4.5
(19)

No recente jogo do Inter contra o Ypiranga, ontem no Estádio Beira-Rio, pouco mais de 14.800 pessoas compareceram ao estádio. Público de fazer inveja… a uma pizzaria!

As condições climáticas e o horário não foram atrativos, além de também prejudicar aqueles que assistiram a partida pela televisão. Poucos lugares além de Porto Alegre tinham feriado ontem. Um feriado no meio da semana não é algo que possamos considerar “quase domingo”. Ficava ruim para quem estava saindo do trabalho assistir ao jogo e o tempo com modo sauna à sombra e churrasqueira ao sol deixou pouco atrativo para quem pretendia ir ao jogo.

Seria mais conveniente executar a partida no horário já tradicional de jogos no meio da semana. Ou, quem sabe, testar um novo horário, como por exemplo as 18h ou 20h. Se fosse mais tarde, a ida ao estádio poderia ser incluída como uma atividade de laser extra. A pessoa poderia passear pela orla do Guaíba, pelo parque Marinha… ou seja lá por onde quisesse, antes de se encaminhar ao jogo e pegar uma temperatura mais amena para a empreitada.

Mas, a diretoria do clube considerou esse fato ao planejar o jogo? O Inter visa se posicionar como um clube relevante não apenas em Porto Alegre, mas em todo o país e até mesmo no cenário INTERNACIONAL? (isso foi de propósito)

É preciso ter em mente duas coisas: primeiro, público, quer seja no estádio cheio, quer seja na audiência da TV/Internet é dinheiro! A segunda coisa é que muito mais do que dinheiro em caixa, público é valor para a marca do clube e isso reverbera em tudo, especialmente quando for negociar contratos de patrocínio e cotas de TV… só pra citar o BÁSICO!

Mas, vá lá… vai que a direção quisesse poupar na conta de luz. Assim, poupando luz e comprando jogadores para repassar em seguida, atletas esses com qualidades questionáveis, teremos um futuro glorioso, não?

É evidente que a diretoria precisa pensar em soluções diferentes e mais planejadas para atrair mais pessoas aos estádios. Métodos usados décadas atrás, como nos anos 70 ou 80, não são mais eficazes e precisam ser atualizados. O clube precisa chegar ao século XXI antes que sucumba! As ações do clube precisam ser melhor planejadas e monitoradas para, assim, consolidar sua imagem como um gigante global ou, do contrário, teremos como opção ficar batendo palmas para os adversários que vencem nossos rivais.

Esse assunto não deixa de ser como o cachorro querendo morder o rabo, pois, não se tem grandes jogos sem grandes jogadores e não se tem bons jogadores sem dinheiro e sem perspectivas esportivas audazes e ao mesmo tempo factíveis. Finanças e Marketing são assuntos que estão está intimamente ligados ao futebol, por essa perspectiva podemos considerar como sendo gêmeos siameses.

Em resumo, para alcançar seus objetivos, o Inter precisa se esforçar em oferecer opções diferenciadas e bem planejadas para atrair mais torcedores aos estádios e ser mais atrativo também na TV. Só assim poderemos ter de volta o que sinto saudade dos anos 70: protagonismo.

 

 

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!