0
(0)

Quando que alguem deve responsabilizar sem dó um técnico?

Quem acompanha o BV a um bom tempo sabe que eu sou cauteloso em criticar o técnico assim como sou cauteloso pra dizer que um jogador jovem é craque. Prefiro esperar mais de um, cinco, dez ou N jogos. Na verdade acho irresponsável e amadorismo criticar um técnico logo na sua chegada ou nos seus primeiros jogos.

Pra mim existe 5 fases de um tecnico num novo time (e isso até serve em outro ramos profissionais). E acho que só na Quinta fase que o tecnico merece ser severamente criticado ou até sacado.

Essas 5 fases são (e tentem posicionar Tite,Fossati, Roth e Falcão em uma delas):

1- Chegada e Analise: Assim que o tecnico novo chega no clube ele tem que ver qual material humano que ele tem com que trabalhar. Essa fase é rapidinha, questão de dias a semanas, dependendo do seu conhecimento do elenco.

2- Tentativa de Resgate/ Implementação de suas ideias I: Tecnico novo custuma chegar porque o time tá com problemas. Raramente um tecnico chega num time por cima. Então a segunda fase depois da chegada é a Tentativa de Resgate. Onde tu não teve ainda tempo pra trazer jogadores novos e você tenta arrumar a casa com aquilo que tem disponivel. Essa fase pode demorar semanas pra meses dependendo na agilidade da Diretoria de trazer reforços pedidos pelo tecnico. Enquanto o elenco continua basicamente o mesmo do tecnico anterior essa segunda fase continua.

3- Injeção de Novos Jogadores: A terceira fase acontece quando a segunda fase prova que não existe possibilidade de resgate do elenco atual e quando os dirigentes começam a trazer jogadores a pedido do novo tecnico. Finalmente nessa fase o time deixa de ser dos tecnicos do passado e começa a ser o time do atual tecnico.

4- Implementação de suas ideias II : Agora com um elenco reformado e de sua escolha (pode ser 2, 3, 4, 5 jogadores novos e outros afastados) o técnico pode finalmente dizer que esse é seu time. E pode implementar suas ideias com jogadores que ele escolheu. É nessa fase que criticas ao tecnico começa a ser “Fair Game” ou seja é nessa fase que acaba as desculpas de um tecnico. Ele tem o time dele e está usando suas ideias.

5- Sucesso ou Fracasso: É a Quinta e ultima fase de um tecnico de futebol. Itens 1 a 4 já passaram e os resultados começam a aparecer em campo e na sala de trofeus. A diretoria fez o que o tecnico pediu. Os jogadores foram escolhidos ao menos em parte pelo tecnico, o sistema de jogo é dele e o vestiario é ou não é dele por causa do comando que ele tem. Ou ele tem sucesso ou fracassa. É nesse momento que deve ser feito a escolha pela diretoria….cointinuamos com o tecnico ou achamos um outro e começamos o ciclo novamente.

É isso aí. Não é complicado de se entender. Agora respondem, em qual fase o Tite se encontrava? Dá pra se dizer que facilmente foi na quinta fase no lado do fracasso. E o Fossati (acho que tava na Quarta fase)? E o Roth (na Quinta) ? E o Falcão? O Falcão pra mim tá na segunda fase. Nem chegou na terceira ainda. Ele errou? Claro que já errou, mas está longe de ser responsabilizado pelo que se vê em campo num modo geral.

Minha sugestão é que lembrem dessas fases antes de meter pau num tecnico, seja ele Falcão, Roth, Abelão ou seja lá quem for. Eu sempre fui assim, eu espero até a quarta fase pra realmente começar a ter conclusões concretas sobre qualquer tecnico.

(Originalmente postado 29-05-2011 no BV original)

O Aguirre merece mais tempo no Cargo?

View Results

Loading ... Loading ...

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!