Botafogo 2 - 2 Internacional (Gols: Danilo 54', J. Carbonero 59', C. Medina 66', A. Bernabei 74') Athletic Club 1 - 2 Internacional (Gols: Kauan Rodrigues 16', Bruno Henrique 32', A. Bernabei 63') Próximo: Internacional x Fluminense - 03/05 18:30 Próximo: Coritiba x Internacional - 09/05 16:00 Próximo: Internacional x Athletic Club - 12/05 19:30
Botafogo 2 - 2 Internacional (Gols: Danilo 54', J. Carbonero 59', C. Medina 66', A. Bernabei 74') Athletic Club 1 - 2 Internacional (Gols: Kauan Rodrigues 16', Bruno Henrique 32', A. Bernabei 63') Próximo: Internacional x Fluminense - 03/05 18:30 Próximo: Coritiba x Internacional - 09/05 16:00 Próximo: Internacional x Athletic Club - 12/05 19:30
Enéas, Jogo do Inter

INTER x Sport

Por Enéas Gesing May 26, 2016 1,269 Comentários
Colorado Narrador Ouvir este post
0
(0)

downloadPor indicação do Cristian,  comecei a ler um livro excelente sobre estatísticas no futebol: Os Números do Jogo (Anderson, Chris; Sally, David). Minha ideia inicial não era falar hoje sobre ele, mas um lance no último jogo me chamou a atenção.

O livro mostra como a estatística pode ser aplicada ao futebol, explica que várias empresas estão se especializando em coletar dados sobre as partidas e que alguns clubes europeus já possuem centros próprios de análise de dados.

Mas o que quero destacar aqui para vocês é a parte que trata da eficiência dos escanteios alçados na área. Uma análise com centenas de jogos das ligas europeias demonstrou que somente 20,5% dos escanteios do tipo se convertem em finalização. E destas, somente 1 em cada 10 se convertem em gol. Ou seja, cada escanteio vale 0,022 gol ou, em outras palavras, é preciso cobrar 45 escanteios para fazer um gol.

Clubes como Barcelona e Chelsea, conhecedores dessa estatística, já desistiram de cobrar o escanteio da forma tradicional há muito tempo.

Alguém pode argumentar que é melhor ter 0,022 gol do que nenhum, mas aqui entra o que me chamou a atenção no último jogo, e que também ganha destaque no livro. A cobrança de escanteio tradicional exige a subida dos zagueiros para que tentem a conclusão, o que amplia os riscos expondo o time ao adversário. Percebam no vídeo abaixo, do blog Foot Brazil, que o segundo gol do Sasha nasce justamente de um escanteio do São Paulo (a partir de 1:30):

A arrancada do Willian encontra a defesa do São Paulo toda desarrumada.

Mas por que os técnicos insistem nesse tipo de escanteio? A resposta é simples: pelo mesmo motivo que jogamos na loteria. As chances são pequenas, mas a possibilidade de altos ganhos em um curto prazo nos leva a jogar. A diferença é que jogar na loteria não representa grandes riscos.

Os técnicos deveriam avaliar melhor se realmente vale a pena. Na minha opinião, não vale.

Mudando um pouco de assunto, fiquei impressionado com o último jogo. Não pelo resultado épico. Não pela reação com um jogador a menos. Não pela excelente jogada de Willian. Fiquei impressionado pela forma com que o time encarou o jogo: como uma final. A reação do banco de reservas quando Sasha faz o segundo gol, deixa claro o quanto o Inter queria vencer o jogo.

Claro que não é sempre assim (que pena!), mas jogos como este nos fazem acreditar que algo pode ser diferente nesse ano. Já escrevi que acreditava nessa possibilidade porque finalmente entramos no Campeonato sem sermos favoritos e sem medalhões que não se comprometem com o clube (existem exceções, como D’Alessandro, mas de modo geral, medalhões chegam, não se comprometem e vão embora).

Pensando nisso, com base no histórico recente que postei antes do jogo contra a Chapecoense, montei uma tabela que mostra quais são os resultados possíveis e que precisamos no 1º turno, para chegar no G4 ou no título. Na coluna PG estão os pontos que ganhamos até agora:

Parece forçar a barra não esperar nenhuma derrota para chegar ao título. Certamente elas ocorrerão, mas não podem estar na meta. Por outro lado, estão previstos 9 empates no Caminho do Título, que poderiam ser 3 vitórias e 6 derrotas, com a vantagem de que o número de vitórias é critério de desempate.

Colocando os valores em um gráfico, podemos acompanhar nosso desempenho e como estamos na briga. Percebam que é a partir da rodada 11 que começa a definição por G4 ou título:

Evolução Inter Brasileirão

Para nossos objetivos de G4 ou de título, o resultado para hoje, contra o Sport, tem que ser a vitória. Então, pra cima deles Colorado!

Concurso do BV

Faltam 10 dias pra você enviar sua foto para o concurso do BV e concorrer a vários prêmios incluindo ingressos para jogos! Leia mais AQUI.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

BLOGVERMELHO.COM

Inter Dê Suas Notas

Internacional 2 x 0 Chapecoense-sc
Estádio Beira-Rio

Ajude a eleger o Craque do Jogo!

(Vote apenas se você assistiu a partida e uma vez só por jogo por favor)

Titulares

Sergio Rochet

G
5.0

Bruno Gomes

D
5.0

Gabriel Mercado

D
5.0

Félix Torres

D
5.0

Vitinho

M
5.0

Bruno Henrique

M
5.0

Rodrigo Villagra

M
5.0

Alan Patrick

M
5.0

Matheus Bahia

M
5.0

Rafael Borré

F
5.0

Johan Carbonero

F
5.0

Suplentes

Alexandro Bernabei

D • Entrou aos 62'
5.0

Paulinho Paula

M • Entrou aos 62'
5.0

Victor Gabriel

D • Entrou aos 69'
5.0

Thiago Maia

M • Entrou aos 83'
5.0

Alerrandro

F • Entrou aos 83'
5.0

Treinador

Paulo Pezzolano

Professor Colorista
5.0