SchroderEUA

10 ANOS ATRAS EU AVISEI

4.4
(15)

Na estreia do Brasileirao 2021 deixe eu lembrar uma postagem que fiz em Dezembro de 2011, no BV antigo fiz essa postagem. Não vou explicar…apenas leia:

5 DE DEZEMBRO 2011

ACHTUNG!! (PERIGO!!)

ANOS 40 – VERMELHO
ANOS 50 – VERMELHO/AZUL
ANOS 60 – AZUL
ANOS 70 – VERMELHO
ANOS 80 – AZUL
ANOS 90 – AZUL
ANOS 00 – VERMELHO
ANOS 10 – Por enquanto VERMELHO

Olhem bem a informação acima. É um resumo da gangorra GreNal desde os anos 40 quando Inter e Grêmio de vez se estabeleceram como a força maxima do Futebol Gaúcho. Desde então tem havido uma especie de rodizio entre os dois no topo do futebol da região.

Até os ano 60 o unico indicador disso era o Campeonato Gaúcho da qual o Inter dominou nos anos 40 e na primeira metade dos anos 50. A Partir do meio dos anos 50 até o fim dos anos 60 praticamente só deu Grêmio. O Inter voltou para o topo nos anos 70, dessa vez tambem com o Campeonato Nacional como parâmetro.

Os anos 80 do Inter nem foram tão ruins, mas foi uma decada do “quase”. Quase campeão da Libertadores, quase medalha de Ouro em Los Angeles 84, quase 3 vezes mais Campeão Brasileiro. Enquanto isso o Azul ganhou seu primeiro Nacional, Libertadores e Copa Toyota e ainda dominou os Gaúchoes na segunda metade da decada de 80 (ainda bem que eu já tava nos EUA e não vi essa metade!). Então os anos 80 foram Azul.

Pior então foi os anos 90. Graças a Deus eu perdi toda decada de 90 por estar “exilado” nos EUA pre-Internet/Globo Internacional. Mais uma decada Azul.

Mas no novo seculo a gangorra voltou para nosso lado. A ultima decada foi nossa, disparado e essa nova decada começou melhor pra nós.

Mas porque escrevo tudo isso? Porque eu tô de olho na foto maior. E essa foto indica que a gangorra tradicionalmente começa a reverter mais ou menos nesse periodo. PERIGO! ALERTA! ACHTUNG BABY!

Cada clube tradicionalmente controla tudo por uma decada…o Grêmio segurou um pouco mais nos anos 80 e 90. Estatisticamente ainda nessa decada o Grêmio pode reverter a situação…ou quase certo na proxima. Nosso dever é não deixar isso acontecer.

O fato do Grêmio ter estadio novo ano que vem tambem é preocupante. O Inter dominou depois dos Eucaliptos. Em 54 o Gremio construiu o Olimpico e dominou por 15 anos. Aí o Inter construiu o Beira Rio e dominou por 12 anos.

Estamos possivelmente no limite. Por isso precisamos sempre renovar o foco e não viver do passado que sempre é a tentação quando taças são acumulados em tempos recentes. A soberba sempre foi o maior inimigo do Vencedor.

Precisamos projetar o futuro para que essa decada novamente seja nossa e para que a proxima tambem. Não quero nunca mais ver a gangorra do lado Azul. Estamos por cima galera, mas precisamos ficar unidos, focados e atentos a todo instante. Se não seus filhos podem ser vocês dos anos 90.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!