4.9
(7)

Não há quem sobreviva sem renovação. Há uma frase famosa de alguém também famoso que diz que se você está fazendo a mesma coisa há dez anos, provavelmente esteja fazendo alguma coisa errada. Claro, muitas interpretações a partir daí, mas renovação é importante.

Desde meu ingresso aqui no blog, falo, por exemplo, da necessidade de renovar no assunto D’Alessandro, e agora temos novamente este assunto em relação a vários jogadores, inclusive ele.

Isso porque há notícia de que o Inter vai renovar com todos os que tem contrato encerrando em 2020.

Esclarecendo, desde logo, que a renovação de que falei, não é a contratual, mas a notícia sim.

Mudando vários jogadores, o Inter mudou seu estilo de jogo com um treinador que, até o momento, pareceu competente, conhecedor de futebol, de vestiário, e de  gerir jogadores. Saindo de um meio recheado de volantes com pouca aptidão para o ataque, a meu ver evoluímos para um menor número de jogadores com função de destruir, e um maior número com funções de construir e finalizar, além de posições costumeiramente destruidoras nos últimos anos receberem atletas com capacidade de construir e finalizar.

Neste espectro, não entendo a renovação com Uendel, e a generalização de renovar com todos os que tem contrato encerrando em 2020. Compreensível se já houvesse decisão pelo não retorno do futebol esse ano, o que deixaria aqueles com contrato encerrando num ostracismo indesejável e não justificado em campo, ante a falta de jogos.

Ainda nesses casos, talvez o passado recente pudesse impedir uma renovação contratual, pelos maus desempenhos, mas eu entenderia.

Só que, até o momento, estamos vivendo um momento quase com data certa de retorno, o que não justificaria o ato de renovar de forma genérica, só pela data do contrato. Neste quadro, cabe, sim, avaliar jogador por jogador, histórico por histórico, futuro por futuro, e decidir com quem renova, por quanto tempo, e por qual salário.

Se já está na época de possibilidade de assinatura de pré-contrato com outro time, que a avaliação seja feita. Certamente Galhardo merece continuidade e acredito que seja um jogador procurado por outros clubes.

Dourado é uma questão mais delicada; tendo a não acreditar que não houve algum erro de avaliação que o deixou fora por tanto tempo, e o respeito ao profissional justificaria uma renovação por mais um ano, para que se recuperasse plenamente como profissional, jogando.

Não vejo essa necessidade com D’Alessandro, pois a transição está sendo feita este ano, finalmente, e o time vai aprender a jogar sem ele, assim como a torcida e imprensa. Se for procurado por outro clube, bem, no Inter D’Ale sempre tratou de suas renovações no final da temporada, não haveria porque ser diferente agora. Se o gringo arrebentar na temporada, com Coudet, e mostrar utilidade no esquema, que renove, mas não entendo essa antecipação.

Já Uendel não tem tem motivo nenhum para renovar. É o típico caso de renovação contratual que impede a renovação do time.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!