4.4
(23)

Tive o previlegio de ver Pelé jogar como profissional e num acaso aparecer numa foto de jogo dele.

Era o verão de 1977 em New Jersey. Pelé já estava no Cosmos a 2 anos e perto de sua aposentadoria final. Eu com 10 anos (9 vividos em New Jersey) era mais fã de Baseball e NFL, mas como filho de Brasileiros e nascido no Brasil logo aprendi quem era Pelé especialmente quando em 75 ele veio jogar a quilometros de minha casa.

Nesse tempo vira e mexe alguem me levava num jogo dos NY Cosmos (que apesar de ser New York jogava em New Jersey como cointinua sendo os times da NFL e na Copa quando dizem sede NY mas é NJ na verdade). Acho que a maioria das vezes quer fui ver os Cosmos foi com meu Tio Walter irmao do meu Pai….e talvez fui com meu Pai tambem uma out outra vez.

Em Julho de 1977 os Cosmos jogaram contra o St. Louis Stars no Giants Stadium e eu fui ao jogo. Eu estava na inferior nao lembro em qual fileira mas lembro que decidi dar uma de malandro e tentar ver o jogo o mais perto possivel. Desci a escadaria e fui até a frente e me agachei. Sem cadeira. Acho que fiqueio ali uns 5 minutos antes de um atendente me avisar que eu não poderia ficar ali e teria que voltar a minha cadeira. Tudo bem, voltei.


Passou 3 meses e agora é 1 de Outubro de 1977. Cosmos x Santos a despedida do Pelé. Mais uma vez estou lá. Momento imperdivel. Compramos um Banner da partida e uma revista oficial. O Banner tenho numa parede aqui em casa até hoje. A revista guardada. Mas lá mesmo nessa partida final quando abri a revista e vi a foto centra (esse ai de cima) instantaneamente me reconheci! Mal conseguia acreditar.

Pra quem não sabe. O estadio Giamnts Staium foi inaugurado em 76. E Pelé consegiu a façanha de botar mais publico no ano inteiro no estadio para ver o Cosmos do que o Jets e o Giants da NFL botavam para ver eles. O Cosmos poucos anos antes era um time semi amador, jogando literalmente em baixo de um viaduto! A vinda do Pelé ao Cosmo rende frutos ao Futebol nos EUA até hoje. Sem Pelé futebol nos EUA (o maior esporte praticado) o futebol dos EUA não estaria onde está. A Copa de 90 foi a primeira que os EUA jogou desde a Copa de 50 e os jogadores dessa Copa de 90 semore falam que foi Pelé que os inspirou na decada de 70 a jogar futebol. Sem isso não tem Copa nos EUA em 94 e todo progresso (mesmo que lento) que o futebol tem tido aqui.

Não gosto desse debate de quem é o mior de todos os tempos…acho chato e acho que quem não viveu todos os candidatos não pode ter uma opinião solida pois simplemente não vai entender o contexto de tudo. Dito isso, existem craques aos montes, mas Pelé é unico. Não há no futebol algo parecido. RIP Pelé.

Eu em 1977

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!