0
(0)

De vez em quando, o sol bate mais forte no nosso telhado e somos agraciados com um sensação especial. Um calorzinho onde antes era frio, uma felicidade espantando a tristeza. Qualquer um de nós já sentiu isso. Nós colecionadores, em especial, sentimos isso quando uma camisa repleta de significados cruza nosso caminho. É o caso da peça de hoje na coluna.

Essa maravilhosa camisa pertence a um dos maiores esquadrões da história, o Rolinho tetracampeão de 1950/1953 que encheu os olhos dos colorados insatisfeitos com o término do Rolo Compressor nos estertores da década de 1940. Produzida pela Malharia Renner, ela vestiu dois ponteiros-esquerdos históricos, um deles simplesmente o maior artilheiro do Internacional mesmo depois de mais de 100 anos de futebol: Carlitos e Canhotinho.

Carlitos foi o nome do Rolo Compressor que permaneceu no elenco para a próxima década. Autor de 485 gols pelo clube, sendo 42 em Gre-Nal (recordes absolutos e que nunca serão igualados), jogou apenas no Inter por toda sua carreira, de 1939 a 1951, quando se aposentou. Faleceu em 2002. Dele existem deliciosas histórias, a saber:

Nunca perdeu um pênalti.

Foi o responsável por Tesourinha virar ponta-direita. Segundo o próprio, “não tinha como ser titular naquela ponta-esquerda com o Carlitos. Então fui pra direita”.

Colorado até o último fio de cabelo, seus três filhos ganharam nomes com a letra inicial I.

Canhotinho (José Paz Nunes da Rosa) chegou em 1950 e virou titular. Foi tetracampeão gaúcho e permaneceu no clube até 1959. Foi o autor de um dos gols na goleada de 6×2 imposta ao maior rival nos festejos (fúnebres) de inauguração do Estádio Olímpico em 1954.

Atualmente essa é a camisa mais antiga do Internacional a vir a público. Aguardamos ansiosos por imagens de peças anteriores a esse período. Quem sabe um dia não possamos até mesmo colocar as mãos e olhos em cima da primeira camisa do clube? Sonhar é necessário.

Para melhor visualização, clique na foto para ampliá-la.

 

  • Flavio Richter, 41 anos, contabilista e colecionador de artigos históricos do Internacional. Se você tem um, me procure via Facebook.

 

 

147) 1950                         148) 1950                           149) 1950

 

151) 1950      157) 1950                           158) 1950

 

159) 1950

 

 

carlitos 1945b

Carlitos em ação no RJ contra o Flamengo em 1949.

carlitos plano inclinado 1945

A pintura do exato momento do Gol do Plano Inclinado, 1945.

carlitos6

Retrato de Carlitos, década de 1950.

canhotinho 1952b

Canhotinho no Internacional.

canhotinho 1952d

Comemoração de gol (mais um) do Rolinho.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

149 Comments

    1. Bah, sinto uma tristeza profunda. Como se não bastasse o final de semana passado, hoje faz dois anos. Essa foto mostra bem o sentimento que o Fernandão tinha para com o Inter. É o mesmo sentimento que nutrimos por ele. Saudades…

      1. Se não me engano foi o último jogo que ele marcou gol pelo Inter. Tripudiaram dele pq ele perdeu uma bola no meio campo contra o Ju que causou o gol da derrota no jogo da ida,

        Daí no jogo da volta ele tripudiou de volta.

        1. Que foto, né? Muitos atletas batem no peito, beijam distintivo e o escambal, mas nesse caso, a gente sabe que o coração dele era vermelho, verdadeiramente.

        2. Tudo no Fernandão era amplo, todos seus feitos atingiram status de lenda porque só as melhores histórias aconteceram com ele. Três gols numa final depois de errar no jogo anterior e assumir a culpa em público. O rasgo eterno de uma touca de 15 anos.

    2. É “o cara” do Inter. Sem mais. Crescia em decisões, acalmava e praticamente treinava o time dentro de campo. Capitão deste naipe nunca mais teremos.

  1. Sempre tem um fotografo na hora certa e no local certo (apesar de ilegal)…. (F5)

    1. O fotografo….Ele ta em campo??? Acho que naquela epoca nao tinha zoom muito forte ainda..

      1. Exatamente… ele tinha que entrar em campo para conseguir essa foto…mas naquela época era mais “liberal” a coisa…lembro de assistir videos onde após um gol reporteres e fotógrafos entravam em campo para falar com os jogadores.

  2. Numa boa, Douglas costa não deveria dizer que todos os técnicos brasileiros juntos, não dariam um pepe Guardiola. Ninguém que entenda minimamente de futebol, deixaria de reconhecer a excelência enquanto técnico, do Guardiola. Mas fica a pergunta: Ele seria assim tão magnífico se tivesse equipes meia boca, que se desmantelam na primeira janela de transferência, em um campeonato onde no mínimo 4 equipes disputam o título e o treinador nunca consegue dar sequencia a um trabalho? Essa eu gostaria de ver.
    De QQ forma achei ofensiva e arrogante a afirmação do Douglas.

    1. Só ele treinando uma equipe daqui para saber. Mas não achei arrogante, se ele diz isso, é porque o Guardiola foi um bom professor para ele, ao contrário dos outros que treinaram ele ou que ele ouviu dos amigos. Mas é certo que lá um treinador consegue fazer melhor o seu trabalho com um clube organizado e bons jogadores. Mas isso não tira os méritos do Guardiola.

      1. Mas não se discute a competência ou os méritos do Guardiola. Achei arrogante e até mesmo temerário (ele é um atleta selecionável) quando ele diz que todos os técnicos brasileiros juntos não se equivalem ao Guardiola. Mas eu particularmente acho ele meio marrento mesmo, mas é novo ainda, então…

  3. Aproveitando o momento revival, achei esse compacto do primeiro grenal do Beira Rio. Foi no festival de inauguração e não terminou por causa de uma pancadaria generalizada. (F5)
    https://youtu.be/TCj2VKxJLTY

    p.s.: Quem tiver algum vídeo do grenal do OCTA de 1976, por favor avise pois, por incrível que pareça, não temos sequer um registro deste momento histórico….

  4. Que bela camisa. E que história. Alguem sabe contar como o gol do plano inclinado aconteceu? E parabens e obrigado Flavio por compartilhar conosco.

      1. Boa kkkk mas ele falou quem teve sorte foi o fotografo….sorte não existe…o fotografo tava preparado!!

        1. Imagina o que era o equipamento naquela época (1945)… flash de lampada one way, foco, abertura e tempo na mão….. tinha que ser galo.

    1. Parece que tem uma notícia que o Inter vai fazer outra proposta daqui a uns dias, meses, anos, sei lá. A intenção é contar com o jogador quando este fizer trinta anos, pelo jeito.

    2. Parece que tem uma notícia que o Inter vai fazer outra proposta daqui a uns dias, meses, anos, sei lá. A intenção é contar com o jogador quando este fizer trinta anos, pelo jeito.

    3. Parece que aumentar a oferta.

      Dinheiro + dois da base.

      Pega e entrega o beira rio, logo.

      Por mim, usava esse dinheiro e contratava um zagueiro decente.

      1. Sem técnico não adianta contratar ninguém, o esquema é: jogamos por uma bola.

      2. Apesar de gostar muito do futebol do Nico, também acho muito mais importante um zagueiro. Já diminuíram a qualidade defensiva (ainda mais) vendendo o Nilton e trazendo o Anselmo.
        Poderiam investir no Lucas Mendes, que está nas arábias. 25 anos, bom jogador, com experiência na França.

        1. Precisamos de um meia inteligente com urgência urgentíssima. Esse meio do Inter é de doer.

          1. Seijas, Valdívia e Anderson já têm como resolver. Para a defesa não temos um reserva decente, para nenhuma das posições!

          2. Sim, precisa vir um titular (de verdade) para deixar a situação mais realista.

          3. Precisamos de dois zagueiros, mas se não temos meio não adianta os zagueiros.

          4. Na verdade, verdadeira, teríamos que 1° contratar um técnico de verdade.

          5. Eu também penso assim. Mas esse espécime está em extinção no Brasil. E para trazer de fora e mandar embora três meses depois sem chance nenhuma de conhecer jogadores, sem reforços, é melhor ficar com Argelão mesmo.

          6. Já me rendi a esta tese. O Tite não vem nem se for demitido, então melhor ficar assim até dezembro.

          7. Tb acho melhor, vai ter eleições e quem sabe a torcida corre essa corja finalmente de lá.

          8. Só sei de uma coisa, de Afanando e Manguaço não vou, dai nesse caso vou de Almirante.

          9. Então, Paulo, embora o Z4ndrão mande mal pra caramba nos bolões, o nome do técnico ele acertou em cheio: o Fernando Diniz está caindo de maduro para treinar algum grande clube.

          10. Acho que não vai dar tempo. O Flamengo está de olho. Capaz de pintar na Série A.

          11. Fudeu, é um cara barato, se eu fosse dirigente do Flamengo não pensaria duas vezes. Tem tudo para dar certo, outro clube identificado com o futebol para frente. Uma pena que estejam tentando apagar esse histórico no Inter.

          12. Acho que não é melhor lugar para ele estrear na 1ª Divisão, mas enfim…

          13. Pra mim é o melhor de todos, se ele cair nas graças da torcida já era. E tenho certeza que iria cair.

          14. Mas isso é difícil acontecer. 3 resultados ruins e acabou a paciência.
            O Mano e o Muriçoca não conseguiram se criar.

          15. Vi apenas o jogo do Audax contra o Corinthians, onde depois de levar o empate o time foi pra cima dos gambás entrincheirando eles. Mais não vi, por isso não posso comentar. De qualquer forma será que o seu time jogaria da mesma forma se fosse um dos grandes? Ou o time dele joga assim porque não tem nada a perder?

          16. No jogo final contra o Santos, só deu Audax. Eu nunca vi um time grande jogando em casa entrar na roda pra um time pequeno e não conseguir esboçar reação. O jogo só não foi para os pênaltis porque o Ytalo é uma naba e perdeu dois gols feitos.

          17. Acho que o tamanho do time não mudaria nada, só melhoraria pela maior qualidade dos jogadores. Ele joga abafando a bola, sempre atrás dela, e depois que a tem os jogadores todos se aproximam e tentam jogar em toques curtos e em constante movimentação em progressão para a frente. Sério, vi o jogo do Oeste contra o Vasco e em certos momentos parecia que eu estava vendo o Barça do Xavi e Iniesta nos tempos áureos. E estou falando sério, fiquei impressionado. Nunca vi um time jogando assim aqui no Brasil, nem o melhor Curintia do Tite.

          18. Anderson não resolve coisa nenhuma. A não ser que resolva ir embora. Seijas é uma incógnita, não sabemos se joga e se engrena logo e Valdívia não é um meia que pense e distribua o jogo.

          19. Discordo. Valdívia já fez a quarta posição com razoável qualidade. Anderson tava melhorando devagar, ajudava. E o Seijas é muito bom jogador, chega saudável, não tem como não assumir a titularidade rapidinho.

          20. Sim, mas ele fazia umas boas jogadas pelo meio, não precisa necessariamente ter um enganche, melhor não ter se é pra ter um fraquinho.

          21. Caro Leo B., o time precisa ter dois armadores.
            O Valdívia está mais para atacante.
            O 60% é insuficiente para brigar por algo.

          22. Dá para jogar sem dois armadores, vide crucêro do M. Oliveira (Leo B. é a pqp, aliás), claro que prefiro ver seis contratações, mas não rola. Se dá pra trazer um ou dois, que venha um defensor dus bão.

          23. Precisa de 3:
            Zagueiro, meia e atacante.
            Com menos que isso é grupo para Sulamericana. Não é sempre que a tabela vai ajudar.

          24. Sobre a tabela, é muito pertinente a observação. Até o freNAL passaremos pela melhor fase. E vencemos os dois jogos mais difíceis, incrível! Não dá pra torrar essa gordura tão cedo, mas o campeonato esse ano está na feição mesmo para o Argel, a direção é que precisa fazer sua parte.

          25. E vem ajudando desde o ano passado. Fomos vice do segundo turno com o Argel e por muito pouco não pegamos uma Libertadores.

          26. Cabe lembrar que nesse meio tempo o time foi eliminado na Copa do Brasil e deixou de ganhar a 1ª Liga.

          27. Sim, mas para o Argel eu já achei muito ele ter chegado onde chegou. E agora com esse time fraquinho só contando com a sorte mesmo

  5. Quantas partidas o time jogava por ano naquela época? 486 gols somente pelo Inter é muita coisa. E, a propósito, que saudade de um time que jogue com intenção de fazer gols e não sofrer por uma bola.

  6. a pergunta é quantos jogadores começam e terminam no mesmo clube hj no Brasil

    1. No mundo todo infelizmente é assim. Não é a toa que jogadores como Totti e Rogério Ceni vão ser lembrados por muuuuito tempo.

  7. Teus posts sao sempre show de bola. Tua coleçao é invejavel. Continue a nos enriquecer com estas imagens e historias.

  8. A camisa é realmente maravilhosa.
    Teria sido esse o tom de vermelho original dos uniformes?
    Essa peça foi usada pelo Carlitos em algum jogo?

    1. O Carlitos deve ter usado essa camisa quase a carreira inteira, um jogo. kkkk

        1. Ivo Wink, goleiro: foi a grande revelação de 1941 no São José-POA e continuou a brilhar por mais alguns anos no Internacional, sendo convocado pela Seleção Gaúcha.

          Alfeu, zagueiro pela direita: já anos antes andara pelo Internacional, formando a famosa dupla com Natal. Ambos foram parar no futebol paulista, mas Alfeu voltou em 1940. Um dos zagueiros mais perfeitos e velozes do futebol gaúcho em todos os tempos. Veio do futebol fronteiriço do Rio Grande do Sul.

          Nena, zagueiro pela esquerda: descoberto pelo treinador Ricardo Diez, naquele mesmo ano de 1942, no futebol varzeano de Porto Alegre. Um dos grandes de todos os tempos na posição. Tinha apelido de ‘Parada 18’ porque passar por ele era dura empreitada. Foi reserva da Seleção Nacional no Mundial de 1950, no Rio de Janeiro.

          Assis, lateral-direito: jogador de alta técnica e exímio cobrador de tiro-livres. Originário de Uruguaiana, o lateral teve problemas com o excesso de peso e foi um dos primeiros do Rolo a requerer substituto.

          Ávila, centromédio: grande jogador da posição. Veio para Porto Alegre em 1941, de Pelotas, doente. Hospitalizou-se no Hospital da Brigada, pois era soldado dessa corporação. Os médicos duvidavam que ainda pudesse jogar futebol, de tão abatido pela sífilis que estava. Mas, homem de ferro, se recuperou logo para tornar-se um dos astros máximos da equipe.

          Abigail, lateral-esquerdo: comprado do Força e Luz, no início de 1942, era um dos jogadores mais regulares do time. Foi assim durante toda a sua carreira.

          Tesourinha, ponta-direita: jogador ‘prata da casa’ saído dos juvenis em 1939, jogou durante longo tempo na Seleção Nacional. Tinha um drible desconcertante, que encantava o espectador. Havia torcedores que íam ao campo só pra ver Tesourinha jogar.

          Russinho, capitão do time, moço rico de bacharel. Grande dinamismo e técnica razoável. Jogava futebol mais por amor ao esporte do que por necessidade de dinheiro, mas foi fundamental nas conquistas do time.

          Vilalba, argentino vindo de São Borja para um teste. Aprovado, mostrou ser um grande centroavante. Saindo do Internacional, foi jogar no Palmeiras e teve boa atuação. Voltou ao Internacional e encerrou sua carreira com a camisa vermelha.

          Rui, veio de Alegrete e era um jogador com grande liderança na equipe, pelo ardor com que disputava as partidas. Excelente em qualquer lado do meio-campo. Com Russinho no time, Rui atuava na esquerda.

          Carlitos, zagueiro de origem, veio em 1948 do arrabalde da Tristeza. Devido a sua rapidez, acabou indo para o ataque e, depois, firmou-se na ponta esquerda. Tornou-se o maior goleador gaúcho de todos os tempos. Jogou 15 anos ininterruptos no Internacional e marcou 485 gols ao longo da sua carreira.

          Fonte: Site oficial do Inter

        2. Que linda essa camisa do Ivo Wink, merecia uma reedição, as camisas de goleiros do Inter normalmente são de chorar.

          1. Esse era bonita mesmo, na real no tempo dele várias foram lindas. Nas camisas dele o preto sempre predominaram.

          2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa foi um horror. O Inter tinha que dar um jeito de banir essas imagens.

          3. Estilo Jorge Campos.
            Se o cara olhar direto pra camisa, fica cego.
            Acho que era pra atrapalhar a visão dos atacantes. kkkkkkk

          4. Aguirre Marlon Brando com cara de lunático kkkkk esse time proporcionou fortes emoções.

          5. Fui a todos os jogos dessa campanha, a derrota para o Olímpia foi um dos dias mais tristes da minha vida.

          6. Qualquer Colorado que esteve lá neste dia o tem como o mais triste, fora o pessoal que foi a Abu Dhabi. Foi o dia mais triste do Beira-Rio. Mas diluiu-se em meio a tantas glórias.

          7. Devia estar se preparando para filmar Apocalipse Now ou Os Deuses Vencidos.

    2. A cor era a mesma da camisa do Rolo, acredito. Essa camisa é de 1950 e como Carlitos jogou até 1951 sim, é extremamente provável que tenha sido usada por ele. Lembremos que naqueles tempos não existia troca de camisas nem presentear fãs. Uma camisa ficava na rouparia anos.

  9. Alguém já foste no Bar da Rádio Gaucha ? pareceu bem legal o ambiente.

    Vai ter transmissão dos jogos em 4K.

    Quando for em Porto Alegre quero ir lá.

      1. Aliás, o sinal do SporTV às vezes parece que nem em HD é. Imagina 4K.

  10. O contrato do Taison vai até 30.06.2017.
    O momento de conversar sobre um pré-contrato é agora.

    1. Dependendo da vontade do jogador, daria até para trazer nessa janela. Se ele já resolveu voltar para o Brasil, não teria mais grana que o segurasse. Quem sabe com uns 3 o 4 milhões de Euros tu comprasse.

        1. Valor, mas se ele quiser se fazer de salame diz que não quer a transferência e deixa acabar o contrato. Como te falei, se ele quiser voltar já agora, volta. Só que o clube teria que abrir a mão um pouquinho. Qual a idade dele?

          1. 28 anos.
            Conhecendo essa direção, os caras não vão pagar 4 milhões de euros se no próximo ano ele pode vir “de graça”.

          2. Mesmo que viessem pro Brasileirão de 2017, Sandro e Taison seriam ótimas contratações. Com o estilo repatriação que o Inter gosta.

  11. TAMBÉM QUERO DIREITO DE IMAGEM !!!

    Pela primeira vez na minha vida vou confessar uma coisa aqui, e pelo fato de eu ter a certeza que muito gente vai ler, fico bem à vontade dando muitas risadas.

    EU SOU COLORADO CAMPEÃO com muitas TAÇAS e do meu jeito vou vivendo feliz, mas não uso a CAMISA do INTERNACIONAL na RUA, somente na frente da TV.

    Para eu usar ela caminhando na rua, shopping, supermercado, cinema ou ir ao estádio, somente GANHANDO DIREITO DE IMAGEM dos patrocinadores que aparece estampada nela e á vista.

    Penso que é um absurdo ter que pagar muito caro por uma CAMISA e ainda ser usado como garoto propaganda correndo o risco de ser assaltado, por que o ladrão poderá achar que eu estou podendo.

    Seria muito legal os torcedores exigirem na hora da compra que querem somente o ESCUDO DO INTERNACIONAL como ANTIGAMENTE, seu nome e número de preferência.

    Temos o direito VIRTUAL de receber algum DIN DIN por estar divulgando estas MARCAS tão mais ricas do que nós, e que nem estão aí para as nossas dificuldades.

    Camisa com PATROCÍNIO estampado, somente dentro de casa e bem longe dos olhos das pessoas que estão de plantão para me filmar ou bater fotos.

    Mesmo na frente da TV, vou continuar torcendo muito para o nosso INTERNACIONAL ser TETRA CAMPEÃO BRASILEIRO 2016.

    Abs. Dorian Bueno – Google +, POA, 08.06.2016

Comments are closed.