0
(0)

No post do jogo de hoje escreverei sobre uma curiosidade. Certamente vocês já perceberam que a Série B possui mais times do interior, do Norte e do Nordeste. Mas o que isso significa em termos de complexidade logística?

Localização dos Clubes

Fiz alguns levantamentos, comparando as Séries A e B. O primeiro deles, é a localização dos clubes:

Fica claro nesses mapas que os clubes da Série A estão mais concentrados nas capitais do Sul e do Sudeste. Aliás, somente Chapecoense, Santos e Ponte Preta não estão em uma capital. Já na Série B, vemos mais clubes na parte de cima do mapa, assim como nos interiores do país.

Outro ponto de destaque é que os clubes da Série A estão distribuídos por 12 cidades. Já os da Série B estão em 18 cidades diferentes. Somente Recife e Goiânia têm mais de um clube.

O resultado é que a Série A exige menos deslocamentos, já que as capitais do Sul e Sudeste estão interligadas por voos diretos. Não há voos diretos de Porto Alegre para Cuiabá ou para Belém, por exemplo. Sequer há voos regulares para algumas cidades do interior, o que exige deslocamentos rodoviários adicionais na Série B.

Deslocamentos Necessários

Eis o resultado:

Na Série B o time precisa se deslocar bem mais. O deslocamento é mais lento também porque exige percursos rodoviários e mais conexões em aeroportos. Mas, o quanto mais? Deixo aqui uma estimativa:

Tempos de Deslocamento de Ida de Porto Alegre para Cidades de Clubes da Série A

Tempos de Deslocamento de Ida de Porto Alegre para Cidades de Clubes da Série B

Resultado Final

Não tenho por objetivo aqui ser preciso, mas apenas ter uma ideia. O resultado obtido é que a Série B exige 66% mais tempo de deslocamento, o que é muita coisa para um planejamento logístico.

A boa notícia é que estamos há apenas 4 vitórias de escapar dessa fase maldita (no próximo post, após o jogo contra o Santa, vou mostrar a probabilidade de voltarmos à Série A).

E vocês, o que acham?

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!