0
(0)

Um dos primeiros posts que fiz foi sobre a nossa daledependência, e sigo convicto que isso não mudou, muito embora o nome possa ser outro.

Por um bom tempo acreditamos que o sistema de transição rápida, com jogadores agudos pelas pontas, levaria o time a sonhos mais altos. Vamos lembrar que o primeiro desenho do time tinha Patrick como extrema avançado pela esquerda, mas depois do grenal ocorreu a mudança para o esquema em que o clássico armador não figurava entre os titulares.

A armação, se assim fosse considerada, ficava com o próprio Patrick, nossa revelação, Edenilson e o próprio Nico, ressuscitado com uma sequência de partidas como titular, quando virou figura imprescindível.

Embora todo o sistema sofra, com o tempo, algum desgaste, o modelo adotado pelo Inter tinha prazo curto de validade, e algumas vitórias vieram mais pela pressão do que propriamente a adoção de um sistema de velocidade de trocas rápidas de bola até a finalização.

A capacidade criativa do Inter ficava nos pés de volantes, os dois contratados com bons números de desarmes, e não pela qualidade com que chegavam à frente, por isso a revelação de Patrick. E Nico seguia como uma ilha com a bola nos pés.

Era questão de tempo até o esgotamento do potencial inovador do esquema, porque era inovador apenas em relação ao que o Inter jogava.

Os primeiros reveses vieram, contra times fracos, onde ficou claro que só a pressão e velocidade não seriam suficientes, pelo menos não com esses jogadores. E entrou D’Ale. Mesmo na virada sofrida contra o Sport, ficou claro que a criatividade mudou com a entrada de D’Ale, há muito mais opções.

Por isso entendo que todo time tem sua Daledependência, só muda o nome, que poderia, e deveria ser, qualidadependencia.

O que os times, em geral, precisam, e de qualidade em suas posições chave, e a posição chave é no meio campo. Daledependencia, no Inter, significa a busca da qualidade do passe, do domínio, da finalização, na ocupação de espaços da marcação, e até do pênalti, para aqueles que acham que a cobrança não é sorte, como eu.

Nosso problema é que a qualidade tem ficado restrita, há alguns anos, ao D’Alessandro, acompanhado de jogadores toscos. D’ale cresce na companhia de Nico e até do Patrick antes da queda do rendimento, mas também precisa da velocidade do Edenilson e Iago, e da força de um Fabiano e Moledo.

Meu ponto é que precisamos, novamente, pensar em um time sem D’Ale, mas com tudo aquilo que ele representa, e Camilo não é o que ele representa. Talvez Richard, talvez Sarrafiore, e tenho um profundo sentimento em relação ao talvez, porque queria, no mínimo, negar essa solução, mas a ausência desses jogadores no time principal, mesmo entrando 10 ou 15 minutos, reforça o talvez.

Por isso que meu time é D’Ale e mais dez, não lendo D’Ale como jogador, mas como qualidade, e, cada vez mais gostaria que esse time fosse D’Ale, D’ale mais 9, ou D’Ale, D’Ale, D’Ale, D’Ale mais 7, e assim por diante, sabendo que não teremos 11 D’Ale, no máximo 5, o que já seria fantástico. Sei que quase sempre a qualidade não é 100% em todos os quesitos, e que bons jogadores apresentam falhas em alguns itens,  não em fundamentos, mas o peso da qualidade deve ser sempre maior na principal função do jogador, de modo que o goleiro não seja o melhor finalizador do time.

A montagem de 2019 já está sendo feita, e este post é para isso, para que sejamos bem criteriosos na escolha de nosso time para 2019, pois se 2018 ainda não terminou, 2019 já está bem avançado.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!