Quando será???
Penso que, se confirmado o retorno do futebol nas próximas semanas – considerando a atual previsão do reinício da Tchêmpions League ainda no mês de Julho, ou mais tardar no início de Agosto, e o Brasileirão com provável início em 09/08, e sem considerar que o famigerado COVID-19 ainda está longe de ser controlado, o que vem provado pelos 4 casos de atletas infectados (sem nomes divulgados) que surgiram em testes realizados pelo Clube -, e, digamos, que a equipe consiga manter o futebol já mostrado até a parada … que temos totais condições de ‘brigar’ por algo melhor que apenas uma vaga na LA 2021.
E digo isto pois mesmo tendo sido decidido que o Brasileirão deverá manter a fórmula de turno e returno com um total de 38 rodadas – nem que para isso, precisem ser usados os primeiros meses de 2021 – que 2 fatores ‘novos’ poderão ser decisivos para uma melhor sorte no certame nacional.
O primeiro deles diz respeito à ausência de público nos estádios, o que permitirá a equipe disputar as partidas de igual em qualquer lugar. Mas você pode perguntar … mas no Beira-Rio o fator ‘casa’ também poderá se perder??? Mas aí entra nosso técnico, que certamente vai manter a exigência da equipe ter a ‘mesma postura’ de jogo em qualquer lugar. Se esse aspecto funcionar, teremos sucesso não só no Brasileiro, como também nas demais competições.
O segundo fator também decorre do ‘novo’ comportamento que penso terá a equipe deixado para trás a partir da chegada de Coudet … qual seja … a de perdermos/entregarmos pontos importantes e decisivos para equipes ‘menores’, deixando para trás a ‘sina’ que tem nos perseguido nos últimos tempos.
Se esses fatores forem superados, poderemos ter melhor sorte em 2020, mesmo que o Brasileirão tenha equipes fortes, tais como Flamengo e Palmeiras.
Eu particularmente desejo muito que voltemos a vencer competições nacionais, que foi o ponto faltante nos anos em que erguemos diversas taças internacionais.
Vamos ver o que o futuro reserva e como serão, efetivamente, disputadas as competições nesse período de exceção.