0
(0)

 

O BV é um medidor de algo muito especial: a esperança. Se o termômetro mede temperatura, e o anemômetro mede a velocidade de um fluido que pode ser o ar (vento ) ou a água, o BV mede a crença na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias, sejam pessoais, sejam de fatores/fenômenos ambientais.

Acredito que esperança é inata no ser humano pois, caso contrário, todo percalço pelo caminho da existência nos faria desistir, abrir a janela e gritar, como uma Mafalda.

Esperança nos faz resistir pois sem ela estaríamos literalmente nos lixando para tudo que atravanca nosso caminho e que pela esperança de tudo se acabar, sabemos que essas coisas passarão, enquanto que nós passarinho (usurpação infame do poema do Mário Quintana, o “Poeminha do contra”).

Poderia, ao tentar mostrar a importância da esperança, usar uma imagem mental menos lírica como a de Quintana e, digamos, mais escatológica. Assim: sem a esperança estaríamos cagando e andando para tudo e todos.

Esperança tem algumas exigências para que se manifeste em maior ou menor grau. A mais importante delas é dispor de uma certa perseverança, e ter fé (aí está outro pré-requisito) de que algo é possível mesmo quando as evidências concretas apontam para o contrário.

Retomando desde o princípio: o BV é um esperançometro do que pode ocorrer (de bom, óbvio) ao Inter. Digo sem ironia alguma: bastou uma vitória e o “povo” colorado se entusiasmou novamente, mesmo mantendo uma certa cautela diante de coisas e pessoas que todos sabemos/conhecemos, mas enfim, sempre alimentando a esperança de que algo de bom passará a acontecer a partir de agora.

Acho isso ótimo – numa boa, de novo: sem deboche – pois ter esperança é sentimento que nos move e mantem vivos.

Para um sábado chuvoso (chove aqui e está frio) fica a sugestão de se pensar na esperança ao menos que seja naquela fração de segundo entre pegar o sal para por na costela que vai ao fogo. Saudades dessa costela e, para a esperança, que tenhas um bom dia e vida longa.

How useful was this post?

Click on a star to rate it!

As you found this post useful...

Follow us on social media!