Amanda

SÓCIO POPULAR APROVADO

0
(0)

Boa noite, torcida colorada! Estava eu e um amigo ex-conselheiro do Inter comentando sobre a nova modalidade de sócio aprovada pelo conselho deliberativo no dia de hoje chamada “sócio popular”. Vale lembrar que o Sport Club Internacional possui um dos melhores planos de sócio do Brasil (que mais arrecada, com maior fidelidade). Nos cabe lembrar algumas dessas modalidades antes de entrarmos no sócio popular, dados pegados do site do Inter:

SÓCIO COLORADINHO: Para crianças até 12 anos de idade;

Participação em sorteios e promoções do clube;

Descontos na rede credenciada;

5 reais por mês;

SÓCIO NADA VAI NOS SEPARAR: Preferência na compra de ingresso;

Participação em sorteios e promoções do clube;

Descontos na rede credenciada;

Isenção ou desconto nos serviços do Beira-Rio: museu, visita colorada e estacionamento;

Direito a voto e a concorrer nas eleições do clube;

Descontos no parque gigante;

Revista digital;

20 reais por mês;

 

SÓCIO CAMPEÃO DO MUNDO: Ingresso com no mínimo 50% de desconto;

Preferência na compra de ingresso;

Participação em promoção e sorteios do clube;

Descontos na rede credenciada;

Isenção ou desconto nos serviços do Beira-Rio: museu, visita colorada e estacionamento;

Direito a voto e a concorrer nas eleições do clube;

Descontos no parque gigante;

Revista impressa;

40 reais por mês;

 

Também sabemos que possui o SÓCIO COLORADO (da carteirinha vermelha) que é a modalidade onde apenas faz check-in e pode-se ir em todos os jogos do beira-rio e também o sócio de cadeira locada. Ano passado foi implantado um projeto social chamado “Estudante Colorado” destinado aos jovens que, com recursos financeiros limitados, muitas vezes não consegue acompanhar o time do coração. Houve uma série de estudos e debates internos com a direção do colorado para implantar esse projeto, ofereceu aos alunos de rede pública entre mil e 5 mil ingressos a preços populares (inicialmente a dez reais). Para mais informações: clique aqui e aqui.

Está na hora de irmos ao assunto do post: SÓCIO POPULAR, conversando com o meu amigo que prefere ter seu nome no anonimato, ele destacou pontos discutíveis sobre o assunto, que são:

1) SOBRE O PROJETO: os dados de pesquisa apresentada no anexo são de mais de 4 anos, ainda em uma realidade do Beira-Rio antigo, de uma época que não havia relacionamento do torcedor com o novo Beira-Rio. O próprio Censo já está em 7 anos de atraso. Portanto, seria saudável a contratação por parte do Clube de uma pesquisa atualizada.

 

2) SOBRE O PIONEIRISMO: O texto do Povo do Clube ressalta que nenhum clube brasileiro tem modalidade semelhante. O que deve ser um item de muito resguardo. Porém, o Palmeiras fez uma associação por R$ 9,99 em 2015, teve um BOOM inicial para ir aos jogos e a alta inadimplência e custo para administrar esse perfil fizeram mudar a estratégia. Hoje em dia eles tem uma associação chamada Avanti Palmeiras onde o plano bronze paga-se R$ 14,99 onde concede prioridade nas pré-vendas de ingressos conforme o rating de frequência no estádio.

3) SOBRE AUMENTO DE MÉDIA DE PÚBLICO: Não há dado científico que confirme as informações que baixo custo de ingresso aumenta considerável a média de público. Em 2016 tivemos a maior média de público do Campeonato Brasileiro desde os anos 70. Claro que já se pratica preços acessíveis e em determinados jogos atrai mais público, mas em média no ano o impacto é mínimo.

Há uma afirmação no projeto onde diz “O fato que o Clube tem atingindo praticamente apenas torcedores e sócios da classe A e B”. Qual a base para essa afirmação? Houve pesquisa ou levantamento para se apresentar oficialmente essa afirmação?

4) SOBRE GERAR RECEITA: Será que haverá mesmo esse aumento de público com a redução apenas do ingresso? Há outros gastos que um torcedor realiza em seu momento no estádio, como o transporte e a alimentação. Há conversas com as lojas de alimentação do Beira-Rio para um preço especial de quem for deste projeto?

5) SOBRE GERAR DESPESAS: Há um estudo sobre despesas geradas para esse público, como por exemplo, mais sanitaristas, mais seguranças, mais bilheteiros (uma classe que não tem característica de compra online por não ter cartão de crédito, será tudo presencial), mais porteiros, mais taxas e impostos (respeitando o preço mínimo da competição que é superior ao proposto, sendo necessário clube subsidiar a diferença), entre outros?

6) SOBRE AUMENTO DO NÚMERO DE SÓCIOS: Já há uma modalidade com preços baixos, a modalidade Nada Vai Nos Separar, projeto defendido no Conselho pelo atual Vice-Presidente de Relacionamento Social Norberto Guimaraes. Esta modalidade, apesar de preço mais baixo que as outras, fracassou em quantidade de sócios e representa pouco mais de 2% do quadro social e é a modalidade com maior inadimplência. O que acontecerá com a modalidade Nada Vai Nos Separar? Quais as despesas que esta nova modalidade popular irá gerar? Pois uma delas é evidente: ampliação da Central de Atendimento ao Socio. Uma modalidade para baixa renda é claro que a procura online será baixa e a procura presencial será elevada, necessitando estrutura. Qual orçamento para estruturas?

7) SOBRE AUMENTO DO NÚMERO DE TORCEDORES: Uma modalidade popular aumenta o número de torcedores? Na história o aumento de torcedores está ligada à títulos. Nós somos exemplo disso. Em pesquisas científicas, por exemplo Ibope, liderávamos sempre até o início dos anos 80. Após resultados ruins no campo e títulos do rival, estas pesquisas começaram a mostrar o rival na frente. Não há essa base histórica para afirmação que uma modalidade de socio aumentará a marca de Clube do Povo que resultará em aumento de torcida.

8) SOBRE O PREÇO DO INGRESSO: Qual o valor que constará no borderô? Existe algum patrocinador que deseja bancar a parte subsidiada pelo Inter? Vale lembrar que uma série B e uma Copa do Brasil não possui o mesmo valor no ingresso para a torcida em geral.

9) SOBRE ASSOCIAÇÃO: A renovação do cadastro e reapresentação da documentação acontece em qual prioridade?

10) SOBRE BIOMETRIA: Qual o custo para implantar essas catracas nas quantidades previstas? Caso o sistema não seja 100% biométrico não corre o risco que essas carteiras virem moeda para cambistas?

11) SOBRE PRIORIDADE NA COMPRA: Está correto essa distinção entre sócios? Ele é menos socio? Os prazos não são tão grandes no período de compra, ele concorre com a torcida em geral. Segundo a proposta, os dois mil ingressos separados para esta modalidade são apenas em jogos de grande porte.

Na reunião do Conselho Deliberativo a gestão manifestou preocupação com a migração de sócios para outra categoria mais barata. Contudo, na escrita do projeto diz que a pessoa associada não pode trocar de modalidade por pelo menos um ano. Ou seja, essa associação é apenas para sócios novos. É justo um sócio que por anos se sacrificou para pagar a sua mensalidade, abrindo mão de outras coisas, agora que o Inter lança um programa para o qual se enquadra ser proibido de participar em detrimento de outro colorado que nunca contribuiu antes?

Particularmente falando, acho lamentável esse projeto mal estudado. Eu sempre fui a favor do povão voltar ao Beira-Rio mas implantar essa modalidade de sócio onde há prejuízo ao estatuto não é um projeto associativo, é social. Não há bases científicas para dar certo e isso pode acabar com as finanças do clube, que já não estão tão altas pós série B.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!