0
(0)

Já estava com esse post pronto desde sexta-feira, mas achava que todos os jogos seriam hoje, no mesmo horário. E não é que ontem tivemos América 2 x 2 Sport? Baita resultado, mas que fez eu recalcular boa parte do post.

Confesso que não fiquei tão abalado quando da derrota para o Corinthians porque para mim era o resultado mais provável e esperado. Já estava muito mal desde a derrota para a Ponte Preta no Beira-Rio, pois foi aquele jogo decretou nosso quase rebaixamento.

Mas resta um pingo de esperança. Quero compartilhar com vocês alguns números interessantes.

Segundo o site Chance de Gol, em 52,4% dos jogos ocorre o resultado óbvio, em 25,9% ocorre um resultado médio e em 21,7% ocorre uma zebra. Estes números são muito similares aos citados no livro “Os Números do Jogo” por Chris Anderson e David Sally, quando dizem que somente em metade dos jogos ocorre o resultado óbvio. Dito isso, vamos analisar os jogos de Sport e Vitória:

Jogo Óbvio Médio Zebra Probabilidade de E ou D
Sport x Figueirense V V E ou D 21,7%

A probabilidade de Sport empatar ou perder as duas partidas era de 10,3%. Como a partida com o América já ocorreu, então essa probabilidade agora é a do jogo contra o Figueira, de 21,7%.

Jogo Óbvio Médio Zebra Probabilidade de E ou D
Coritiba x Vitória D E V 78,3%
Vitória x Palmeiras V E D 47,6%

Como o que precisamos é de uma combinação, é preciso multiplicar as probabilidades. Logo, a probabilidade de Vitória empatar ou perder as duas partidas é de 37,3% (78,3% x 47,6%).

Como o que interessa ao Inter é um OU o outro OU os dois, e para simplificar, basta somar as probabilidades e “descontar as chances de que os dois ocorram ao mesmo tempo” (valeu Fernando S.). Nesse caso, a probabilidade de Sport e/ou Vitória empatarem ou perderem seus dois jogos é de 50,9% (59,0% – 21,7% x 37,3%). Se o Inter vencesse seus dois jogos, essa seria a probabilidade de se salvar da série B atualmente e é nela que devemos focar para manter a esperança.

Também é possível fazer o mesmo cálculo com jogos do Inter:

Jogo Óbvio Médio Zebra Probabilidade de V
Inter x Cruzeiro V V E ou D 78,3%
Fluminense x Inter D E V 21,7%

Com este quadro, a combinação de duas vitórias do Inter teria probabilidade de apenas 17,0% (78,3% x 21,7%) de ocorrer. Como é preciso uma combinação com os resultados de Sport ou Vitória, a probabilidade de não cair seria de 8,7% (17,0% x 50,9%). Em outras palavras, a probabilidade de rebaixamento é de 91,3%.

Perceberam que a alta probabilidade de cair tem grande relação com os resultados do próprio Inter? Repetindo, caso o Inter vença os dois jogos, a probabilidade de rebaixamento cai de 91,3% para 49,1% (100% – 50,9%).

Já me sinto conformado com o pior, mas vou torcer muito, como todos vocês, enquanto a probabilidade for menor que 100%. Afinal, precisamos cumprir nossas promessas:

Oh Inter

Levamos
A nossa paixão
Sempre no peito
De um campeão!

Oh Inter
Sempre vou estar
Eu te prometo
Nunca abandonar

Dale dale dale dale inter
Dale dale oooo
Pelo Rio Grande
Pelo nosso amor

Oh Inter – Internacional [Legendado (EN/PT)]

Pra não deixar o nosso futebol morrer, para resgatar a paixão do torcedor!! Junte-se a nós, inscreva-se no nosso canal e curta nossa página no facebook.

Canto, Bebo e Brigo

Haja o que houver
Passe o que passar
Onde for jogar
Também vou estar
Sempre te apoiar

Eu canto bebo e brigo
Pelo nosso amor
Eu canto bebo e brigo
Não temo ao perigo
Pelo nosso amor

E dale dale Inter
E dale dale Inter
Dale dale ôôô
Dale dale ôôô
Dale dale ôôô

GUARDA POPULAR – INTER x vec – CANTO BEBO E BRIGO NO TÚNEL

Pelo nosso amor!

Vamos ao jogo!

PS.: se encontrarem algum erro nos cálculos, avisa aí nos comentários. Faz um bom tempo que estudei estatística pela última vez. 😉

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!