0
(0)

Acendam todas as luzes e sirenes de alerta! Elevem o grau de risco para grau máximo, pois estamos à beira de um ataque terrorista no Beira-Rio. Há várias bombas sendo instaladas nesse exato momento, vindas de toda parte na forma de elogios, gracejos, “reconhecimento” etc.

E essa é exatamente a hora que uma auto-estima baixa e a necessidade de afirmação ferram com o potencial de um indivíduo ou de uma equipe.

A auto-estima baixa vai exultar com a enxurrada de elogios, vai se deleitar, se lambuzar e, enfim, fazer acomodar.

A necessidade de afirmação vai fazer mudar a atitude saudável de auto-confiança equilibrada, isto é, a ciência de suas virtudes na medida certa, para uma atitude de cobrança de reconhecimento pelos outros. Afinal, vocês falavam mal de mim, mas agora mostrei que sou o cara, não é!

Não, você não mostrou, Argel. Nem você, William. Nem você, Danilo. Nem Dourado, nem Sasha, nem Anderson, nem Alex, nem Ferrareis, nem ninguém.

Faltam 30 jogos e a liderança ao final para que vocês possam esfregar algo na cara de qualquer pessoa.

Ano passado, foi exatamente nessa hora que Aguirre e o time se perderam de vez. Aguirre ficou todo faceiro quando a imprensa passou de extremamente crítica para extremamente bajuladora. Foi visível a mudança de atitude dele, a necessidade de elogio, de afago. E assim com vários jogadores do time, Valdívia em especial.

É simples: ou você sabe do seu valor e de seu potencial ou viverá nessa eterna necessidade de auto-afirmação e nessa eterna vulnerabilidade aos elogios.

André Flores, dá o toque na direção, cara. É preciso um ótimo plano para lidar com o oba-oba natural em torno do líder.

A tecla continua a mesma: comissão e equipe limitados, corda esticada, absoluta concentração, candidato mas não favorito, foco jogo a jogo.

Pés no chão e um pouco atrás, não vai fazer mal a ninguém.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

168 Comments

  1. Corretíssimo Pablo. O que pode atenuar um pouco esta bajulação momentânea, é o início da indisposição “global” com o Inter, devido o contrato com a Esporte Interativo. Mesmo assim, aqui na aldeia, isto pode nos prejudicar. Penso que o Argel não tem perfil de que se encanta com elogios, mas posso estar enganado. O Aguirre era um cara de fora, não conhecia as duas caras e a hipocrisia da imrensa. O Argel é vacinado. Só espero que a vacina não esteja com a data vencida.

    1. O Argel foi “elogiado” pelo presidente do coirmão e olha como reagiu? kkkkkk Mas também concordo que não dá pra entrar na onda da imprensa senão a casa cai, o Inter tem que jogar assim, sem bajulação da imprensa, ganhamos do SP na LA de 2006 pq a imprensa já dava como certo o tetra deles, contra o Barcelona a mesma coisa, éramos os azarões e assim tem que ser agora.

          1. Grande Elias. Quando tiveres um tempinho, estou precisando de umas aulas de inglês.

  2. Boa, Pablo. Mas uma coisa me chamou a atenção: nos programas esportivos nacionais vi mais debaterem “quem deve ser o novo técnico do Corinthians”, “Marcelo Oliveira, um técnico ultrapassado?”, “Flamengo precisa de um técnico experiente” do que falarem da liderança do Inter. E não estou reclamando, estou achando isso bom. Não tenho acompanhado a imprensa local pelo simples fato que me cansei (faz tempo já) do tom circense que resolveram adotar por aqui. Mas no âmbito nacional, nem parece que o Inter está liderando.

    1. No Uol a vitória e a liderança do Inter geraram uma linha com letras tão pequenas que tive dificuldades para ler.

      1. O maior destaque foi a derrota do atletico e nao a vitoria do Inter. Ta bom assim pezinho no chao.

        1. O Galo não jogou nada, que a explicação siga sendo esta e o título seja “injusto”.

        2. O Galo não jogou nada, que a explicação siga sendo esta e o título seja “injusto”.

    2. No Uol a vitória e a liderança do Inter geraram uma linha com letras tão pequenas que tive dificuldades para ler.

    3. A tendência natural, Saci, é que a matriz da Globo e a SPORTV gradualmente dêem menos atenção ao Inter, em decorrência da assinatura do Inter com a E.I.a parti de 2019 para tv fechada. Existe um outro fator também: a maioria dos comentaristas, e cito aqui especialmente os pedantes da ESPN, ridiculrarizavam o Argel no começo, e é como se eles agora estivesse embasbacados que o time do Inter esteja apresentando consistência tática. Enfim, como você mesmo disse, isso é muito bom para o Inter. Sempre que tínhamos os holofotes, patinamos. Talvez nosso negócio seja andar à espreita mesmo.

    4. Eu assino o CP e não tem este tom circense típico da RBS. Acho muito caro pagar 50 conto por um jornal com pouquíssimo conteúdo, mas as colunas do Nando e do Hiltor são bem sérias e com conteúdo, não com palhaçada.

        1. O Nando mete o pau direto. Dá pra ver que ele detestava trabalhar lá.

          1. o Nando está para a gaúcha assim como o PVC etá para a ESPN. Os caras eram muito bons para participarem da patotinha.

      1. Td bem, mas o hiltormombach é o gemista mais fanático e mau intencionado que tem na imprensa, isso já de muito, mas muito tempo!
        Mas ele é inteligente, todos elogios e críticas são cuidadosamente construídos para desmerecer o inter e de alguma forma aliviar pro time dele.
        Esse é mais liso que jundia ensaboado.

        1. Eu leio a coluna dele diariamente, é um dos poucos jornalistas que apresenta números, dados, que apura informações adequadamente. Aborda questões políticas e não fica enrolando tipo os da rébis. É jornalista de verdade, se é gremista pouco me importa.

    5. so falaram na espn que o inter é líder das faltas e dos cartões amarelos, só faltou dizer que o inter é líder porque bate muito

      1. Eu vi isso, dor de cotovelo deles, mas é bom que continuem com o desdém.

  3. Boa, Pablo. Mas uma coisa me chamou a atenção: nos programas esportivos nacionais vi mais debaterem “quem deve ser o novo técnico do Corinthians”, “Marcelo Oliveira, um técnico ultrapassado?”, “Flamengo precisa de um técnico experiente” do que falarem da liderança do Inter. E não estou reclamando, estou achando isso bom. Não tenho acompanhado a imprensa local pelo simples fato que me cansei (faz tempo já) do tom circense que resolveram adotar por aqui. Mas no âmbito nacional, nem parece que o Inter está liderando.

    1. Hehehehehe… nenhum dos dois, sou um linguista-cientista-da-computação, rsrsrsrs… Mas curto um pouco psicologia (como leigo, claro).

  4. É isso aí, Pablo.
    Post perfeito para esse momento.
    Com o alcance que o blog tem, certamente chegará até as entranhas do Beira-Rio.

  5. Que me matar do coração com um inicio de texto deste ? Levei o primeiro paragrafo a sério.

    De resto concordo com tudo.

    #pezinho_no_chão!!!

  6. Perfeito Pablo.
    A humildade e a vontade de vencer é o melhor jogador deste Inter atual.

  7. Nenhum link ainda com o jogo completo de ontem?
    Porra, não vi nem os gols ainda, pois, quero ver o jogo inteiro.

    1. Procurei no YouTube agora. Ninguém usou ainda..
      Mas deve sair amanhã. . Eu acho

    2. Acabei de ver de novo no 121 do premiere. Sky
      E verifiquei que o juiz só marcava faltas pra o galo! Aliás, não houve nenhum replay com faltas que não foram marcadas contra nós, mas a mão do paulão passou 382 vezes e meia!
      Tá, eu sou paranóico.

  8. Pablo, parabéns pelo post, é bem por aí mesmo, o Inter vence quando não é favorito da imprensa, quando não tem bajulação, nossa primeira libertadores e mundial vencemos com a imprensa bajulando o adversário e tem que ser assim mais uma vez. Que fiquem palmeiras e grêmio como os grandes times, que jogam bonito e nos deixem jogando nosso futebol feio e violento segundo eles que pra nós tá bom demais assim.

  9. Ah se essa Eurocopa fosse no Brasil…

    Brigas generalizadas sem a policia conseguir administrar…

    Torcedores em diversas vezes jogaram uma porrada de coisas no campo….

    As cidades sedes estão um caos…

    Como é Europa não escandaliza ninguém. Mas se fosse um país de 3ª mundo como o Brasil já eramos chamados de selvagens pela imprensa internacional com o apoio de brasileiros.

      1. Em 1994 todo mundo jogou caladinho a Copa do Mundo com uma onda de calor Surreal nos EUA.

        A Alemanha contra Coreia do Sul jogou com uma temperatura oficial de 46º. Só para se ter ideia o Brasil nunca registrou tal temperatura nosso recorde em toda história é de 44º.

        Agora na Copa de 2014 a imprensa principalmente nacional ficava enchendo o saco dizendo que era muito calor para os atletas europeus aguentar os 28º de Salvador.

        hehehehe

          1. Pois éh. Esses gringos são muito sem noção…

            Chamaram de Manaus de algo como uma vila no meio da Selva.

            “Vila na Selva” que se estive no Reino Unido seria a 2ª maior cidade de lá, e ficaria entre as 10 maiores de todo Europa.

          2. Ingleses são exemplo de educação e conduta, não confunda os torcedores holligans

          3. É? E na india usavam uma vara comprida com uma bola de aço na ponta para quebrar, sem marca, a cabeça dos indianos. Morriam dias depois de concussão cerebral.

          1. Essa é sua opinião e respeito. Já a minha seria obrigação Manaus ser Sede.
            Pode ser incomodo sim, mas te garanto que não é mais do que jogar com 46º (real não estamos falando de sensação). As copas principalmente em países continentais como o nosso tem esse objetivo de apresentar o país ao mundo e a floresta amazônica é talvez a maior referencia do Brasil em todo o planeta.

          2. Bom, esse é teu pensamento, e me vem falar da Dilma
            Copa do mundo não tem nada de apresentar um pais
            Deveria ter sido somente 8 sedes e em locais que o futebol é relevante
            Construa escolas ou hospitais em Manaus com o dinheiro se fosse o caso

          3. Copa do mundo e Olimpíada tem esse papel sim talvez sua formação não seja suficiente para entender.
            Barcelona antes das Olimpíadas de 1992 era uma mera desconhecida cidade espanhola, com a bem sucedida edição daquele ano a cidade entrou para o roll das cidades mais visitados do mundo. A cidade mudou por completo de patamar revolução total.
            E o turismo é um dos principais vetores da economia mundial.

    1. Concordo, porém, ao analisarmos, devemos ver o que tem de bom no senário internacional para copiarmos e melhorarmos. O que de ruim, devemos analisar de modo a não diminuir o ímpeto de cuidar de nossas próprias mazelas.
      Aqui, não é diferente de lá. Assim como a violência por causa do futebol não se justifica nem aqui nem lá.
      Entendi o que queres dizer.
      Mas gostaria de ressalvar que é melhor não tentar diminuir as atrocidades daqui, onde parte de torcidas organizadas tem ligações com máfias, tráfico, e outras coisas pesadas, e incentivam violência como meio de dominação entre fracas cabeças que se deixam levar.

  10. E o presidente do Palmeiras foi na CBF reclamar da arbitragem. Espero q o Pifero esteja atento. Vamos ver como vão ser os jogos deles daqui pra frente.

    1. Exato. Pediu árbitros sem “ranço” contra o Palmeiras, numa descarada e clara tentativa de influenciar dar um jeitinho na questão do apito. E depois dizem que a corrupção é só com os políticos.

  11. Blogueiro, o andré flores não é dessa área. Ele nem conhece a direção!

      1. Acho que de comunicação, ou propaganda ou coisa que o valha. E faz seu trabalho muito bem, por sinal.

  12. Perfeito o post.

    Mas em relação ao ano passado, o que aconteceu com o Inter foi que sucumbiu fisicamente. Sasha e Valdívia ditavam o ritmo do time e chegou num ponto que ambos estouraram. Fora o fato que acontecia e era recorrente em todos os anos, ou seja, o Inter tinha sempre um time no papel e outro em campo. Dificilmente o departamento médico deixava o Inter escalar seu melhor time.

    E há outro fato este ano: aquela “piazada” do ano passado já não é mais tão “piazada” assim. Dourado, William, Geferson, Valdívia e Sasha foram talhados por uma Libertadores e por um ano que aconteceu de tudo. Foram do céu (semi da Libertadores) ao inferno (5×0). Então esta gurizada realmente deve ter o pezinho no chão.

    1. COLORADOS, NO RITIMO E NO CAMPASSO DOS NOSSOS PÉS !!!

      Desejo que o INTERNACIONAL continue nesta levada de ESPÍRITO DE EQUIPE VENCEDORA, conquistando os jogos seguintes fora do Beira-Rio, mesmo com todas estas desconfianças sobre os nossos jogadores.

      Futebol sem vitórias, polêmicas, lambanças, invejas para que a imprensa local possa repercutir e ficar feliz por ser às vezes COLORADA e GREMISTA, não teria graça alguma para nós que somos torcedores.

      A manchete sempre ficará maravilhosa quando o clube mostrar na mídia sua merecida vitória, e um clube grande como o INTERNACIONAL, não deixará entrar no vestiário notícias sobre soberba e salto alto para desviar o foco dos jogadores.

      Ser GAÚCHO e ainda mais LÍDER DO CAMPEONATO BRASILEIRO, para o centro do país é ruim, mas eles não vivem sem os nossos treinadores, por isto COLORADOS sejamos sempre grande com humildade e os PÉS NO CHÃO.

      Abs. Dorian Bueno – Google+, POA, 18.06.2016

  13. Eu vinha brincando nos posts em relação ao que o blogueiro falou. Quando alguém quis dizer que o Inter deveria ser mais valorizado pela campanha, repreendi: “deixa assim que assim está dando certo”. Quanto menos gostarem do nosso futebol melhor. Quanto mais demorarem para fazer oba oba sobre nossos meninos melhor.
    O Argel tem uma receita arcaica de futebol para um futebol que se mostra arcaico (vide seleção) e vai dar certo. Mas vou baixar o sarrafo nessa gurizada para que mantenham a pegada, e guardem o salto alto. Até mesmo que com o futebol, anterior ao jogo do Galo, não tínhamos tanto motivo para pensar teríamos algo de bom. Vamos ver no que vai dar.

  14. To pensando se o Inter ganhar o Brasileirão (é possível com essa tática dele). Se chegamos a Libertadores 2017.

    Será que teriam culhão de trocar de treinador para a Libertadores ?

    A dinâmica da Libertadores é completamente diferente do Brasileiro e completamente antagônica do jeito “Argel” de armar seus times…

    1. Acho que muita gente pensa nisso mas prefere não pensar… é a pergunta proibida, o tabu do momento hehe

      1. É verdade melhor pensar apenas no Brasileirão, alias no Brasileirão não…

        Jogo a jogo…

        #pezinhonochão#

      1. Na Libertadores uma hora você tem que mostrar que tem bola para ser campeão.
        O maior exemplo disso é o Tite que campeão Brasileiro rodou de cara na Libertadores.

    2. Não entendi. Penso exatamente o contrário. O pragmatismo do Argel encaixa ainda melhor em mata-matas. Para mim, o grande desafio é o campeonato de pontos corridos mesmo.

      1. Discordo
        Em mata mata o adversário fará igual
        Vai dar 0x0 todos os jogos do Argel
        Será a maior quantidade de penaltis da história da Copa do Brasil

    1. Quem é Lucas Collar? Se ele estiver certo, acho que Vitinho e Dourado serão chamados.Valdívia é quase impossível.

  15. Acho que com o Argel “segura” não vai ter este problema de acomodação.

    Ele quer muito se firmar como grande técnico e sabe que a única forma é ganhando títulos importantes.

    Acho que ele vai cobrar dos jogadores até o final do campeonato.

  16. Qual o maior intervalo de paz, se contarmos na história do velho continente?
    Acho que por lá o povo está com saudades da batalha. Está no sangue. Substituiriam as armas mortais por vandalismo futebolesco?

  17. Baita post! Concordo com tudo. Na verdade so passei aqui pra dizer pezinho no chao e jogo a jogo

  18. Este Cuevas que o SP contratou do Peru sei não, muito fraco

    PERU fora chupa timeco

    Estádio com 70 mil latinos, USA ta mudando de perfil

    1. A bola pune…

      Jogador peruano, ao invés de confessar a malandragem… Resolveu fazer piada com a fornecedora de material esportivo, inclusive, dando entrevista de que não entendia o porquê de tanta repercussão no seu gol, dito normal.

      1. Mas depois daquele 6×0 contra a argentina que nos tirou o hexa, esse peru deveria ser banido do futebol!

      1. O Inter está negociando com ele segundo o blog.
        Acho ele fraco. Jogador para Coritiba.

        Recebeu 6 chances na seleção, não fez nada. Até hoje não sei como aquele Cruzeiro 2013 e 14 sobre comando dele foi campeão brasileiro.

  19. Falaram que o Cyro Martins (diretor da RBS) adentrou o estúdio do Sala de Redação de ontem para interromper a flauta do Castiel pelos 15 anos sem títulos… aconteceu isso mesmo?

    1. Se aconteceu, lamentável. Cacalo e João de Almeida vivem falando m… , e não são censurados.
      Paulo Santana passou três décadas tripudiando o Inter no JA.

    2. Aconteceu mesmo. Escutei agora. CENSURA DESCARADA. Ainda bem q conseguimos enxergar estas nuances do quarto poder. E mais: NAO PRECISAMOS DA MIDIA!

  20. Segundo a imprensa paulista favorito é o palmeiras que tem um elenco melhor com mais opçoes e um tecnico melhor que tira coelhos da cartola. Já Argel tem estilo simplorio e conhecido de organizar o time, marcaçao e disposiçao somente

    1. O Inter é maior que o Atletico de Madrid, nao tem comparaçao. Argel. Essa eu gostei Mr Argel, pezinho no chao mas sabendo da grandeza do clube.

      1. Claro que é maior. O Argel é muito apaixonado pelo Inter. Da pra ver que ele se cpntrola ao falar. Essa paixao e entrega dele e da equipe é o q vem dando resultado.

        1. O segredo – pelo que li – por aqui, é essa palavrinha > equipe!
          Caraveta e João Goulart, o Mágico fazem parte .
          Tem que fazer um post elogiando – e muito – essa equipe!

      2. Não falou nenhum absurdo, pelo contrário sabe o tamanho desse clube,sem dúvida um dos 20 maiores do planeta, talvez até entre os 10.

  21. Argel diz que nunca foi favorito, não é favorito, não quer ser favorito, tem raiva de quem fala isto, resumindo: #pezinhonochão.

        1. Estava revendo gol anulado, aquela bola do Ferrareis foi consciente e tinha endereço. O Mortinho tirou o gol.

      1. Tu sabe que jogador é cabeça fraca. Argel está certo. O time é limitado e tem de constantemente falar isto pros caras não se acharem.

          1. Tá louco, nessa friaca. Não vejo a hora de fechar a loja e fazer um foguinho.

          2. Tá louco, nessa friaca. Não vejo a hora de fechar a loja e fazer um foguinho.

  22. Já que vivemos num clima mais frio a torcida do Inter deveria incentivar o cachecol com o nome do Inter e abrir durante os jogos , fica legal nas arquibancadas

  23. Vamos ver amanhã se o Leiscester com Grife vai continuar sua saga rumo ao titulo

    Não pode regredir ao jogo do Vitória
    Se tem uma coisa que percebi neste jogo contra o Atletico Mineiro de evolução foi que saimos jogando no inicio mais vertical, sem trocas bizarras de passes atrás, isso me faz pensar se foi a saida do BOB que mudou isso
    Ultimos jogos contra Atlétivo PR e Vitória levamos sufoco nos inícios de jogos pela lentidão e recuos atrás

    1. E a pressa do Danilo Fernandes em repor a bola? Parecia que o time estava perdendo.

  24. Vamos ver amanhã se o Leiscester com Grife vai continuar sua saga rumo ao titulo

    Não pode regredir ao jogo do Vitória
    Se tem uma coisa que percebi neste jogo contra o Atletico Mineiro de evolução foi que saimos jogando no inicio mais vertical, sem trocas bizarras de passes atrás, isso me faz pensar se foi a saida do BOB que mudou isso
    Ultimos jogos contra Atlétivo PR e Vitória levamos sufoco nos inícios de jogos pela lentidão e recuos atrás

  25. Passei aqui só pra dizer: baita post, Pablo, meu amigo. O negócio é esse mesmo, post a post, e, se tudo terminar como imaginamos, mas não podemos expressar ainda, aquela cerveja no final do ano será inevitável. Grande abraço.

  26. Passei aqui só pra dizer: baita post, Pablo, meu amigo. O negócio é esse mesmo, post a post, e, se tudo terminar como imaginamos, mas não podemos expressar ainda, aquela cerveja no final do ano será inevitável. Grande abraço.

      1. Cabelo, legal te ver por aqui ainda, cara! Faz exatamente 10 anos que acessei o BV pela primeira vez. Estava eufórico pela campanha na Libertadores – havíamos acabado de eliminar a LDU – e encontrei o antigo BV underground, com fundo preto. Quem sabe o que a sorte nos reserva, 10 anos depois? Abraço.

        1. Deve fazer mais ou menos isso pra mim também.
          Soube no BV pelas postagens do Louis no orkut. Na época ele estava pedindo imagens de torcedores para produzir o “Soy Loco Por Ti, America”. Bons tempos.
          No entanto durante vários anos os meus acessos foram esporádicos e sem fazer comentários.
          Neste ano temos um início de campeonato promissor, mas contratações recentes não muito encorajadoras.
          Vamos torcer pelo “Simeone dos Pampas”.

    1. Grande Rafael! Cara, vc mora em PoA? Se sim, tenho que dar um jeito de encontrar da próxima vez que for aí! 🙂 Guarda meu email aí: “pablofaria” no GMail.

      Abraço!

      1. Anotado, Pablo. Quando vieres a Porto Alegre, entra em contato. Vamos assar uma carne, um peixe, tomar uma cerveja. E tu, ainda mora em Goiânia? Abraço.
        Em 18/06/2016 13:16, “Disqus” escreveu:

    2. E hoje é aniversário do Gonçalves. Parabéns e tudo de bom, grande Gonçalves!

  27. Boa noite:
    Passei aqui só prá lembrá-los que um fantástico jogador como Leandro Almeida, não pode ficar de fora um jogo tão importante, contra o Figueira. Afinal, vale a Liderança do campeonato.
    Abraços à nação colorada.

  28. Ontem pensei exatamente a mesma coisa, ao procurar notícia do meu Inter e ver que a imprensa já está vendendo Sasha e outras bobagens.

    Logo começarão comparações com as melhores campanhas de pontos corridos, com outras gerações do Inter etc.

    Não acredito em teorias conspiratórias, mas isso tira o foco e desune o grupo.

    Jogo a jogo, e a consciência que a mão que hoje afaga, amanhã será a primeira a atirar pedras.

Comments are closed.