Airton Kwitko

Queremos time! Queremos mesmo?

0
(0)

 

Pesquisa de opinião: essa defesa com Daniel no gol, Ruan, Júlio Santos, Douglas Assis e Paulinho é melhor, pior ou igual à essa: Danilo Fernandes no gol, Fabinho, Klaus, Danilo Silva e Carlinhos?

A primeira é do Boa que ganhou do Inter no Beira.

Resposta provável: Pior (alguns irão dizer: igual) .

E esse meio com Diones, Escobar, Fellipe Mateus e Wesley é melhor, pior ou igual a esse: Rodrigo Dourado (campeão do mundo Olímpico), Charles, Mossoró e D´Alessandro?

O primeiro é do Boa que ganhou do Inter no Beira.

Resposta provável: Pior, indiscutivelmente pior.

(Nota do Autor: quem cansar dessas pesquisas pode pulá-las e ir direto para o “Considerando”).

Outra pesquisa: essa defesa com Luiz no gol, e Diogo Mateus, Raphael Silva, Edson Borges e Diego Giaretta é melhor, pior ou igual à essa: Danilo Fernandes e mais Claudio Winck, Klaus, Víctor Cuesta e Uendel?

A primeira é do Criciúma que empatou com o Inter no Beira.

Resposta provável: Pior.

Edson Borges jogou no – vamos lá – Comercial, Iraty, América de Natal, São Caetano, Barueri, Vila Nova, Novo Hamburgo, Juventude, Itumbiara, Santa Cruz, União Barbarense, Veranópolis, Pelotas, Lajeadense, Boa, Caxias e agora está no Criciúma.

Vitor Cuesta jogou no Arsenal de Sarandi, Huracan, Independiente e agora está no Internacional. Em 2016 foi convocado para a seleção argentina.

Olhem o currículo de um e de outro. O de Cuesta é mais consistente.

Quem é melhor? Todos os que não jogam no Inter jogam no Criciúma:

  • Rodrigo Dourado ou Barreto?
  • Edenílson ou Jonatan Lima?
  • Felipe Gutiérrez (seleção chilena) ou Douglas Moreira?
  • D’Alessandro ou Ricardinho?

Todos os citados do Inter são melhores do que os outros.

Considerando:

Que a folha salarial do Inter é de 8 milhões (dizem) e que tem uns 30 jogadores, isso dá um salário médio de 250 paus. Acredito que o valor da folha de Boa e Criciúma rondam os 500 paus: dois jogadores do Inter equivalem à folha de cada um dos times citados.

Aonde quero chegar: que o problema do Inter não é jogador. Se os resultados das pesquisas forem exatos (que jogador por jogador os do Inter são melhores do que os dos outros times, ao menos da série B) temos aí duas possibilidades, diante dos resultados de campo: ou não o são e estamos iludidos ou os brados por novas contratações encerram uma perversa mentira que nos vendem.

A mentira é de que precisamos de algo que não precisamos. E com isso nos obrigam a exigir novas contratações como necessárias para suprir carências que inexistem.  E como sempre tudo volta para o tal “mercado” e o maldito “negócio”.

Têm que comprar para fazer os negócios andarem…..mesmo que as compras sejam (a) desnecessárias e (b) de pouco ou nada irão adiantar para o clube (atenção: para o clube).

É impossível que nas bases do Inter, nos sub-20, sub-23 e outros lugares inexistam zagueiros, meias ofensivos ou atacantes melhores do que os que hoje ganham esse salário médio de 250 paus/mês para perder ou empatar com boas e criciúmas, no Beira com 25 mil pessoas olhando. Um menino de 20, 21 anos tem já perto de 10 anos de futebol nessas tais bases. E olha que se chegou ali tem alguma qualidade, mesmo que tenha um agente influente que o indicou e que, em princípio, não deveria apostar em nulidades para perder tempo e possibilidade de ganhar dinheiro.

Meu curso de medicina foi de 6 anos e com mais 2 de especialização, me tornei um bom cirurgião otológico. Em 8 anos estava pronto para a competição. Um menino de 20, 21 que ainda não está formado em 10 anos de treinamentos é o que?  É claro que alguns já estão prontos e até passando do ponto.

Assim, tem que comprar mesmo? Não poderia, neste momento de vacas magras tanto em grana como pelo que apresenta em campo e pela competição que está jogando,  aproveitar garotos que estão em casa?

Mas, voltando ao tema até porque essa de meninos barrados para aparecer é outra história nojenta ….

Nunca me agradou ser manipulado pelos factoides e por isso toda essa arenga. Quando escuto ou leio a “necessidade” de novas contratações me pergunto: para que? Pedir isso é fazer o jogo dos que querem o negócio: “Ah! Mas a torcida exige novos jogadores….”, mesmo que venham nabas conhecidas, refugos de outros times  ou cavalos velhos e cansados de guerra…

O problema não está nos jogadores, mas tampouco sei onde se encontra. Queriam tempo para treinar: tiveram. Resort de luxo: foram. Motivador: tem. Falta o “Mago Isaias”?

Se soubesse onde está “o” problema do Inter seria uma pessoa (mais) feliz. O que sei é que essa semana de dois jogos fora é crucial: ou vai ou vai. Ir para baixo ou para cima é sempre um “vai”.

PS: A enquete atual (O Inter e a série B) mostra dados interessantes. Quando começou o “Campeão” liderava com folgas; logo o “Fica na B” foi subindo e agora  é a opção mais votada….  Eu, realista pela própria natureza, votei no “Fica”. Será a razão sobrepujando a emoção?

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!