DaviLibertadores

Libertadores: começa o mata-mata

0
(0)

Em busca do tri, começa hoje o mata-mata da Libertadores para o colorado, e trata-se de tiro curto, pois são apenas 8 7 jogos para a definição do campeão continental, no que pesa o prolongamento do calendário que finda a competição na inédita final em jogo único no dia 23 de novembro.

Ao contrário de outros anos, temos esta fase de mata-mata já bem parruda desde o início, com inúmeras equipes tradicionais e um chaveamento que, afora alguma zebra, prevê confrontos de grande peso já a partir das quartas-de-final. Ao que tudo indica, Palmeiras e LDU encaminharam sua classificação e o Cruzeiro colocou-se em condições de eliminar o atual campeão, no que pese ter conseguido um empate fora de casa (é sempre perigoso ter que fazer resultado em casa contra time argentino, o que indica que o Cruzeiro tem chances mas não é tão favorito em jogo que se anuncia como perigoso em seus domínios).

O caminho do Inter nesta jornada começa contra equipe tradicional na competição e detentora da famosa garra charrua; o Nacional é uma equipe de jogo físico e muita ligação direta, dona da melhor campanha entre os 2 colocados, com 13 pontos em um grupo onde tinha Cerro Porteño e Atlético-MG (curioso ressaltar que não perdeu para estes times “mais fortes”, sendo a única derrota para o Zamora, da Venezuela)

A escalação que se anuncia pelo lado vermelho é a mesma do jogo contra o Palmeiras (com Patrick e D´ale), talvez uma das melhores exibições do ano.  O ponto em questão aqui não é nem esse, mas a postura.

Se a postura a ser adotada for a mesma empregada nos jogos do Gigante, certamente há boas chances de uma vitória colorada, ou no mínimo um empate. Basta esquecer esta mentalidade caseira e jogar com a mesma intensidade independente do local; aliás, este é o ponto mais questionável ainda no desempenho de nosso amado time, e que coloca uma pulga na orelha nas reais possibilidades de conquistas no ano corrente.

Falo isto porque, ao mesmo tempo que a equipe mostrou estar no mínimo no mesmo nível das principais equipes continentais (haja visto vitórias recentes contra Palmeiras, Flamengo e Cruzeiro, além dos confrontos contra o River e Grêmio) por outro lado tem desempenho ridículo fora de casa pelo Brasileirão (1e,4d), com atuações preocupantes contra Vasco e Chapecoense.

Esta diferença de nível de atuações e oscilações de desempenho preocupam, e muito, ainda mais em competições eliminatórias onde 90 minutos trágicos podem ser fatais para uma eliminação precoce.

Assim, não se sabe qual Inter entra em campo hoje, mas a certeza que fica é que um bom resultado é não apenas factível e alcançável como parece depender mais das nossas próprias forças do que aparenta.

O alento é que na competição continental foram 2 vitórias e 1 empate em 3 jogos; assim espera-se que o nível de atuação como visitante seja o da Libertadores e não o das competições nacionais.

Pessoalmente, espero que a ligação afetiva de Nico López com o Nacional desperte o atleta dos primeiros 4 meses da temporada (mais incisivo e mais decisivo), e que tem lentamente desaparecido e dado lugar ao inconstante (e as vezes desligado) Nico de outrora. É um excelente jogo pra lei do “ex” valer e nosso tão qualificado jogador voltar a marcar depois de 17 jogos.

O jogo começa as 19:15, com transmissão da Fox Sports. Desfalques pelo lado colorado são Zeca e Rodrigo Dourado, além de Émerson Santos, Roberto e Pottker. Sob este último ponto é torcer, e muito pra nada acontecer com Moledo e Cuesta, uma vez que seus substitutos imediatos estão lesionados e Klaus tem atuado muito abaixo dos demais.

Agora é tudo Libertadores: um bom resultado hoje encaminha a classificação a ser confirmada já semana que vem, dia 31/07 (quarta-feira).

@Davi_Inter_BV

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!