0
(0)

Pode acontecer tanto em Wall Street quanto na praça Antonio Prado (endereço da BOVESPA), quanto numa cidade do interior que recepciona um clube esportivo conhecido mundialmente. Pode acontecer em qualquer lugar: um numero limitado de pessoas tem o mesmo comportamento e com isso tentam influenciar o comportamento dos demais.

Quando um antílope ou qualquer outro bicho, desgarrado de seu grupo dá de cara com um Leão ou outro predador qualquer, o que acontece? É sebo nas patas! Foge como se não houvesse amanhã (e se ele não for competente na fuga, realmente pra ele não terá amanhã). Já quando esse bicho desesperado encontra o seu bando, mesmo que os demais não tenham visto nada, apenas pela reação do seu comparsa, todos começam a fugir em disparada.

Esse fenômeno de efeito de manada se aplica em vários casos, desde o movimento de queda no preço e uma ação na bolsa de valores a até mesmo, por mau caratismo, tentar influenciar na percepção sobre a realidade.

Joseph Goebbels, notório ministro de propaganda da Alemanha nazista, tem uma frase atribuída a ele em que afirma que “uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”.

Agora me digam uma coisa, o que o Paulão tem de virtude técnica ou que feito relevante ele participou para ser ovacionado em diversos lugares? Que qualidade técnica inquestionável tem o Anderson para ser insistentemente cogitado como integrante da equipe titular do INTER?

“Ha! Mas o Paulão faz gol!” Cara pálida, ele é zagueiro, se ele passa mais tempo no ataque do que na defesa além de provar que não temos técnico é porque ele está bem orientado em buscar fazer algo que possa defender a tese de que ele deve ser titular. Já o Anderson, se juntar todos os bons momentos dele jogando no time não tenho certeza se soma mais do que meia dúzia de minutos. E por aí vai…

“Estamos atentos ao mercado”

Não precisamos nos ater especificamente em um ou dois jogadores, uma vez que o inexplicável tem sido lugar comum em muitas das escolhas para o elenco do time. Se apenas questões técnicas, estatística e lógica fossem usados como critério de seleção muitos dos polpudos salários que já pagamos nos últimos anos teriam sido poupados ou, na pior das hipóteses, melhor gasto.

Brincando de lógica: nas cidades fora de Porto Alegre o INTER é representado por “consulados”, via de regra, a escolha do cônsul tem alguma interferência da diretoria do clube, logo… Não é muito difícil pedir algum favor ou ter uma “ação institucional” propaganda onde quer que o INTER pise.

Assim, Direção, torcidas organizadas, consulados, membros “imparciais” da imprensa… meus amigos, o recado que fica é: estamos atentos! Não engoliremos em seco as nabas escolhidas a dedo! #SemPaz

Michael Jackson – Beat It (Official Video)

Michael Jackson’s “Beat It” short film introduced the world to one of his most recognizable outfits: the zippered red leather jacket, black pants, white socks and black loafers. The Bob Giraldi-directed short film won two American Music Awards and four Billboard Video Awards and was named Video of the Year by Rolling Stone in 1983.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!