Primeiramente eu quero me apresentar, meu nome é Nickolas Machado, tenho 18 anos, nasci em Porto Alegre e atualmente moro em Gravataí, que fica a mais ou menos 30km de distância de Porto Alegre. Acompanho o Blog Vermelho desde meados de 2011 e desde então sempre acompanhei e li todos os posts, mas só eventualmente fiz comentários nas postagens, talvez por isso muitos de vocês nem se lembrem do meu nome.
Eu acompanho o futebol e o Inter desde sempre, e além disso eu sempre gostei de ver e analisar um jogo pela parte tática, como o time se comportar com a posse de bola, como se comporta sem a posse de bola, com quantos jogadores eles atacam, qual o esquema tático utilizado, entre outras coisas. E quando o Louis anunciou que estava a procura de novos colunistas eu me candidatei pois acredito que posso acrescentar conteúdo aqui no BV, e gostaria de agradecer a ele por me dar essa oportunidade, espero que esse seja meu primeiro post de muitos.
Inter x Ypiranga
O Inter começou esse jogo com o mesmo esquema utilizado durante toda a temporada, o 4-3-1-2, a única mudança foi a entrada do Alex no lugar do D´alessandro.
Nesse esquema, Fernando Bob faz aquilo que se chama saída de três, que é quando um dos volantes recua para auxiliar a saída de bola, com isso os laterais são liberados para o campo de ataque, Anderson e Dourado tem funções ofensivas e defensivas, já Alex tenta fazer a função de armador, distribuindo o jogo, e Sasha e Vitinho ficam isolados lá na frente com os zagueiros adversários.
Esta formação tática traz alguns problemas que o Inter já enfrenta faz algum tempo, um dos mais evidentes é a falta de compactação ofensiva, ou seja, quando o time tem a posse de bola falta a aproximação dos zagueiros com os meio-campistas e dos meio-campistas com os atacantes, é isso que faz com que o time fique uma boa parte do tempo trocando passes entre os zagueiros, pois como não tem ninguém por perto, a única opção é a bola longa, isto também explica o porquê a maioria das chances de gol são criadas por bolas aéreas, foram raros os momentos em que o time fez uma jogada trabalhada, e quando fazia não convertia em gol. O primeiro tempo terminou com o 1×1 no placar.
No segundo tempo Argel tirou Fernando Bob e colocou Marquinhos, com isso o Inter passou a jogar no 4-2-3-1 com Anderson de volante junto com Dourado, Vitinho pela esquerda, Marquinhos pela direita, Alex centralizado e Sasha de centroavante.
Com a substituição e mudança do esquema tático, foi muito visível a melhora do time em relação ao primeiro tempo, isso ocorreu principalmente por duas coisas: A entrada de Marquinhos no time fez com que ele fosse a opção de velocidade que não tínhamos na primeira etapa, além disso, o 4-2-3-1 favorece a troca de passe, pois os meio-campistas jogam mais próximos, e isso faz com que as jogadas trabalhadas saiam com mais frequência.
Logo no inicio do segundo tempo Dourado fez o gol da virada, e depois do Inter desperdiçar pelo menos umas três chances claras de gol, o Ypiranga empatou numa falha da defesa, em seguida, Andrigo entrou no lugar de Alex, e ele em 20 minutos fez mais que o Alex em 70, e enquanto isso o Inter continuava perdendo gols. Aos 35 do segundo tempo Argel colocou Aylon no lugar de Anderson, a partir disso o time ficou com 4 atacantes e apenas o Dourado de volante, e então foi aquela pressão até o fim do jogo que resultou no gol de Aylon aos 47 minutos. 3 a 2 Inter.
Espero que com essa partida o Argel perceba que o losango no meio de campo simplesmente não funciona e desista dessa ideia. Pra mim, o time ideal seria: Alisson; Willian, Paulão, Rever e Artur; Dourado e Bob de volantes, Sasha pela esquerda, Andrigo centralizado e Marquinhos pela direita; com Aylon de centroavante. Acho que vale a pena aproveitar que estamos disputando apenas o gauchão e pelo menos testar esta formação.

