0
(0)

Altitude não é problema, é solução.

Lá de cima, da altitude, Fernandão nos lembra de que um título não vem por sorteio nem por acaso.

F9
Essa camisa tem peso, tem história.

O título deve ser reivindicado. Vem para quem o exige e o toma para si, agindo como dono que é, se doando além do extremo.

Vamos buscar o que é nosso“, disse o Eterno Capitão.

Pois aqui está outro goiano, que também ama este clube e se orgulha de compartilhar raízes com Fernandão, tentando lembrar vocês jogadores de que o título pode ser nosso, mas temos que tomá-lo pra nós, fazendo o que for preciso para vencer quem vier pela frente.

Dale, você que chorou a morte de nosso saudoso Fernandão e que hoje é, como bem disse Abel, a continuidade do que ele foi para o Inter, conduza esse time e mostre a cada jogador que é preciso se superar, alcançar o limite e dar um pouco mais.

Joguem com confiança, alegria e personalidade. Quando tiverem a bola, joguem. Entrem em campo como o campeão de direito, mas tomem o título como campeões de fato.

Eu confio na força de vocês. Vistam essa camisa seguindo o exemplo de nosso Eterno Capitão e façam do próximo jogo o dia da reivindicação.

Por fim, nesse “memorial day” aqui nos EUA, o dia em que se homenageiam os soldados mortos em combate, trago um depoimento do Fernandão que me faz e fará ir às lágrimas até o fim da minha vida. Que cara foi esse, sem palavras. Um cara que vestiu a camisa desse clube, a valorizou e lutou como poucos.

Que você olhe por nós, colorados, daí de cima meu caro!

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!

177 Comments

  1. Me arrepiei. Fernandão JAMAIS será esquecido. Espero que os jogadores saibam o quanto este jogo é importante. SUEM SANGUE. Estarei lá, gastando tudo o que eu NÃO tenho no momento, mas voltarei sem VOZ. 1400km rodados para apoiar o time durante os 90min. JOGUEM POR NÓS! Apoio não faltará…

    1. E compridos, chê! Vou salvá-los para ler nas férias!Somados a alguns comentários kilométricos, acho que vou incluir o guerra e paz, para as férias de verão. kkkkkkkkkkkk

  2. A gente só ta aqui hoje por esse cara. O meu pai (que deve ser a situação de muitos daqui), nasceu em 69. Comemorou na infância os títulos (sempre fala de ouvir no rádio de um fusca os gols do Chico Spina contra o Vasco em 79) e guarda um LP com as narrações dos gols do tri. Viveu na adolescência os “quases” da década de 80 e acho que virou um adulto completo com aquela eliminação do olímpia, quando ele diz ” nunca vi o estádio tão lotado”. Sofreu na década de 90. E em 2000 comemorava qualquer coisa: Gauchão, vitória em amistoso contra o Equador. Sonhou com um brasileiro que o leandro guerreiro entregou ao Cruzeiro (até hoje quando vê ele na tv se contorce em raiva).Mas tudo já valia a pena, os “quases” tinham o seu valor frente ao desespero. Até que chegou o Fernandão (quando eu realmente comecei a “entender” o futebol) em 2004. E ele começou a vislumbrar naquele time alguma coisa, percebeu que alguns sonhos poderiam virar realidade. Em 2005, a gente tava vendo um jogo do barça e ele me disse “ah, como eu gostaria de ver um jogo do Inter com esse barcelona” “Mas, pai, a gente ia tomar um sacode imenso” “me escuta, perder a gente pode, mas vai ser um jogão. Eu acho que da pra ganhar”. 2005 foi quando a gente se acordou daquele sonho ruim, a gente se recuperou dos socos na cara que levamos e, ao invés de só se defender, partimos pra cima, derrubando tudo e todos. E isso só foi possível por que esse mito que é o Fernandão chegou aqui e nos fez ver que era possível, fez a gente ser ver que pra nós nada era impossível, e que nosso passado deveria ser sim exaltado, mas que seriamos o time do presente e do futuro. O Fernandão é um divisor de uma época. Se quarta feira nós vamos por 45 mil colorados dentro daquele estádio e eliminar o Santa Fé, não podemos esquecer que, talvez, nada seria concreto se um tal de Fernando Lúcio da Costa tivesse, num grenal, entrado e feito seu primeiro gol pelo time. VAMO VAMO INTER! VAMOS ELIMINAR ESSE COLOMBIANOS E RUMAR AO TRI!

    1. Escreveu como se tivesse vivido os anos 80/90 cara. Parabéns!

  3. Bah!!!

    Imensurável….
    Notável….
    Títulos….
    Eterno….
    Raro….

    Isso é Inter… Isso é Fernandão…

    1. Outro dia um gremista me falou que era ridículo fazer uma estátua para F9. Pense nisso, ter que ouvir uma coisa dessas. Uma pessoa assim não merece a discussão.

        1. Eu nem falei nada pra ele, nao valia a pena. Mas doeu. Eles morrem de inveja de nossos ídolos. Eles dizem que nossos ídolos não tem valor pq são maltratados. Mas a torcida não é a diretoria. A diretoria pode fazer muita coisa equivocada. Mas nossa torcida não esquece os ídolos. Nunca esqueceu.

          1. A diretoria não tem importância nenhuma quando se fala em ídolos. Anos 80 foram terríveis, Taffarel foi embora sem ganhar sequer um gauchão. A relação de ídolos com a torcida transcende a cartolagem.

          2. Gamarra ganhou o campeonato gaúcho de 97, acho que foi o último jogo dele antes de ir para o Benfica.

      1. Para quem tem Dinho como ídolo… E Renato Carioca… Até entendo eles…

  4. Fernandão é o tipo de pessoa q não existe mais no futebol …. para mim, maior JOGADOR e ÍDOLO da história do colorado .. com todo respeito a falcão, dale entre outros, mas Fernandão ñ ganhou só títulos, ele deu significado as conquistas … uma bandeira !!!

    agora li no esporte interativo q o aguirre deixou alan costa no banco para dar lugar a ernando e juan na zaga … se vamos nos classificar não sei, mas é garantia de gol tomado ….

    no ataque armou com nilmar e lisandro … boa, precisamos ganhar, resta saber se o sasha vai pro jogo …

    espero q nos próximos treinamentos ele entenda o que representam juan + ernando em uma defesa …..

    1. Eu não vi o falcão jogar, mas acredito que também marcou época. Deu início à nossa história, fernandão a resgatou.

      1. Início não…o Inter é um clube mais do que centenário…hehe…tivemos grandes times já nas décadas de 40-50 (o famoso Rolo Compressor).

    2. Cada geração tem suas referências. Que bom que há renovação. Falcão é incomparável pelas suas virtudes técnicas, pois foi grande entre os grandes do mundo de sua época.

      1. Eu gosto resolver esta comparação assim: Falcão foi o melhor jogador da história do Internacional. Fernandão foi o maior jogador da história do Internacional.

        1. Isso mesmo. Acho que Falcão tb merece uma estatua pois ele foi criado no Inter. Poderia ser feito antes dele morrer.

      2. acho q o fernandão só não jogou na seleção pq era de time do sul … o mário sérgio falou algo no jg da contra o atlético sobre o Dale q meteu o dedo na ferida … ele disse q foi um prazer trabalhar com ele e q só não tem mais visibilidade pq joga fora do eixo rio-são paulo ….

        eu vejo o mesmo do fernandão, se tivesse jogando em são paulo em 2005/2006 teria ido para seleção …. e tbm nessa época se lembrarmos o brasil foi para a copa com o tal quadrado mágico, a geração daquele período não ajudou ele …

        falcão é craque, e vejo o comentário abaixo do Leonardo Moraes perfeito …. ñ vi ele jogar, mas o fernandão tem uma identificação com o Inter indescritível .. por isso tem uma estátua, e acho q teria no mínimo uma calçada da fama mesmo q ñ tivesse morrido prematuramente ….

  5. O Sorín acabou de falar TUDO no Bate-Bola da ESPN: “O Santa Fé não vai bem fora de casa, para eles o ideal é decidir em casa. Esse ano tem que ser o ano do Inter. Com Nilmar, Lisandro Lopez, Alex, Sasha e Valdívia… esse time é para chegar às finais.”

    Essa vaga não nos escapa, temos um baita time, está na hora de usar nosso arsenal completo e sem economia na munição!

    PRA CIMA DELES COLORADO!!!

  6. Assisti ontem no Space as Playoffs NBA

    parece que era o jogo

    Que baita jogo Atlantc e Cavalier…. parece….

    não sou muito fã de basquete mas aquele jogo tava muito bom…. assisti tudo

    agora o que joga esse Lebron James

    é uma enormidade

  7. Báh, essas palavras dele foram proféticas, parece que de alguma forma sabia que iria nos deixar em breve.
    Sempre, antes dos jogos do Inter, eu faço uma oração pedindo pela integridade dos jogadores e pela nossa vitória. Desde a morte do F9 me pego pedindo a “ele” proteção, como se fosse um santo… pode ser maluquice mas sinto que ele tem esse poder e que está, como disse, sempre olhando por nós. ETERNO CAPITÃO!!!

    1. Não é maluquice, te garanto. E é também muito comum pessoas intuírem que estão próximas de deixar este plano.

  8. Olha ai, o novo técnico de Gremixo já está disponível. Luxa demitido do Mengo. kkkkk

    1. Pojeto, o retorno.

      Lembrando que eles se acertaram, atinente a dívida anterior.

      Seria lega o Adilson Batista. Seria o fim da linha.

  9. Pablo, sem palavras para elogiar este teu post. Tocou fundo na alma. Obrigado.

        1. Chapelou e meteu de bike hehe. O time daquela partida: Clemer; Gavilán, Sangaletti, Wilson e Chiquinho; Edinho, Fernando Miguel (Diego), Labarthe (Danilo) e Élder Granja; Nilmar e Fernandão. Técnico: Joel Santana

        1. Não vi contra o Ju no 8 x 1, não lembro pq cargas d’águas não pude ir.

          1. O jogo aqui em Caxias eu tava no jogo… Doeu aquele 1×0..

            mas a volta eu assisti com 5 ou 6 juventudistas.. fiz a festa..

  10. A gente tem umas de comparar jogadores de diferentes épocas, como isso fosse possível. Mas o fato é que se pode comparar lideranças e grau de respeito dos torcedores. Desde o meu tempo de guri dos anos setenta, Figueroa e Falcão pareciam insuperáveis. Fernandão veio quase do nada e assumiu um lugar junto a esses caras.

    Isso mostra o quanto é difícil passar de grande jogador para mito. O tempo dirá sobre Dale e Nilmar. Particularmente, espero muito dos dois.

    1. Os dois últimos, foram e são importantes, mas não tem como chegar a um Fernandão.

        1. Eu tenho impressão de que está no mesmo patamar de grandeza.

          Nilmar acho impossível. Passagens mais curtas, encheções do Orlando da Hora…

    2. D´ale só alcança este status se o Inter vencer o Mundial deste ano, e ele terá que fazer mais uns golaços no caminho. Tomara que aconteça, né? ;))

  11. Não sei se já comentaram ai em baixo mas parabens para administração que lançou o portal da transparencia, tem muita informação. Vale a pena dar uma olhada.

  12. Fico imaginando se o F9 tivesse retornado ao Inter em 2009, acho que já teríamos mais dois BRs na conta. Dale no auge + F9 teria sido lindo de ver. Até hoje não entendi pq viraram as costas para ele. Até o pereba do Genereba trouxeram de volta. kkkkkk

    1. Achei um absurdo a decisão do Fernando Carvalho, tanto que até hoje não o considero mais como o principal dirigente do Inter.

      1. O Carvalho não é nem nunca foi tudo isso. O Mundial de 2006 veio através do trabalho dele, claro, mas teve muito mais dedo do Fernandão; e não vamos esquecer o papel da Popular que trouxe de volta ao Beira-Rio a vibração, a paixão incondicional, que contagiou a todos.

        1. Leonardo, você tem quantos anos?

          Eu era criança e estava de mão dada com o meu finado pai em 1982. Ele apontou para o outro lado da rua um homem de terno e gravata e maleta de escritório e disse: “Meu filho, aquele ali ainda será um grande presidente do Inter”.

          1982…nesta época, o FC já era um dirigente atuante do Inter. Fazia um grande trabalho nas categorias de base.

          2006-1982: 24 anos de trabalhos, no mínimo.

  13. Enquete da greNal:
    Quem você quer de titular pra quarta: Nilmar ou LL?
    50% pra cada

    1. É complicado o LL é muito brigador mas o Nilmar numa arrancada pode decidir o jogo.

    2. Nilmar, vinha muito bem, só saiu pela lesão, e dá mais velocidade.

    3. Nilmar, já escrevi no outro post: tem que tirar o tutano dele nessa partida, depois a Libertadores para, ele pode ficar se recuperando o tempo que precisar. Mas nessa partida ele tem que fazer um hat-trick.

    1. Creio ser muito interessante que o André comente realmente, pois não vi nada demais no portal, só colocaram no mesmo espaço diversas informações que já conhecíamos, acho que falta dar um salto. por exemplo quanto que o Inter fatura com venda de camisas, com venda de bugigangas em cada estado e assim por diante…

  14. Treino é treino.. jogo é jogo.. Mas no caso do Moura é tudo igual.

    Bruno Ravazzolli
    @RavazzolliBruno
    11 h
    Há 11 horas

    Cruzamento pra área, Rafael Moura dominou, driblou o goleiro e com bom ângulo errou. É treino né, mas sei lá…

    1. O cara é um abajur sem lâmpada, uma chuva seca, é leite em limonada…

      1. Como dizia o meu amigo lá de Bagé: “Pra quem não sabe fuder, até os culhões atrapalham…” sabedoria gaudéria!

  15. Alguém olhando a NBA?

    o que foi esse tombo do Curry? Dei um pulo na cadeira.. que coisa mais feia.. Ainda bem que parece que não é nada sério de mais…

    1. Apavorante! Aliás, ele também é apavorante, pqp, como acerta tanto assim de 3pts???

      1. Deve ser treino, coisa que os bicho preguiça dos jogadores brasileiros não fazem. Tipo treinar chutes a gol.

        1. Acompanho NBA desde 1988… nunca vi ninguém arremessar de 3pts como esse maluco. É inacreditável!

          1. Sorry, tu não viu o Larry Bird. Cury é seria uma formiguinha, perto do Bird. rsssssssssss

          2. É legal comparar cara, no basquete é legal porque não tem tanta subjetividade. Os números, em geral, não mentem… eu assinava uma revista importada (Street & Smiths) que trazia todos os números da temporada, e ficava estudando aquilo avidamente kkkkkk

          3. é que as vezes a galera se foca mais nisso do que no jogo em si..

            Estamos vivendo uma época com Kobe, Lebrom, Durant, Wade, Duncan… E tantos outros..

            nenhum outro esporte no mundo tem essa quantidade de ídolos numa liga… ídolos mundiais…

            Mas o importante é discutir se Kobe é maior que Lebrom e por aí vai…

          4. Com certeza. Prova disso é que se você pegar as estatísticas e só, o melhor jogador de todos os tempos em todas as posições, é o Le Bron James… hehehe

          5. Não cara! Você não entendeu, eu realmente concordo com você. Pra mim o Michael Jordan, analisando O JOGO, é o melhor de todos! Se for pelo fanatismo, eu sou mais fã do Isiah Thomas, por exemplo. :))

          6. Eu tava só brincando.. hahah

            até pq eu sou Kobezete…. ahahaha

            Jordan tá num nível acima… não tem como… a disputa é de quem chega mais perto…

            Depois dele NA MINHA opinião é o kobe.. mas Lebron tá alcançando…

            Sem falar dos que vieram antes…

          7. Nossa também sou muito mais fã do Kobe que do James. O James é meio sem graça, não tem aquela plasticidade, aquela alegria com uma boa dose de ousadia kkkkkkkkkkkkkkk

          8. Lebron é mais completo… Joga até de pivô…

            mas o Kobe tem (tinha?) aquela de jogar até com a perna quebrada se preciso…

          9. Larry Bird .376

            Curry .440 (até ontem pois hj já melhorou um pouquinho hehe)

            Disparado o melhor de toda a história da NBA.

          10. uia… heheheh… valeu, gosto de esportes, e não fazia idéia. Vou na Espn zapear agora.

          11. Nossa foi eu falar e ele errou até o aro kkkkkkkkk bateu a cabeça, não voltou bem :((

          12. A esposa do Isiah Thomas chamava o arremesso do Bird de “morte silenciosa” hahahahahaha

    2. Curry está bem, anuncio oficial. Só não se sabe se vai voltar pro jogo. Acho que não.

        1. Errei. Os exames são feitos lá no estádio mesmo. Existe uma chance de ele voltar no finalzinho.

  16. Não terem dado uma flagrante 2 no Howard agora, depois de ontem…

    Se tem uma arbitragem que faz força para ser tão ruim como nos acostumamos a ver no futebol, é a da NBA…

    1. A NBA é um circo. A arbitragem é orientada a deixar o circo rolar. Arbitragem séria só no basquete Europeu.
      Eu me criei torcendo para os Bad Boys de Detroit.
      Se a arbitragem fosse séria aquele time jamais teria sido bicampeão kkkkkkkk

    2. Pegou fogo a partida… esse time do GSW é uma farra dos arremessos de 3pts!!!

      1. O jogo hoje tá virrado em bola de 3.. até o Houston tá acertando.. hahaha

        Agora..

        Se Warriors virar essa partida, deposi de tomar 45 pontos no primeiro quarto, perder o Curry por quase toda a partida e quando ele voltar, voltar baleado..

        Olha..

        Dá logo a taça para eles…

    1. Cara meu pai chegou caindo de bêbado em casa e eu tive que desligar a tv pq não consigo ficar perto dele desse jeito… como tá o jogo, o que aconteceu?

      1. Houston abriu 13 faltando 5…

        curry acertou uam de três…

        harden com 37 pontos

        1. opa valeu brother, já vi aqui online que a vaca foi pro brejo mesmo…. melhor pra nós, tem mais uma partida pra assistir :))

          boa noite mano do basquete!!

          Dá-lhe Colorado (meu sonho sempre foi ver um time do Inter no NBB kkkk)

  17. Sempre bom ter um treinador quando o Luxa está à solta. Fantasma Luxa já começa a rondar alguns clubes…

    1. E pensar que ele quase veio pra cá. Segundo alguns radialistas ” desceu no salgado filho com seguranças”

  18. Parece que vai chover no dia do jogo e isso só prejudica o Inter, que precisa propor o jogo e reverter o resultado.

    É, vamos ter que passar por cima até do tempo ruim.

    Se não for sofrido, não é o Inter, kkkkk.

      1. Bom dia!

        Que assim seja, sem sofrimento… meu coração agradece, rs.

    1. Se chover, o goleiro deles (pelo o que eu saiba) aceita uns chutes de longe.

    1. Os caras já estão na merda e ainda tem um monte de gente de dentro pra sugar e ferrar com o clube. Foda, cara, quero crer e espero que o Inter se cuide quanto a isso. Desse jeito, o Grêmio vai virar um Botafogo já já.

      1. Cara, ou eu to doido, ou cada vez que tu posta um placar ele aumenta? (cogito muito eu estar doido)

  19. O que que deu daquela aliança do inter com Tottenham e mais um time (atlético de madrid eu acho) ? O inter devia mandar um balaio de dirigentes pra passar um mês em Dortmund e ver como que uma cidade que tem 500 mil habitantes (quase um terço de Porto Alegre) tem uma média de público de 80 mil.

    1. Sabe quanto é o salário minimo de lá? O nosso e 800 pila, ou melhor, 788 nacional e 1.000 regional.

      1. 1.473,00 euros ( entrou em vigor, pela primeira vez, nesse ano). Mas mesmo assim, os caras tem algo pra ensinar.

  20. Li agora o comentário do Leonardo Moraes que dizia para construir duas estátuas do Falcão…. e acho que seria legal construir um “celeiro de azes” no pátio do Gigante, com estátuas dos nossos ídolos em tamanho real, começaria pelos que estão vivos é claro, Falcão, Figueroa, Larry, Valdomiro…

    1. Uma vez tava olhando pro estádio e pensei. Cada um daqueles “gomos” (não consigo pensar em outro nome) da cobertura podia ser homenagem a um jogador, com uma estátua no pé, ou um material com fotos e alguns vídeos. E, quando tivesse tecnologia pra tal, poderia se projetar a foto do maluco em cada gomo.

      1. Ficaria show, mas não faço idéia do custo de uma estátua dessas, mas com uma boa campanha de marketing junto
        á torcida, acho que seria viável

          1. Eu curto esses gomos. Dá pra fazer muita coisa usando esse espaço e ainda fica bacana visualmente.

        1. A homenagem pra ele seria diferente: Nos coletes dos seguranças do Beira-Rio.

  21. E o Luxa foi demitido novamente. Mas sempre dá um jeito de pegar um time grande e ganhar uma fortuna todo mês. Esse cara é inacreditável.

    1. Ou vai pro São Paulo, ou vai pro Palmeiras quando o técnico deles cair. O Pofexo tem mercado eterno.

  22. Saiu a arbitragem para o jogo de amanhã: Victor Hugo Carrillo, peruano que apitou Inter 3×1 UdeChile. Marcou um pênalti a nosso favor em cima do Dale. Se o resultado se repetir, classificamos…

    1. Juizito caseiro, acho que é mais rentável para a comebol o colorado nas semis. hehehe

  23. Pô galera….tanto drama com este jogo! Se ganhar, muito bem; se perder, é só um jogo de futebol mesmo…onze marmanjos correndo atras da bola. BIG DEAL!

    1. Quem dera fosse só um jogo. Quantas chances assim (de disputar o título da LA) vc acha que teremos, especialmente com o futuro colocando MSI e Flamengo como gigantes sul-americanos?

      Meu caro, o que der pra vencer agora tem que vencer, pois daqui 10 anos acabou. Isto será “terras de Espanha”… :-/

      1. MSI acho que se complicou de vez com o estádio e com aquelas facções de pavilhão 9 misturado com PT (não é nada pejorativo, o Sanchez é do PT e concorreu a Deputado). Agora o Flamengo… vai contratar o Guerrero, mandou o Luxa embora, vai receber um zilhão de tv + patrocínio e não tem que pagar estádio e tem um Presidente que parece querer por ordem naquela zueira. Esse é o “gigante econômico ” dos proxímos anos

      2. To de sangue doce….depois de 20 é tantos anos sem títulos hoje eu sou um colorado REALIZADO! CAMPEÃO DO MUNDO, BI LIBERTADORES E CAMPEÃO DA SULAMERICANA….
        O QUE VIER VEM BEM

    2. Até parece que é só um jogo de futebol mesmo. Não sabe o que envolve isso pra quem torce e acompanha o clube do coração. Minha mãe diria que são só onze marmanjos atrás de uma bola, grande coisa se perder. Mas ela não torce pra ninguém, não tem amor por clube algum. Pra quem torce é diferente. Perder uma LA é como levar um fora da mulher mais gostosa do mundo, é como ganhar na loteria e perder o bilhete. Não é tão simples assim. Se cair fora, vai doer muito.

    3. não é só onze marmanjos correndo atras da bola, pelo amor de deus parece até minha vó falando

  24. Pra vocês também o novo BV é lento pra caramba pra escrever e rolar? Ele vai travando como se o computador estivesse com vírus?

    1. Eu tenho problemas com o Disqus no celular. E no pc ele da umas lentiadas, mas acho que é pelo fato de o Chrome dar uma consumida legal na memória ram. Testei agora com o firefox e parece que diminuiu a lentidão.

      1. No celuluar eu uso o navegador dolphin e nunca consigo acessar o BV. Tive que baixar o Chrome só pra isso. Mas no PC e Note, não lembro de ter problemas.

    2. o BV ta andando bem leve desde que tirei o app da producao ofensiva (q so vai aparecer de vez em quando por causa disso) mas faz semanas que tirei e ta carregando rapido. ualquer lentidao ten a ver com teu pc ou disqus, mas o Blog em si carrega rapido.

  25. “O título deve ser reivindicado. Vem para quem o exige e o toma para si, agindo como dono que é, se doando além do extremo.”

    É bem isso aí. Título é para os fortes.

Comments are closed.