Pablo

O Brasil que não deu certo

0
(0)

Fazendo um gancho no belo post do Louis sobre a Minancora ou, melhor, sobre o Brasil, isto é, talvez seja sobre as três partidas do Inter… bem, sei lá. É um belo post, enfim… 🙂 Mas aproveito para puxar um gancho e falar de um Brasil que não deu certo.

Ontem li que o Grêmio vai acertar com a Globo por 5 anos. Certamente, a Globo elevou bastante o que pagaria normalmente a eles (e ao Inter), agora que o Inter teve a ousadia de negociar com o Esporte Interativo (EI). Neste momento, não apenas estamos vendo um GreNal infame, mas ele se funde a outra disputa dura entre estas duas emissoras, que chamarei de GlobEi.

Me entristeci bastante com o anúncio do Grêmio. Num primeiro momento, os considerei mesquinhos, pequenos e estúpidos, pois essa atitude só vai piorar as coisas para o futebol em nosso país. Imaginei a cabeça dos dirigentes gremistas pensando – em seu desespero por tantos anos na fila – que agora, com a Globo lhes oferencendo bastante dinheiro, eles vão finalmente voltar a vencer e superar o Inter. Pensei “Como podem ser tão mesquinhos, quando há uma oportunidade tão grande de acabar com o monopólio da Globo sobre o futebol e todo o mal que decorre desse monopólio?”. Todos nós sabemos que essa era a hora e a grande oportunidade de quebrar isso e sonhar com um campeonato melhor a médio prazo, com jogos em horários decentes, com valorização devida ao campeonato, enfim. E aí, quando estava no ápice dessas ruminações e de minha decepção com o Grêmio, me ocorreu o seguinte pensamento:

O Inter também é um clube absolutamente mesquinho, assim como o Grêmio.

É fácil concluir que o Inter teria feito a mesma coisa, caso o Grêmio tivesse sido o primeiro a fechar com o EI. E concluo isso pelo fato de que o Inter não propôs ao Grêmio sentarem para negociar juntos o contrato com o EI, o que seria o certo a fazer e que, fechando os dois, daria um grande impulso nesse movimento de rompimento do monopólio. Seria, aí sim, um gesto de vanguarda e de coragem, mas especialmente de inteligência. O contrato com o EI não pode ser visto como um contrato de patrocínio, como o do Banrisul. Nos contratos de patrocínio, eu realmente penso que os clubes já deveriam negociar independentemente há muito tempo. Patrocínio tem a ver apenas com cada clube. Já a televisão afeta todos os clubes e o campeonato. Há muita coisa em jogo num contrato de tv, coisas importantes para o futebol no país. Com a implosão do Clube dos 13, a Globo já havia conseguido quebrar uma das últimas barreiras à sua hegemonia.

Aí, quando aparece uma emissora com poder de fogo para abalar essa hegemonia, oferecendo aos clubes uma porta de saída boa, estes dirigentes infelizes resolvem se afundar em sua mesquinhez, ao invés de se juntarem e pensar no bem do futebol que, obviamente, seria também o bem dos clubes.

É triste.

É a prova de um Brasil que vai demorar muito a dar certo.

ps.: Sobre o que esta atitude do Grêmio representará para o Inter, não sei dizer. Bem não faz, é óbvio. Mas, pro bem ou pro mal, estou do lado do clube em ousar sair da Globo. O lado bom é que, agora, teremos que ser ainda mais responsáveis com o orçamento e o jeito de fazer futebol.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

74 Comments

  1. Eu vejo um pouco diferente
    Deste a implosão do Clube do 13 que a Globo quis e ajudou, o Gremio do Odone sempre se manteve junto da Globo e inclusive ganhou grana a mais que o Inter por esta implosão
    Duvido que o Grêmio, apoiado e assistido pela RBS iria sair da Globo.
    O Inter sim, tinha de negociar com o lado de mais vantagens

    1. Mas a vantagem, neste caso, é ilusória: a Globo, tendo menos times para negociar, pode elevar o valor de cada um, cobrindo a oferta do EI e até ultrapassando. Mas, sei pouco dos meandros e quero quer que o EI tem mais bala na agulha pra usar.

      1. Ao que eu sei a globo anda mal faz tempo! Não se iludam.
        Ela ainda existe porque no primeiro mandato do pingunço desbocado, foi coberto um enorme rombo em dividas pelo bndes, que – por estatuto – não poderia financia-las.

      2. Não sei se isso seria vantajoso Pablo. Ela teria menos jogos para transmitir, logo, menos patrocínios. Eu penso que ela abriu a mão mesmo foi para evitar uma debandada, visto que o próprio Corinthians, tão parceiro esteve (ou está) flertando com o EI.

  2. Eu fico com receio afinal esperteza e dirigentes colorados não podem ficar na mesma frase.

  3. Boa, Pablo.
    E essa crítica que fizeste ao Grêmio eu estendo a, no mínimo, todos os integrantes da Primeira Liga.
    E essa diretoria gremista que era tida como moderna, desde o último grenal deu uma bela retrocedida.,,

    1. Tentativa desesperada da RBS de trazer a confiança da torcidinha de volta.

  4. Só pra constar, o que fazer:
    Sou jogador já em fim de carreira e todos acham que meu nome deveria ser ExAl pois sou velho e lento então vejo declaração de quem paga meu salário que preferem um rapaz nem tão jovem, fama de mal caráter e apaixonado pelo rival. E que time do cidadão em questão rejeitou o negócio. Como deverei jogar daqui pra frente???

    1. Some a isso o fato de que ele “aceitou” uma redução salarial pra renovar com o Inter, não lembro se ano passado ou no anterior. Mas vamos combinar que motivação não é o problema nesse caso: acabou o futebol mesmo.

    2. Daqui pra frente? Se continuar como está nem no banco pode ficar! Se melhorar bateremos palmas. Se piorar….
      Acho impossivel.

  5. Bem comum. Só duas palavras, mas que postas em prática fariam muita coisa quando se fala em mais de uma pessoa. Mas hoje, no salve-se quem puder, na política, no futebol, no colégio, entre vizinhos, essas palavras passam longe. O Brasil de hoje, também no futebol, teria que ser reconstruído para funcionar. E por pessoas diferentes. Assim, no jeito que está, não esperem nada diferente do que se vê.

  6. O Internacional já está enterrado deste de 2011 e isso com muito dinheiro. Imagine sem…

  7. Escutei ao meio dia na rádio grenal que o Inter seria excluído pela globo da tv aberta, começou o terrorismo psicológico.

    1. E ? Não vejo nada demais nisso. São raros os jogos do Inter exibidos pela TV Globo.
      Enfim ao invés de ficarem grilados com a TV Globo, grilem com seus dirigentes e quem os colocou lá. O Inter tem tudo para reviver uma década de 90 nos próximos anos. Alias para mim já vive.
      Já são 6 anos que o Inter não ganha nada de relevante, já se aproxima de uma década. Ai alguém vai me corrige são 5 anos…. Não,, são 6 mesmo.
      Esse ano já ta sacramentado esse time o único objetivo dele é não ser rebaixado, não almeja nada além disso.

      1. A década de 90 já esta em andamento, é só ver o Plantel
        Mas mesmo na década de 90 tinhamos um futebol mais vistoso

    2. Ridículo. Temos contrato em andamento. Essa imprensa não tem mais escrúpulo. Quer afundar o inter por inveja e vingança… Caso Bolaños é só mais um exemplo.

          1. Realmente na SPORTV sempre passava os jogos dos Santos no paulistão, neste ano não vi nenhum passar!

    3. Ninguém notará.
      Me diga ai o ultimo jogo do inter que a globo passou para o brasil inteiro, digo bananão inteiro?Eu não sei.

    4. Outra coisa
      o EI é TV fechada e compete com o SPORT TV a não ser que seja PFC
      Se for TV FECHADA e não PFC teremos muito mais jogos transmitidos

    5. Isso seria um problema. Embora sejam poucos jogos transmitidos pela TV Aberta, é o contrato de maior valor entre todos eles.

      1. Vão me crucificar, mas eu achei precipitado acertar com o EI. Ainda mais porque não acertamos todo o contrato. Tem que passar pelo conselho. No fim o valor acertado até agora são de 23 milhôes.

        1. Não vai muito atrás do que a mídia divulga, o gremio sempre faz os melhores contratos a anos.

  8. Enfim a prova que a torcida precisava de que a rede globo está e sempre esteve do lado azul. Parem de consumir o produto dessa emissora, por favor. O futuro é incerto pois resolvemos ter coragem para inovar! Acho que o único que terá a possibilidade de crescer com o que aconteceu foi o inter. o rival pode até injetar mais dinheiro, mas todos sabemos como a rede globo é com os times de fora do eixo e o gremio que não espere um tratamento maravilhoso, a partir de agora, só porque o óbvio veio à público: a mídia mais relevante está do lado deles.

      1. Se for confirmado esse dinheiro todo do lado de lá a coisa vai ficar muito feia.

          1. Eu tenho essa tese de que quanto mais dinheiro nas mãos de dirigente, seja lá que time for, pior porque sempre gastam mal. Mas acho que o Flamengo é mais exceção que o Gremio nesse aspecto, quem diria.

  9. No último contrato o Inter quis negociar em conjunto com o Clube dos 13 e o Grêmio pulou fora. O ato do Grêmio custou dinheiro ao Inter. Para a dupla fechar contrato individualmente foi ruim. Muito possivelmente Odone recebeu dinheiro para fechar este contrato individualmente. Agora surge uma nova negociação e dai o Inter novamente teria que chamar o Grêmio para negociar em conjunto ? Discordo frontalmente. O Inter não pode de forma alguma a cada novo contrato ir atrás do Grêmio. Os clubes deveriam negociar em conjunto, mas não souberam fazer. O Inter quis, o Grêmio não. Não cabe ao Inter novamente buscar a negociação em conjunto ainda mais neste momento de sérias acusações éticas que vieram dos dirigentes do Grêmio.

  10. Pablo, concordo com seu texto. Só quero incluir aqui um comentário que vi no blog do Hiltor http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormombach/?p=44422 e que pode ajudar a entender porque o Grêmio teria fechado com a Globo:

    Marco Antonio Silva diz
    18 de março de 2016 às 17:06
    O co-irmão assinou com a Rede Globo, porque no seu conselho está um dos donos da repetidora da Rede Globo.

    1. Exato. Não faria sentido o Grêmio não fechar com a Globo. Sem entrar em paranóias, a ligação deles com a RBS e família Sirotsky sempre foi muito forte e até pública

  11. Segundo reporte da fox inter dedistiu do teo…sporting nao aceita troca….soh dinheiro…

  12. Pela conversa que ja estava rolando no sala de redação certamente enfrentaremos algum tipo de boicote.

    Vai ficar mais facil ver a chapecoense que o Inter.

  13. Pela conversa que ja estava rolando no sala de redação certamente enfrentaremos algum tipo de boicote.

    Vai ficar mais facil ver a chapecoense que o Inter.

        1. Sim. E concordo, tem muita conversa, muito boato. Depois de todos os acertos saberemos como fica a situação.

          1. Esse terrorismo tá parecido com o caso do doping ano passado. Tinha gremista que já tava vibrando com o rebaixamento do Inter. Depois ninguém se desculpou nesta imprensa vagabunda. Outra coisa, disseram se não comprarem os direitos da TV aberta, o EI cobrirá, e deixará o Inter passar onde quiser. De repente vamos assistir na TV Inter pela internet, com o Inter vendendo o acesso… Vai ser uma boa.

          2. Se o estado islâmico for do tunner, e a grana for mesmo a que dizem, o cara com pra uma tv no bananão e bota pra quebrar.
            Tendo dinheiro, no bananão se consegue tudo. É s´o afrouxar alguns p-ixulecos.

        2. Sim. E concordo, tem muita conversa, muito boato. Depois de todos os acertos saberemos como fica a situação.

  14. Esse negócio com a EI dificilmente dará certo, pois Corinthians e Flamengo jamais largaram a teta da Globo.
    Que sentido faria deixar de ganhar o dobro dos demais, para apenas se igualar ou até perder?

    A unica saída seria os demais clubes se unirem e formarem uma Liga independente, como é o caso da Premier League. Daí sim, ou os dois se juntam ao demais, ou jogam um campeonato de apenas duas partidas.

    1. Daí surge mais um problema.
      Olha o fracasso que está sendo a Primeira Liga. Os próprios times utilizando reservas, poupando para os medonhos estaduais. A média de público do Inter nos dois jogos deve ter sido fraquissimo. E os horários seguiram obedecendo os padrões da Rede Globo.

  15. Olha, essa história de boicote da TV Globo não me preocupa. Temos alguns milhões de torcedores no RS e SC. Um boicote deles reflete diretamente na RBS.

  16. Pensa na torcida nossa boicotando a RBS aqui, acho que eles não iriam comprar essa briga.

      1. Quem leva torcida ao estádio é time bom, quem da audiência pra TV é time bom. Então se tivermos time eles terão que nos passar na TV aberta, se não também perdem. E acho que não é so dinheiro que faz time e sim competência dos clubes.

  17. Alegrem-se: o 60% eterno vai jogar a próxima!
    Agora vai.
    E no segundo tempo entra o alex!

Comments are closed.