Mauro Loch

Porque Nico não é titular

0
(0)

Nico foi o oásis colorado na partida de ontem. O time todo jogou mal, e até jogadores que apresentaram alguma coisa boa em outras oportunidades sucumbiram em uma péssima atuação do time.

Seja pelo vento, seja pelo gramado, seja pelo adversário, esbarramos em dificuldades técnicas de nossos jogadores, alguns mal posicionados, outros mal contratados.

Mas porque Nico não joga entre os 11?

Nico é jogador que flutua no campo de ataque, ora pela esquerda, ora pela direita, ora pelo miolo do ataque. Sua jogada predileta é puxar para a perna esquerda e desferir um tiro surdo em direção ao gol, mas Nico sabe jogar em todo o ataque.

Mas Nico não recompõe. Isso é fato; no máximo retorna um pouco para ajudar na marcação.

Observando o jogo contra o Juventude, confirmei que Odair se defende em duas linhas de 4, a primeira com os laterais e zagueiros, a segunda com os dois volantes que usa, e dois extremas. Pottker e Patrick fazem essa segunda linha, e, por vezes, Dale, quando um dos extremas está muito adiantado.

Dale fica flutuando pelo meio, atrás do Damião, na função de enganche; é o homem para receber a bola e disparar o contra-ataque. Quando saiu Pottker, Dale foi para a extrema direita, e fez a recomposição da linha de marcação. Nico não.

Embora o argentino tenha exibido um bom fôlego no início da temporada, a idade pesará em algum momento, por isso fica mais desligado das funções de marcação, e mais solto para receber a bola e disparar para os atacantes e meias.

Nico não joga porque não faz a função de fechar a linha que Pottker faz, de longe, não é esse esquema que o favorece.

Bem, entendo que Nico deve jogar. Não só porque foi o único salvo da desertificação futebolística que assolou o time no domingo, mas porque nossos atacantes estão numa seca de gols e jogadas. Damião ainda brigou muito na quinta, mas Roger nem isso conseguir no domingo, exceto por uma antecipação de cabeceio.

Acredito que ainda é rescaldo de pré-temporada, tudo ainda meio pesado, até os reflexos, mas Nico tá voando baixo, atravessando o campo adversário aos 45 do segundo tempo, com lucidez para colocar o companheiro na frente do gol. O problema é como encaixá-lo.

Não acho que a lesão de Pottker o tenha ajudado. Acho que Pottker, pelo meio do ataque, teria em Nico um melhor companheiro, e que a troca de posição dos dois seria um fator de transtorno aos adversários.

Para isso, alguém tem que fechar essa segunda linha de 4, e não pode ser Dale, e não será Nico, penso que o melhor seria Pottker com essa função.

 

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!