0
(0)

(Crédito da foto: Ricardo Duarte)

Depois do GreNal, eu tuitei que a atuação e o resultado do jogo poderiam trazer a dose de confiança necessária para o time engrenar de vez. Mesmo não tendo sido uma grande exibição, o espírito de combatividade e a capacidade de reação demonstrados pela equipe pareciam indicar o surgimento de novos tempos. Se por um lado ainda temos muito a evoluir, por outro já conseguimos ver indícios de uma equipe que joga em conjunto, com capacidade de articulação e criação de jogadas.

Ao meu ver, só não jogamos mais na Arena OAS por dois motivos bem claros. Primeiro, o fracasso de algumas individualidades no primeiro tempo prejudicaram significativamente o conjunto, a retenção de bola e o volume de jogo. William, Charles e Carlos tiveram atuações muito abaixo do esperado e comprometeram bastante toda a estratégia de jogo, permitindo que o adversário praticamente tomasse conta da partida. Segundo, a lesão de Carlinhos no segundo tempo nos obrigou a recuar e segurar o resultado quando éramos claramente superiores.

De qualquer forma, depois do jogo de ontem a minha impressão de sábado se fortaleceu. Novamente não foi um jogo de alta qualidade, até porque o adversário era tão inferior que não permitia uma análise mais aprofundada, mas mesmo assim já conseguimos ver uma evolução do Inter em relação a si mesmo. O simples fato de termos amassado uma equipe visivelmente inferior pode ser um fato a ser comemorado, considerando as inacreditáveis dificuldades que tínhamos para ganhar jogos desse tipo até pouco tempo atrás.

Mas, claro, nem tudo são flores, e nem poderia ser diferente. O time ainda tem alguma dificuldade na recomposição defensiva, principalmente em contra-ataques rápidos dos adversários, e Zago precisa resolver isso imediatamente. Á princípio, parece ser um problema de compactação. Podemos ver algumas vezes durante o jogo um buraco na intermediária, entre os zagueiros e os volantes, o que deve ser resolvido naturalmente com o maior entrosamento do time. Além disso, com tantos jogadores atacando ao mesmo tempo, é preciso haver um maior cuidado na cobertura dos laterais, que às vezes atacam ao mesmo tempo e infiltram pelo meio fazendo triangulações.

De positivo, parece que estamos novamente diante de um matador. Depois do saudoso Leandro Damião de 2011/2012, Brenner desfruta de uma fase em que tudo dá certo, e a bola parece procurá-lo em quase todas as jogadas. Mas mais do que isso, ele está conseguindo demonstrar uma capacidade de trabalhar as jogadas como pivô e também quando abre pelas laterais para ceder espaço aos jogadores que avançam pelo meio, fazendo uso do bom porte físico que tem. Além dele, Nico está nitidamente mais à vontade em campo e consegue demonstrar um melhor futebol. Ainda acho que ele é excessivamente individualista e um pouco disperso (Valdívia também tem esse problema), mas já conseguimos constatar a qualidade que fez ele se destacar na Libertadores do ano passado.

Mas a melhor notícia de todas ainda é D’Alessandro. Muito já foi dito sobre ele nos últimos dias, e o post de segunda-feira é sensacional, mas como é bom ver que ele ainda tem muito a contribuir para o time. E aos poucos parece que o Zago começa a testar ele em uma posição mais recuada, o que pode ser uma excelente opção para determinadas situações de jogo. Agora, deixá-lo até o fim da partida de ontem foi uma decisão no mínimo questionável. Ele precisa ter uma atenção especial da comissão, até porque não tem substituto e vai ser fundamental neste ano.

Poderia falar mais sobre cada um dos jogadores, mas acho importante manter um certo distanciamento e evitar conclusões definitivas a partir de um único jogo contra um time da série C. Acho mais válido analisar a sequência de jogos e a evolução da equipe como um todo, e acho que estamos melhorando aos poucos. Domingo a vitória é fundamental para não fazer reaparecer a nuvem de desconfiança que tanto pode nos prejudicar. Segue tua senda de vitórias, colorado.

Obs.: para quem tiver interesse, meu Twitter é @leo_rocha79. Estou sempre comentando e compartilhando informações sobre o Inter.
Obs. 2: sim, a foto de capa do post é uma provocação. 🙂

Abraço e dá-lhe Inter.

Leo

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!