0
(0)
wk000002
Será que nosso avião decola? (imagem de domínio público)

Eu tenho um pensamento que é endossado pelo Abraham Lincoln. Modéstia pouca, bobagem! Mas é verdade: penso que todos nós estamos preparados para a escassez, mas não temos preparo adequado para a abundância. Já uma frase atribuída ao 16° presidente dos EUA diz que “Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder”.

Agora olhem para o INTER hoje e digam que estamos errados, tanto o atemporal (Lincoln), quanto o colorado (eu). O que aconteceu com todo o dinheiro que se ganhou de 2002 a 2005? E de 2006 pra cá?

De clube falimentar, quase rebaixado até a redenção para campeão em uma década de títulos que não venceu em 90 anos de existência é uma história. Já de lá até a depressão desse ano é uma parábola explicável por não saber lidar com o sucesso. Parábola, não no sentido de mensagem alegórica, mas na tradução matemática:

parabola-soccer
Uma parábola
mov060212a
Uma Senoide OU o INTER… Você decide o nome da imagem!

Uma parábola precisa de no mínimo três pontos: um inicial, um vértice (ou ápice) e um ponto final. E nesses altos e baixo viemos passando pelos dias. Más escolhas acalentadas por bons momentos. Novas quedas para redenções mais a frente.

Mas, a parte dessa oscilação tão natural e presente na vida de todos, parece que temos uma “burrência” coletiva no INTER. Ano após ano comete-se os mesmo erros e segue-se cometendo as mesmas gafes esperando que sejamos recompensados por uma redenção.

Me lembram um cachorro que eu tinha. Antes do Lhasa-apso reciclado eu tinha um fila. Ele era burro que nem uma porta, mas era um cachorro muito legal. Uma das proezas dele foi em um dia enquanto eu limpava o pátio de casa. Nessa ocasião eu fiz uma pequena fogueira e ele, como não conhecia fogo, foi cheirar as chamas. Vocês devem imaginar o que aconteceu: queimou a ponta do nariz. E, então, furioso, começou a latir para as labaredas. Outra maluquice dele é que tinha um ódio mortal da máquina de cortar grama. Era ligar e por pra funcionar o motor que ele começava a morder enfurecidamente as rodas da máquina. Uma vez mordeu tanto que chegou a machucar a boca e começou a sangrar. Cachorro maluco!

Mas, o que afinal, tem em comum a abundância/escassez, com o Inter e meu finado cachorro com QI abaixo da média? Resposta: atitude e entendimento, percepção das coisas.

O Celso Roth vê as coisas desse jeito mesmo, não teremos ação diferente. Quem consegue perder semifinal de mundial com Damião, Oscar, Giuliano e Andrezinho na melhor fase das suas carreiras e no banco enquanto Wilson Mathias desfilava sua espetacular capacidade futebolística? Quem? Celso Juarez Roth! Quem tira Pato Abbondanzieri depois de ter revertido um pênalti em jogo de Libertadores pra escalar o Renan (que quase entrega na semifinal e na final)? Meu cachorro fila abobado? Não! Roth…

Vocês já devem ter ouvido histórias de gente que ganhou na loteria e acabou sem nada ou ficou em situação pior do que antes de haver ganhado o sorteio. E assim está o INTER montando mais um case de insucesso.

111
Cigarro para o Piffero… é pra fumar ou pra tomar? Ou sugestão para colocarem o Roth?

Não souberam lidar com a abundância. Títulos, dinheiro, um dos maiores quadros sociais do mundo! Pra que? Pra vender o Alexandre Pato e contratar o Pinga, ora! Meu deus do céu! Depois o meu cachorro fila é o burro da história.

Por outro lado, ninguém me tira da cabeça que o Celso Roth sempre foi o “bola 1” depois da saída do Argel. Mesmo quando chamaram o Falcão, além de me fazer pagar o Première foi para dar-lhes um respaldo da torcida e trazer o amigo de todas as horas: Celso Juarez Roth. Se é pra contratar um CJR, pelo menos poderiam ter contratado o nosso comentarista do BV, deveria custar menos e entende muito mais de futebol do que o Celso Roth.

O Fernando Carvalho além de ser mestre em reclamar direitos questionáveis está se tornando um mestre em nos fazer virar piada. Além de ter endossado a chapa que apoiou o Luigi com o seu próprio nome – Chapa Fernando Carvalho, ser o pai da ideia de onde nasceu a clássica #POENODVD, de ter nos dado um jogador espetacular e mais outras coisas, coloca o Celso Roth na SWAT.

zaqslqd
“Special Weapons And Tatics” é o caralho, SWAT é Roth, Carvalho, Píffero e Pinheiro… LARGUEI!

Cheguei a uma conclusão no meio disso tudo: não adianta nem chamarem o vesgo. Enquanto o Falcão toma vinho com o salário garantido até 2018, o Argel segue trocando de clube a cada seis meses e o Roth afundando o colorado, nosso clube favorito continua jogando pela janela suas receitas. Tudo por conta de convicções: não perder. “O tempo se armou de fato…” (em homenagem ao dia 20 de setembro)

Não adianta falarmos em fazer coisas diferentes se sempre temos os mesmos desafiantes mexendo as peças do tabuleiro. Convenhamos que de aspirante ao título para candidato ao rebaixamento é um abismo que não existe explicação lógica. Mas, por favor, seu Pífero, SEM fato novo! Dessa vez tenta não cheirar fogo e tomar uma atitude inteligente na gestão do clube.

E pensar que havíamos eleito o Luigi, depois do Asmuz, o pior dirigente do Inter…

Parece que a equipe sempre joga para a próxima partida a responsabilidade. Se empatamos esse jogo, no próximo a gente ganha. Perdemos? Sem problemas, no jogo seguinte nos recuperamos… E assim, ano após anos campeonatos foram jogados fora e agora a possibilidade de rebaixamento bate na porta do clube e seguem jogando a responsabilidade para o próximo jogo, para o juiz, para o gramado…

E nessa procrastinação, enquanto ninguém assumir a responsabilidade pelo que acontece e buscar resultados melhores o caminho será negro. A gente não precisa de heróis ou redenção, o que queremos e cobramos é por trabalho simples e bem feito. Isso é o único jeito de reverter e atingir os objetivos.

Quem vive com medo de perder nunca vai ganhar nada de verdade.

https://www.youtube.com/watch?v=0Sl5-Cl6LOo

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!