4.8
(12)

Ontem, aos prantos, um amigo meu gremista me disse: o Inter não vai ganhar de nenhum time que esteja disputando o rebaixamento com o Grêmio! Então eu respondi a ele: mas o Inter não ganhou nem dos que NÃO estão disputando com o Grêmio!

Tudo bem, a parte do choro e ranger de dentes é mentira. Mas, o resto do diálogo é verdadeiro… e preocupante! Não podemos confundir a alegria de ver a queda de quem teve várias oportunidades de mostrar honra e foi o primeiro a comprovar sua falta de caráter, no caso, o time do Grêmio abrindo mão da vitória em partidas, vulgo entregando, para prejudicar o Inter.

A nossa tendência é confundir a alegria pelo insucesso gremista como uma “conquista” nossa. Mas, sejamos sinceros, a única coisa que teve nossa participação foi a vitória no segundo grenal pelo campeonato brasileiro (o primeiro foi um empate em 0x0).

Os torcedores do Inter viram os jogadores do time enfrentarem essa última partida contra nosso mais caro adversário, o Grenal número 434, como uma final de campeonato. Isso foi sensacional porque, pra mim, o clássico tem de ser jogado com esse espírito! Até acho que deveria ter um troféu para quem vence a partida de maior rivalidade no mundo! Mas, como dizem, uma coisa é uma coisa… outra coisa é outra coisa. Fiquei muito feliz! Contudo, como me ensinou minha mãe quando eu ia mostrar alguma boa nota conquistada no colégio: não foi feito nada mais do que a obrigação!

Assim, a parte de toda essa farra e diversão pelo rebaixamento gremista, nosso desempenho no campeonato foi, numa ótima otimista e na melhor das análises mediano. Não fosse o baixo nível do campeonato em si estaríamos disputando com grêmio e outros o “destaque” de piores times do campeonato.

Gostaria de chamar a atenção que toda a nossa diferença para a galera do descenso são exatas três vitórias a mais! Vencemos 12 vezes e o primeiro na lista dos rebaixados venceu nove vezes. Isso mesmo! Nossa vantagem são humildes três vitórias que não viraram empate ou derrota num total de 33 partidas disputadas até aqui. Enquanto que, para efeito de comparação, o primeiro colocado tem 22 vitórias.

Então, gostaria primeiro de celebrar nossa permanência na série A. Aproveitar a farra do rebaixamento gremista que, mesmo que não caiam, já valeu pela diversão de ver a imprensa “neutra” fazendo verdadeiros malabarismos pra manter a “good vibe” com nosso antagonista. Além, é claro, da maravilhosa sensação de alma lavada que pode ser resumida naquela lugar comum: o mundo gira, meus amigos!

Assim, lembrando que o mundo dá voltas e abusando dos clichês eu faço o apelo para que a diretoria planeje muito bem nosso próximo ano para que não tenhamos o mesmo desfecho passado nos últimos anos (sem grandes conquistas) ou, até coisa pior porque, como está provando o Grêmio: nada como um dia depois do outro e todas as ações são recompensadas seja para o bem… seja para o mal.

 

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!