado que ano passado disputando a libertadores o imprensa cobrava demais do AGUIRRE
      Este ano o ARGEL vive no paraiso, o Gremio disputando a Libertadores e na frente do Inter
      Tudo o que eles querem
      Para que pressionar

    2. Engraçado que ano passado disputando a libertadores o imprensa cobrava demais do AGUIRRE
      Este ano o ARGEL vive no paraiso, o Gremio disputando a Libertadores e na frente do Inter
      Tudo o que eles querem
      Para que pressionar

  13. O Inter sempre foi massacrado pela imprensa, enquanto que
    para o gfbpa são somente afagos, desculpas e acobertamento dos problemas.
    Pois há uns meses atrás alguém falou que esta falta de
    cobrança era prejudicial ao gfbpa. Que mantinha o clube acomodado. E ao
    contrário disso, as permanentes cobranças eram benéficas ao Inter.
    Como está a cobrança da imprensa com este ridículo 5º
    lugar após 9 rodadas do Gauchão?
    Tenho a impressão que a imprensa está mudando a
    estratégia…

  14. Não se esqueçam que temos dons de médiuns, principalmente o de ressuscitar os mortos

        1. Acho que essa nem a nossa zaga kkkkkkk

          Mas esse Mignolet é uma fotocópia do Muriel

  15. Manchester x Manchester no 27..
    .
    Lajeadense x Inter no 126 as 4

  16. Caras, não sei se é pela situação toda que o país tá passando, mas to muito pessimista com relação ao Inter.
    Tanto no curto prazo com El Argel(futuro treinador da seleção portuguesa) e a 5ª colocação no gauchão como também com essa história do patrocínio da TV.
    Isso aí pode dar uma merda grande demais, se fizermos o negócio errado.

    1. acho que se o inter não tiver atuação convincente hoje e se perder pro flu na quarta, cai o argel

  17. Quero muito que sejamos hexa do gauchão, mas, quero mais ainda que esse Argel caia fora! Tomara que alguem da direção veja o blog, tomara que nossos comentários sirvam pra alguma coisa.

    1. Nao servem. Senao ja teriam se ajeitado a pelo menos uns 5 anos atras pelo menos. Os defeitos, os erros sao sempre os mesmos…

  18. Do Twitter:
    O meio-campo, Gastón Ramírez, 25, canhoto e com 1,83m, foi oferecido ao colorado. O Inter não teve interesse. ?

    1. Tomar no c… Esse cara é muito bom de bola e novo.
      Estamos na merda mesmo.

        1. Me interessa também. Acho que tá faltando jogador assim. Precisamos de elenco.

          1. Pois é. É jovem e com passagem na Europa… aqui so vem se passou por figueirense, criciuma ou avai.

    2. Bah…esse cara eh muito bom…soh pode ser brincadeira nao ter interesse…

    3. Faria dupla com o Andrigo. Valdívia e Sasha na frente, Aylon reserva. Só ia faltar um goleiro e um zagueiro.

    4. Mas comprar um argentino de um time da 5 linha, que não fez 10 gols na carreira é viável.

      Essa direção é estanha.

      Nem que fosse por empréstimo, com passe fixado.

        1. Fiz um comparativo com Luque.

          Esse Ramires, se não tem dinheiro, poderia vir por empréstimo.

          Se vingar, contrata. Seja com sonda ou outros empresários.

  19. Esse Van Gaal me dá nojo. Esta fazendo a mesma coisa que o Abel fez. Com um elenco caríssimo e com a temporada jogada no lixo, começa a colocar os jovens no time, estes mesmos jovens que vem salvando ele de uma temporada vexatória para o custo desse time. No fim ainda vai se vangloriar por isso.

    1. Bela comparação.
      Lingard, Martial, Rashford. Estes estão salvando a pele do Van Gaal.

      1. Me lembro que uma vez colocou, acho que foi o Aylon, aos 47do segundo tempo e na coletiva falou que estava lançando os jovens. Muito fanfarrao. Kkkkkk

        1. Kkkkkkkkkk…
          Sim, foi na partida que os torcedores se revoltaram de vez e ficaram esperando os jogadores sairem do estádio.
          Depois desta partida, ele largou o Moura por umas 5 partidas e foi quando o Inter começou a melhorar no campeonato, com o Sasha na frente.
          Mas o herói retornou com gol salvador na vitória contra o CAP no Paraná.

          1. Exatamente. Ficou um tempinho que o Moura so entrava nos jogos fora de casa…

          2. Que faaase. Abel Braga se queimou muito nessa última passagem. E pior que foi por “mmeritos próprio…

          3. Verdade…
            Taticamente ele não é dos piores, seu problema é nas escalações.

Comments are closed.